Finalmente começará (será?) o Campeonato Brasileiro de 2014, o campeonato de futebol mais difícil do mundo (será?). O campeonato mais difícil do mundo... ao menos essa é a frase padrão no discurso de onze entre dez jogadores brasileiros, comentaristas, repórteres, torcedores, enfim, qualquer um ligado de alguma forma ao esporte bretão, tão difundido e achincalhado em terras tupiniquins. Mas será mesmo?
Vamos lá, aponte dez times que saem na frente dos demais nesse Brasileiro. É, Cruzeiro... Sei. Quanto será Cruzeiro e Chapecoense lá em Santa Catarina? Chuta! Não dá. Mas não se culpe. Há uma diferença que passa despercebida entre o futebol praticado no País do Futebol, o Brasil (será?) e o jogado nos países onde se encontram os melhores jogadores de futebol, mais precisamente, na Europa. Lá, o Barcelona quando joga contra o Chapecoense das Astúrias, normalmente o chicote come solto e o time catalão dificilmente deixa de empurrar uma goleada em seu adversário. Quando joga mal ganha de pouco. Aqui não.
Huumm, agora entendo a dificuldade apontada por todos. O campeonato é difícil não porque há dez clubes capazes de vencê-lo, ou ao menos disputá-lo até o seu final, com unhas, dentes e bom futebol. O campeonato é difícil justamente pelo motivo contrário a este. A dificuldade reside na mediocridade dos dez times que normalmente, europeus fossem, estariam disputando o título com unhas, dentes e bom futebol. Mas não será assim. Verdade, o Cruzeiro, apontado no início do texto como um força no campeonato, pode sim, pelo elenco que possui, largar na frente e jamais ser alcançado. Entretanto, não consigo imaginar outro time capaz de me impregnar com essa sensação. Não vejo mais ninguém. Você tem outro favorito, ou outros?
O Brasileiro deste ano promete ser disputadíssimo e emocionante lá embaixo, onde o Vasco não está mais. São muitos, aí sim, mais de dez, os candidatos ao rebaixamento neste Brasileiro. Sensação essa muito baseada nos estaduais que fizeram os principais times do país. Flamengo e Botafogo, os grandes de São Paulo, os Gaúchos, Baianos, enfim, todos os demais, exceção feita ao Cruzeiro. É assim que vejo este campeonato. Começa hoje com Internacional e Vitória, Chapecoense e Coritiba, a luta pelo não rebaixamento em 2014!
Eu sou Flamengo |
É isso. Domingo à noite, talvez pela manhã, eu volto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário