sábado, 12 de março de 2011

O Maior do Mundo!


Amanhã será realizado mais um Fla-Flu certamente espetacular, certamente inesquecível. Flamengo e Fluminense, os times mais badalados do Rio de Janeiro, ou seja, do Brasil, medirão suas forças no acanhado estádio do Engenhão. Muito futebol para poucos lugares. Façam o delicioso exercício de imaginar o jogo de amanhã sendo realizado do Maraca... Já pensaram? Lotado! Ruas cheias, bares cheios, flanelinhas enriquecendo, carros sendo rebocados, sirenes, buzinas, shortinhos. Ah os shortinhos... Cânticos lindos entoados pelas duas mais belas torcidas do mundo.
Alguns jornalistas se equivocam ao julgar a importância de um clássico pela rivalidade pura e simples. Ora, se assim fosse, o jogo entre as famílias Alencar e Sampaio da cidade de Exu, seria muito maior que um grenalzinho qualquer. Não é por aí.
Rivalidades entre Grêmio e Internacional, Corinthias e Palmeiras, Cruzeiro e Galo são disputadas a ferro e fogo. São rivalidades baseadas no combate, muitas vezes violentos demais. Um Fla-Flu não é disputado nesses termos. Ali, concentrado ao extremo, no suco da seiva, em qualquer Fla-Flu encontramos o que de mais belo e lúdico existe no universo que envolve e se envolve de futebol. Deixem-me ver... Um Barcelona x Real Madrid! Comparem essa rivalidade, onde até um jogador adversário é capaz de ser aplaudido de pé por um estádio lotado,  à rivalidade entre Flamengo e Fluminense quando estes se enfrentam. Lindo não é!? Desculpem-me mais uma vez os jornalistas mal informados, melhor, insensíveis, mas até aqui o Fla-Flu ganha em rivalidade e importância. Comparar as torcidas de Flamengo e Fluminense às de Real Madrid e Barcelona é sacanagem. Só a Torcida do Flamengo é equivalente em números à população espanhola. Ora, como então esses dois times podem disputar em importância com Fluminense e Flamengo?! Não podem. Podem na mente de baba-ovos que por não serem torcedores nem de Fla e nem de Flu acham que o que está longe é melhor que aqueles que, vira e mexe, os derrotam por aqui. Não há nada que se compare a um Fla-Flu!
Manfrini, Geraldo, Dendê, Cléber, Rivelino, Zico, Leandro, Júnior, Marinho Chagas, Marco Antônio, Adílio...  Doval. Nossa! Esses são alguns dos que vi jogar. São muitos, gênios ou não, todos carregam consigo o fato de já terem disputado um Fla-Flu com as arquibancadas do Maracanã abarrotadas de magia. Nenhum outro clássico do mundo é tão mágico como é um Fla-Flu! Amanhã tem mais um.
Um Fla-Flu, por mais mequetrefe que seja a sua importância dentro de uma competição qualquer, jamais será um jogo qualquer. Sempre haverá algo que o netos merecerão ouvir. Podem apostar que assim será o jogo de amanhã. Um outro dado importante, e este detalhe nos trará do sonho à realidade atual de nossos protagonistas: Olho no time mais fraco, ou, se não houver um mais fraco (como é o caso aqui) olho naquele que se envolve com problemas, crises e dificuldades internas. Olho no Fluminense! No Fluminense, cujo presidente às vésperas de um Fla-Flu tão importante demite seu Diretor de Futebol. Alcides Antunes, tricolor de quatro costados, não trabalha mais no futebol do Flu. Pode um negócio desses!? Aqui, pode.
Deixando um pouco os bastidores de lado e caminhando túnel afora em direção ao gramado, vemos um equilíbrio dependente no clássico de amanhã. Sim, o equilíbrio que nós encontramos nas escalações, nos elencos, está dependente daquilo que os jogadores escalados serão capazes de produzir em campo. Ah, isso é lógico!  É mesmo?!  O Fla "meio bagunçado" de Luxemburgo, sem centro-avante, o homem de área, fez sua melhor partida contra o Olaria, apesar do placar apertado, mas este mesmo Fla de Luxemburgo com Ronaldinho jogando na frente, precisou de um minutinho, inesquecível para a crítica adversária,  para poder vencer o poderosíssimo Bangu. E o Fluzão? Que Fluminense enfrentará o Mais Querido no Vazião, digo, Engenhão? Será o Fluminense que levou sufoco do América nos primeiros vinte minutos do jogo no qual se enfrentaram, ou o Fluminense do segundo tempo deste mesmo jogo que liquidou a fatura sem maiores problemas?
Por essas e outras o Fla-Flu de amanhã se apresenta hoje cheio de mistérios e possibilidades. 3 x 3, 2 x 2, 4 x 1, 1 x 5, 2 x 1... Enfim, tudo poderá acontecer, menos um chato 0 x 0, isso eu duvido.
Parabéns a você, torcedor do Fla e do Flu, que comparecerá amanhã a este espetáculo, o Maior Clássico de Futebol do Mundo. Não estarei lá, não de corpo, estarei como estará o maestral Nelson Rodrigues, com o corpo de minha alma. E que vença o melhor, ou seja, o Mengão!

Nenhum comentário: