quinta-feira, 21 de abril de 2011

EU NÃO VOU AO ENGENHÃO!!!

O Orgulho!

    O Fluminense, clube brasileiro, carioca da gema, mais precisamente nascido no bairro das Laranjeiras, na  Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, foi o grande motivo de orgulho de quem é brasileiro e teve a felicidade de nascer por aqui. Que jogo! Que atuação! Que porradaria! O Fluzão foi à Argentina e venceu com maestria, raça e disposição o clube que lançou Dieguito Maradona para o mundo, o covarde time do Argentino Juniors, eliminado da Libertadores 2011, em casa, em seu mequetrefe estadiozinho de várzea. Em nenhum momento da recente história do futebol tupiniquim um time mereceu tanto a alcunha de Time de Guerreiros. Pois foi isso o que o Fluzão foi nesse acachapante 4 x 2 nas fuças machucadas dos argentinos e paraguaios do time de Dom Diego, um Fluminense cheio de guerreiros.
    Entre a vergonha e a indignação que assistia na Globo - aliás, vai uma criticazinha aqui: por que a Globo não transmitiu o Fluminense na Libertadores preferindo um jogo da Copa do Brasil, sem maiores  atrativos, realizado no Rio? Não entendi. -, mas, entre a vergonha indignada passeando na tela da Globo e a busca heróica por uma classificação em solo argentino, meu zapear várias vezes se esquecia da vida rubro-negra na epopéia tricolor. Sorte a minha. Um jogão de bola, sem dúvidas a melhor atuação do Fluminense no ano. Meu zapear encontrava-se sempre com a emoção dos lances, sem atentar muito para quem estava mal, quem estava bem, quem atuava por aqui ou por alí. Vi um Fluminense envolvente e brigador enfrentando um Argentino Juniors atordoado sem saber ao certo o que acontecia, se estava classificado, se estava eliminado, enfim, um bando que não sabia o que fazia ali. Os gritos vindos dos bares sobre os quais eu tento sobreviver foram mesmo de arrepiar até os botafoguenses mais chateados que ainda enchiam a cara nos arredores.
   Parabéns Fluzão, parabéns tricolores!
   Estava fazendo as malas da alma para que esta levasse meu corpo ao Engenhão no próximo domingo, mas desisti. Essa desistência não tem nada a ver a atuação heróica do Fluminense, mas sim com a vergonhosa atuação do time do Luxemburgo, sobre o qual tecerei meus comentários a seguir.


A Vergonha

 Vamos lá... Fé para conter os palavrões, a ira...
  Escandalosamente bisonha a atuação do Flamengo diante do Horizonte de Jack Chan e Siloé. Exceção feita a atuação de Thiago Neves que, não jogou nada, mas correu feito um louco, o resto do time do Flamengo deveria se sentir elogiado ao ser chamado de resto. Resto de quê? Resto de um bando mal treinado, mal escalado e mal dirigido em campo. O Flamengo desarrumado não foi capaz de vencer um modesto time do interior do cearense que passeou no Engenhão demonstrando uma organização e um plano tático superiores ao de seu adversário. O Horizonte enquadrou o Flamengo em suas pretensões e poderia, deveria, ter saído com uma melhor sorte do jogo. Fechado, marcando seu adversário com categoria e sem violência, o time cearense anulou todas as investidas rubro-negras sem muitas dificuldades. Siloé foi o nome da partida. De seus pés saíram jogadas de dribles que o torcedor do Flamengo espera que saiam de seu mais recente ídolo de R$1.600.000,00/mês.
   Por falar no dentuço... Torcedores, cronistas, jornalistas em mesas redondas, amantes do futebol em geral discutem sobre o que esperar de Ronaldinho Gaúcho e, o mais absurdo, quando Ronaldinho finalmente estreará no Mengão. Meus caros, Ronaldinho já estreou, é isso aí mesmo. Ronaldinho do Milan? Esse não acontecerá mais. Era um jogador que fazia a imprensa esportiva italiana se perguntar  " Ma como, quando Ronaldinho do Barcelona estreará, dio mio?"  Quando descobriram que o Ronaldinho do Barcelona ficou na Espanha... Mandaram o Dentuço pra cá a peso de ouro. Agora perguntamos por aquele Ronaldinho que sumia nos grandes jogos do italiano, mas que contra os pequenos endiabrava desequilibrando a favor dos rossoneros. Aquele era o Ronaldinho do Milan minha gente, aquele Ronaldinho ficou na Itália. O que vemos e lamentamos nos campos daqui é o Ronaldinho Gaúcho do Flamengo. Este parece que não sabe jogar um futebol de acordo com o nome que carrega na camisola. Não passará disso. Esperaremos sempre por um Ronaldinho renascendo para encantar até as torcidas adversárias, como acontecia na espanha, mas isso jamais acontecerá. Este Ronaldinho não deveria ser nem titular do Flamengo. Mas o treinador é o Luxemburgo e, Luxemburgo manterá Ronaldinho sempre como titular do Mengão, mesmo o cara não jogando nada. "Ah, numa bola parada ele pode desequilibrar como fez contra o Boavista." Maldito Boavista!!! O Flamengo tem 15 batedores de falta. Aliás, aindatem 15 batedores de falta, porque os caras não batem mais faltas e logo esmquecerão como fazê-lo.
    Capítulo a parte ultrapassado, o Flamengo foi nesta quarta-feira  à imagem deste capítulo. Um time bisonho, desarranjado em campo, sem saber por onde atacar, como marcar e também mal escalado. Escalar Negueba de início... Você traz para si três problemas de cara: caindo pela esquerda, como foi hoje, Negueba acaba por ocupar o lugar onde o fraco Ronaldinho Gaúcho costuma se haver melhor. Caindo pela direita, Negueba coibe as subidas sempre perigosas de Leo Moura e as inflitrações de Williams que num determinado momento da gestão de Andrade fazia excelentes jogadas pelo setor. Caindo pelo meio... Bom, aí Negueba bagunça o coreto todo ao atrapalhar-se com Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho  e o Deivid da vez, isso sem contar que se trata de um local onde acontecem muitos choques e  Negueba não tem lá essa estrutura toda para suportar trombadas. Há também o fato de que ao lançar Negueba de início Luxemburgo deixa apenas Diego Maurício como opção para tentar mudar o andamento de uma partida. Convenhamos que Dieguito Maurício não muda rumo de partida nenhuma.
     Totalmente amarrado em seu meio campo e ataque, o Flamengo contava ainda com as estranhas atuações de Wellington e David em sua defesa. É realmente impressionante como um cidadão com a capacidade desses dois consegue se tornar profissional de futebol! Um bumba-meu-boi sem precedentes que, estranhamente, não se tranforma em gol do adversário com a constância devida. Os dois são muito ruins, mas muito mesmo. Ao olhar para a fisionomia de ambos imagina-se que nenhum deles seja capaz de fazer uma conta de dividir por 2. Parece que um carrega o Tico e o outro o Teco, mas um fala chinês e o outro alemão. Nossa, que coisa terrível. Sorte nossa que o rubro-negro Emerson resolveu soltar a franga rubro-negra em pleno voo tricolor. Este será, aparentemente, o maior reforço do Mengão para o clássico de domingo.
      Sobre Maldonado e Williams não há muito o que dizer. A equipe do Horizonte é melhor treinada que o Flamengo, mas seus jogadores são mais humildes quando a questão é técnuica individual. Sorte essa a do Flamengo de hoje. Leo Moura este mal, Renato Abreu  não comprometeu e nem se comprometeu e, Rodrigo Alvim foi outro capítulo a parte. Muuuito, mas muito ruim o pseudo-lateral esquerdo do Mengão. Ele consegue errar o passe na cobrança de lateral! Sinceramente, o Flamengo precisa urgentemente resolver sua lateral esquerda - Abreu não pode ficar por ali quando o ataque adversário for um ataque respeitável, tomará um banho.
       Como revelei no comentário sobre a monumental vitória do Fluminense, estava me preparando todo para retornar ao Engenhão em grande estilo, com direito a um convite-surpresa para que o meu mais velho me acompanhasse, mas desisti.  Sim, eu sei que clássico é clássico e o Fla-Flu é ainda mais que isso, tudo pode acontecer, até mesmo não acontecer nada, mas não arriscarei minha paciência e nem a amizade de meu filho. Este time do Flamengo, este treinador do Flamengo não merecem a minha presença nem diante de um PPV (agora é tarde). Uma derrota não seria o problema, mas uma atuação semelhante a esta... Eu esborracharia um bilheteiro qualquer tentando reaver o meu dinheiro do ingresso. Ficarei em casa e seja o que Deus quiser. Eu disse "Deus" não "João de Deus". O primeiro é rubro-negro, o segundo, tricolor.
       E claro, Arthur Muhlemberg e seu amiguinho de Sumpaulo escreverão que não entendem tanta reclamação, afinal de contas estamos em Abril, o ano já vai terminando e o Flamengo ainda está invicto. Minha visão é diferente. O ano é o mesmo, já está mesmo terminando, e por isso é tão grave o fato de o Flamengo ainda ser um bando. Um bando caro e chato de se ver.


O Botafogo

  Que vergonha! Uma pelada sem tamanho. Um resultado esperado. Um centro-avante uruguaio falastrão e brigão. Loco Abreu certamente dirá:  "No, esta Copa del Brasil no és importante. O Estadual no és importante. Lo brasileño e la Sudamerica, si, estes son los verdaderos torneos importantes!" E eu ainda perco meu tempo falando dessa figura rclamona, sem ética, sem esportividade e que não sabe perder. Ah, o árbitro ajudou o adversário foi? E quando o Caio-Cai-cai da Estrêla (na minha infância tinha acento sim), mas e quando o Caio cai e o árbitro vai na dele? Ah Loco Abreu vai queimar uma linguiça uruguaia meu filho! Avaí e Botafogo são duas equípes com elencos e times ridículos que não iriam e nem irão, no caso do Avaí, muito longe nessa Copa do Brasil.
   Nem tudo deve ser velado, há algo de bom nessa desgraça toda. O Botafogo talvez seja o "time grande" brasileiro com maior tempo de disonibilidade para arranjar sua equipe a fim de fazer um Brasileiro mais entrosado. Caio Jr precisa de reforços e precisa Para já. Seria uma boa para o Fogão arrumar o elenco o quanto antes e deixar o treinador dar uma cara ao time, mesmo que seja a sua cara, aquela de Caio Potter. 

Fotos do Globo.com e do site do Horizonte

5 comentários:

Alan disse...

No outro post eu escrevi várias possibilidades para domingo. Esqueça-as, podem acontecer mas não importa mais. Domingo é Fla-Flu e eu continuo achando inadmissível uma derrota, mas não conseguirei reclamar desse time, não depois do que eu vi ontem. Não foi a classificação ou somente a vitoria. Foi a forma como o time se comportou diante de um cenário dificilimo. Deu um baita orgulho. Por isso esqueço as possibilidades escritas por mim, aguardo domingo e seja o que Deus quiser, se for João de Deus, o Flu ganha com gol aos 43 novamente... rs.

Vendo o rubro negro de longe eu penso que o Luxemburgo comete o mesmo erro cometido no atletico. Não dá uma cara ao time, vai empurrando com a barriga. Vamos esperar.

Que tal uma troca com a gente dando o Emersom em troca do Thiago Neves? Eu aceitaria.

O botafogo? Deixa para lá... rs

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Tudo joia? Joia com a saúde, família, trabalho etc, porque com o time...

Bastante atividade nesta quarta-feira, hein?! Estava na estrada na hora dos jogos e estava acompanhando pelo rádio, mas a cada cidade que se passava de Campinas mudava a frequência e lá ia eu tentar encontrar uma que falasse dos jogos, tive de me contentar com SPFC x Goiás, e acompanhar o final dos flores.

Pelo que vi, li e escutei hoje o Flu mereceu a classificação. Parabéns ao Alan - mas não vou deixar beijos pra ele... rs -, pelo que jogou o Flu passa do Libertad, neste não vou nem secar, até porque ultimamente está difícil, vou deixar para concentrar as energias para a LDU.

Já o Mengão, parece-me que jogou somente 20min, depois parou. É claro vamos "além do Horizonte", só não sei se passaremos do Palmeiras, se continuar jogando esse futebolzinho.

Mesmo jogando essa bolinha acredito que seremos campeões da Taça Rio em cima deles e não precisaremos de final.

E o Fogão? Citado do Zé! Ele até já até se candidatou à presidente no blog do Birner, deve estar sofrendo o rapaz, hein? Isso que nem começou o Brasileirão.

SRN

Visão Desconexa disse...

Fala Alan!!

Uma troca do Emerson Sheik pelo Thiago? Never!!!! (ah, vai dizer que esse trocadilho não ficou bom/!) Never meu amigo. O único cara que está jogando alguma coisa naquele time e você quer trocar pelo traíra? Pau que dá em chico dá em francisco meu amigo. Aquela história de que a proposta do Fla não lhe havia seduzido... Não colou. O cara agora é um rubro-lor, mistura de rubro-negro com tricolor. Em relação ao que esperar para domingo... espere amigão.

Abraços!!!

Visão Desconexa disse...

Orlani meu garoto!! Viajandão hein!

Cara, ponha suas barbas de molho porque o pior que poderia nos acontecer em relação a Taça Rio acabou acentecendo: a bela e heróica vitória do time do Alan em solo argentino. Sim, perderam na porrada, mas a porrada não valia classificação. (desculpe Alan, perco o amigo, mas não perco a infame piadinha).
O Fluminense virá agora com jeito de herói mais for e velo que qualquer mocinho de Cowboy. Moral elevada o Fluzão encarará um Flamengo melado de Luxemburgo até debaixo das unhas.
Melhor ficarmos espertos! Quer saber mesmo o que eu espero? Espere.

Abraços

Alan disse...

Hahahhahahahhaha, eu li o post do Zé...kkkkkkkkkkkk...

Orlani quer nos secar contra a LDU como se necessitasse... O trauma e altitude acabam com a gente. E cá entre nó. Se passar para a final da taça Rio o Libertad será apenas mais um... rs.

Abraço Orlani, se usar tuiter, eu costumo implicar com o visão lá. Sinta-se a vontade.

Quanto a troca proposta por mim eu penso. R10 pode voltar a jogar alguma coisa enquanto o Deivid (não volta porque nunca foi). Portanto, Emersom resolve o ataque de vcs e ainda ficam com a esperança no meio campo.