segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Flamengo x Botafogo

Dois gols, pobres gols... Duas conclusões, sobre pobres treinadores e seus "pequenos" objetivos.

Botafogo e Flamengo fizeram ontem mais um clássico carioca num disputadíssimo Campeonato Brasileiro. Calma com esse "disputadíssimo", pois se o nível não está lá em baixo, lá em cima é que não está.  Por exemplo, o jogo de ontem foi uma senhora pelada, talvez nem tão senhora, mas não menos pelada.  Tudo por conta da postura adotada pelos dois times, muito provavelmente nas pessoas de seus treinadores.

O Botafogo que normalmente parte para cima de seus adversários no Engenhão parece respeitar demais o Flamengo quando diante deste. Tanto é que o Flamengo começou melhor que o Bota, ao menos nos primeiros minutos. Sim, o Flamengo de Luxemburgo tratou de mostrar logo que o Botafogo não precisaria se preocupar tanto e poderia sim, tratar aquele Flamengo como um adversário qualquer no Engenhão. Mesmo assim, ressabiado, o Botafogo não partiu para cima do Flamengo. Aliás, não fez isso em momento algum. Dominou o primeiro tempo, mas o fez com moderação.
Obrigou Felipe a fazer algumas belas defesas, como a bicicleta de Herrera. Mas percebam que se o goleiro do Flamengo estivesse no seu lugar, debaixo das traves ou próximo a elas, teria defendido a bola sem se esforçar muito. Aliás, o goleiro do Flamengo aprendeu a lição, mas a levou muito ao pé-da-letra.
Na bola alçada pelo lateral do Botafogo despretenciosamente na área rubro-negra, Felipe até ameaçou sair, mas preferiu ficar debaixo das traves: gol de Loco Abreu que pulou de trás de Alex Silva que aparentemente não quis perder o gol e ao invés de subir com o atacante alvinegro preferiu assistir ao lance. 1 x 0 justíssimo para o que foi apresentado na primeira etapa.

No segundo tempo o Flamengo voltou na armação "me-engana-que-eu-gosto". Ameaçou ir para cima do Fogão que virou-se de costas e abriu a retaguarda para que Jaerl empatasse a partida no comecinho. 1 x 1, digamos que se tornaria justo para o que foi o restante do jogo.
Luxemburgo, com o empate conquistado tratou de arrumar o time para que este novo empate não lhe escapasse. O treinador joga visivelmente para garantir seu emprego. Ao invés de investir em uma substituição que levasse o time para cima de seu adversário totalmente amedrontado pela postura do Fla, tratou de fazer substituições do tipo 6 por meia dúzia e levou o jogo empatado até o seu final.

Uma pena pela atitude covarde dos dois times e de seus dois treinadores. Caio Jr até que tentou ao colocar Cidinho Driblador no decorrer da segunda etapa, mas Luxemburgo nem isso fez e olha que tinha gente no banco capaz de tacar fogo na partida.
O Botafogo foi medroso do início ao fim da partida e o Flamengo foi medíocre em sua postura diante de um adversário que exalava preocupações. Tristes conclusões para um jogo que poderia ser daqueles, mas não foi.

O Flamengo deu, ao meu ver, adeus ao título e se encaminha a passos largos para também dar adeus à vaga na Libertadores. Os adversários do Flamengo na disputa por vaga têm 13 vitórias contra 9 acidentes rubro-negros. Lastimável. Já espero por um 2012 melhor.

Um comentário:

Alan disse...

Fiquei vendo o Flu com a esperança de outra vitoria. E mal iniciou o jogo o tricolor mostrou que não era aquele do corinthians e sim o de outras rodadas. Libro a cara do Cavalieri e talvez do Leandro Euzebio. Só. O "craque" do time, continua sendo justificado por uma geração pouco exigente e por integrantes de outra geração esquecida do que foi um craque.

O clássico eu apostei no rubro negro e pelo lido aqui o botafogo colaborou para meu palpite ser correto, só faltou o Luxemburgo... rs.

Porque o Alex ficou pregado no chão? Estaria ele pensando em que? Concentrado no jogo, não.

Está difícil o título para nós dois, a gente tem um excesso de derrotas e vcs só tem 9 vitorias. Com menos de 19 vitorias eu não acredito em time campeão e com 12 derrotas também não.

Os dois times tem uma historia enorme e por isso tem de respeitar e não dá uma de PVC um dos muitos adivinhos do futebol brasileiro... rs

Abs!