Estava me devendo uma postagem sobre o futebol do Carioca neste Campeonato. Via aqueles times ali, no calcanhar do Corinthians e me coçavam as mãos que desejavam chamar a atenção para o fato: o Futebol do Rio de Janeiro veio para disputar o título e, não será fácil para o Timão se manter ali, à nossa frente. Mas, envolvido pelo costume popular de querer sempre mais acabei não escrevendo nada, esperei que algum dos nossos times - claro, preferencialmente o meu -, assumisse a ponta da Tabela. Não aconteceu. Não que o Corinthians não à tivesse oferecido. Ofereceu, e muitas vezes, educadíssimo! Todavia, em matéria de educação esportiva o Rio de Janeiro foi ao cume da cordialidade e rejeitou todas as chances de tomar a cabeceira da mesa. Esperei muito e o tiro saiu pela culatra. Não que a "paulistada jukaniana" tenha algo a dizer contra o desempenho coletivo de nossos times, mas se individualizarmos as coisas... Só se salvam o Vasco, pela regularidade, e o Fluminense que vem subindo a ladeira, o melhor time do segundo turno, posto que o Timão ocupou no primeiro, apesar de suas gentis tropeçadas.
Flamengo 1 x 2 Atlético Pr
Vai gostar de levantar defunto assim lá no Cajú! Se você tem um time de futebol que não ganha ninguém, preferencialmente há mais de cinco rodadas, se você possui um time de futebol que não vence ninguém há muito tempo e ainda assim deseja jogar no Rio de Janeiro sem contar com seus titulares, se você possui este time, marque logo um jogo contra o Flamengo, seus problemas acabarão no dia seguinte! (Atenção, se você se chamar Patrícia Amorim não poderá participar dessa promoção).
Timinho muquirana este do Flamengo!
Prego aqui que a cabeça do treinador do Flamengo seja logo despregada do pescoço e entregue ao homologador mais próximo numa bandeja de prata. Entre muitos defeitos que percebo e percebi na trajetória de Luxemburgo até aqui, imaginava que o time não mais jogava por seu treinador. Vi Luxemburgo errar muito. Errar em escalações e, principalmente, em substituições. Entregamos pontos preciosos a Bahia, Internacional, Vasco da Gama... entre outros, apenas nas mudanças que esse ultrapassado técnico de futebol impôs ao time do Mengão quando este até ia bem nas partidas. Naqueles momentos livrei a cara do time porque os erros do treinador eram assombrosos. Aí, mas recentemente, veio o episódio do "pum". Luxemburgo pegou pesado com os mal-educados que treinam no Fla. Pensei: Agora babou. O time não mais jogará por seu treinador. Perdemos do Bahia com esse sintoma. O time parecia querer perder, e perdeu.
O Flamengo então foi a São Paulo para disputar com o Corinthians mais um jogão de futebol. Não foi o que assistimos. Vimos um Corinthians superior tática, futebolistica e moralmente ao Flamengo no jogo inteiro! O Flamengo, o time, se comportou com um bando de covardes que entregava a bola ao adversário mediante qualquer assédio. Em nenhum momento, mesmo quando vencia a partida, o Flamengo ameaçou uma justa vitória alvinegra. Dizem por aqui que quem age assim é um "maricas". O título dopost sobre este jogo revela a imagem que o time deixou em campo: um bando de maricas. Sim, maricas porque ao meu ver estaria chateados com o "inquisidor do peido". Mas ontem ficou provado que não foi isso. Ontem o time jogou por seu treinador, o que revelou ainda mais coisas mau-cheirosas no Mengão.
Ficou provado no jogo contra o Atlético que o Flamengo não tem um time e, que os times que entram em campo representando o Mais Querido não sabem como agir diante dos adversários. Não possuem padrão de jogo.
Os jogadores são bons e, por alguns momentos neste campeonato se encaixaram dentro de campo. O "desencaixe" prova que o autor da obra não foi o treinador, mas sim o acaso.
Luxemburgo precisa sim, provar que ainda é bom. Fosse mais humilde e todos nós estaríamos torcendo para que seu lado bom desse certo, mas ele é arrogante. A arrogância precisa entregar resultados. Não entrega. Que entregue a cabeça.
Não entendo jornalistas excentricamente bajuladores que continuam afirmando que as coisas estão bem e que o problema é do porteiro. Rica Perrone e Arthur Muhlemberg são exemplos da inexplicabilidade de uma opinião otimista durante o Apocalipse.O Flamengo vai mal e há coisas no Flamengo que condizem com as opiniões dos dois citados, não dá para explicar. Vânder é uma delas, Wellington é outra. estranho.
Coritiba 5 x 0 Botafogo e Figueirense 1 x 1 Vasco da Gama
Não vi nenhum desses dois jogos mas posso sim, dar uma opinião sobre os dois times cariocas envolvidos nos resultados acima porque vi os dois jogando não faz muito tempo.
Um jornalista perguntou no twitter: " As delegações de Vasco e Botafogo chegaram juntas ao Rio de Janeiro, um de semblante arrefecido e outra de semblante tranquilo. Quem estava de semblante tranquilo?", perguntou o jornalista. No que respondi: O Botafogo, que perdeu de cinco a zero. Por quê? Explico.
Porque o Botafogo pratica o melhor futebol do Rio de Janeiro no momento. Não tem Vasco da Gama, Fluminense (o melhor do segundo turno) e muito menos o cambaleante e desorganizado Flamengo. O melhor futebol do Rio "é" praticado pelo Fogão. O jogo contra o Ceará foi uma demonstração de força, e foi neste jogo que minha idéia a respeito do Botafogo foi modificada. "Ah, mas foi o Ceará!" Sim, ontem foi o time reserva do Atlético Pr e nem por isso o Campeão Carioca se fez presente. A verdade é que o Botafogo encaixou. Como não vi o jogo de ontem não posso dizer aqui que o Botafogo "desencaixou". prefiro entender como um acidente de percurso.
Quando procuro analisar um time de futebol e suas possibilidades saio do gol, ignoro a defesa, dou uma olhada com carinho para as laterais, um até logo de longe aos atacantes mas, fico mesmo com o pensamento voltado para o meio de campo. Dali surgem as melhores jogadas de ataque e, dali surgem as melhores armações de proteção às defesas, o sistema defensivo. O meio campo do Fogão é bom. Renato e Marcelo Mattos dispensam comentários e estão fazendo jus a esta dispensa. Maicossuel não é Mago coisíssima nenhuma, mas faz o seu feijão com arroz com maestria e muita eficiência. Eklerson... esse cara será "O Cara" do campeonato. Joga muito, é forte, marca e se desmarca com extrema habilidade. Carrega o pensamento alvinegro nas costas, nos pés e ainda faz seus gols. O Botafogo está forte, fiquem de olho.
O Vasco... O Vascão não deveria estar ali, brigando pelas primeiras posições. Não deveria mas está. Não deveria porque o Campeão da Copa do Brasil normalmente abandona o Brasileiro. Mas este Campeão não abandonou. Teve inúmeras oportunidades de virar líder e até colocar uns pontinhos na frente, mas não aproveitou. Isso não é um demórito no atual campeonato, afinal de contas todos os que estão perto do líder tiveram lá a sua oportunidade. O Vasco é coeso e ao meu ver a maior virtude da campanha vascaína é que esta campanha fará um Vasco forte no início do ano que vem. E o que acontece no início do ano que vem? A disputa da Taça Libertadores da América. Se o Vasco continuar nesta toada corre sério risco de se tornar Campeão Brasileiro mas, será sem risco algum um Vasco muito forte na disputa da Libertadores. Por isso gosto do Vasco - no bom sentido, óbvio.
Fluminense 1 x 0 Corinthians
Que belo Fluminense o da primeira etapa do jogo de ontem! Não foi um time "me dá essa bola aqui!!!!" como foi o próprio Corinthians no jogo no qual mandou e desmandou no Flamengo, mas o Timão saiu lucrando muito dessa primeira etapa Tricolor. Todos correndo na hora certa, para o lugar certo, passando para as pessoas certas - exceção no lance em que Ciro "securou" e não passou a bola para Lanzini sozinho na entrada da Pequena Área ( a bola acabou indo sozinha mas o gringo perdeu o gol assim mesmo), mas o Fluzão dominou e humilhou taticamente a outrora poderosa equipe paulista - não sei como esse time ainda lidera o Brasileiro. O nível do campeonato está emocionante, mas está baixíssimo - O Fluminense foi senhor em campo e disse ao Corinthians que aquilo alí não era o Pacaembu e disse mais ainda, disse que do outro lado não estava um time de frouxos vestindo um Manto Sagrado. O Timão escapou de boa.
Na segunda etapa eu passei o tempo inteiro torcendo para o Fluminense não recuar demais. O Fluminense recuou. Mas sabem de uma coisa, não recuou demais. O Fluminense foi recuando aos poucos, paulatinamente e pouco foram as chances que o Timão teve de mudar o rumo daquela prosa. Houve um "último lance" assustador onde um jogador do Corinthians perdeu um gol incrível, "a la Deivid" dentro da área, mas foi só isso.
O problema para mim é que o Fluminense de hoje se parece em muoto com o Botafogo de ontem. Venceu, mas ainda não me convenceu. Ah, mas o Corinthians de quaita-feira que havia convencido a todos também mostrou sua verdadeira face. Então o campeonato em matéria de favoritos ainda está abertísssimo!
O Fluzão é sim, um dos candidatos a tudo o que este campeonato oferece. Cuidado Fluzão, eu disse a tudo! Assim como é o Flamengo. Por isso torço e muito para que o Mengão faça logo aqueles desesperados 45 pontinhos para que nós rubro-negros ou não, cariocas, possamos dormir tranquilos sabendo que no ano que vem estaremos por aí novamente.
Ainda sobre o jogo do Flu... Fred jogou para "de-déu"! Não tecnicamente falando, mas marcou, foi ao ataque, armou e organizou a marcação no meio e nos escanteios. Nem diante de um caipi-saquê o centro-avante Tricolor mostrou tamanha disposição. Parabéns ao garoto! Garoto este que aparentemente sofreu um estiramento novamente - não li os jornais esportivos hoje ainda (um momento, vou ao Globo.com, enquanto isso divirtam-se com
Cowboy vs Aliens ....) É, parece que foi um alarme falso, o craque Tricolor está com a seleção Brasileira. Não há de ter sido nada.
O Rio de Janeiro está bem representado neste Brasileiro - apesar das "Façanhas de Luxemburgo". Já esteve melhor, mas estará melhor - me fiz entender? Faltam quinze jogos para cada um e o tempo passará rápido. A realidade atual não deverá mudar muito. Quem está no topo deverá estar no topo na "hora da onça beber água". Quando este tempo chegar o Rio de Janeiro terá de se mostrar lindo, mais lindo do que está agora e se mostrará. Será o Rio de Dezembro. Dezembro, mês de festas. O nosso Rio é um lugar de festas. Aposto que o Campeão Brasileiro sairá daqui e você?