domingo, 3 de julho de 2011

A Copa da CBF e a Seleção da CBF

Repercurtindo notícias soltas pelos diversos veículos de informações ligadas à CBF, verificamos que a Seleção de Mano Menezes está anos-luz na frente da responsabilidade que a entidade demonstra em relação aos projetos e obras necessárias à Copa do Mundo que será realizada por aqui.
Vamos então começar pelo lado podre da CBF exposto como uma ferida aberta, para depois terminarmos pelo lado podre da CBF escondido por um band-aid fininho, daqueles redondinhos, que se esconde por trás das estrelas do futebol brasileiro que estão na Seleção. Por que essa visão macabra do Selecionado Brasileiro? Porque a referência ainda é a Seleção do Dunga e aquilo que esta seleção fez de ruim ao futebol brasileiro. Lembremos, antes de sair exaltando ou pixando qualquer um que seja, que Dunga ganhou a Copa América e a Copa das Confederações, assim como Parreira e sua Seleção Acima do Peso e dos Limites, de 2006. Vamos às obras.

A FIFA, em matéria do Globo.Com (todas as fotos de Estádios), publica fotos das obras ainda em início, ou não tão longe do início assim, de alguns estádios que estão sendo reformados ou refeitos (Fonte Nova). Ao analisar as fotos temos o primeiro impacto desesperador em relação ao andamento das obras para a Copa. O impacto se acentua quando, embasbacado, você se dá conta que o que realmente assusta não é o atraso em relação ao tempo que falta para que se inicie a Copa das Confederações, em 2013, mas sim o fato de que o Brasil foi escolhido Sede da Copa do Mundo em 2007, há quatro anos atrás. Imagino que o Brasil foi escolhido porque o seu Projeto para a Copa do Mundo foi o melhor apresentado, o que significa dizer que o Projeto já estava pronto e que deve ter sido fruto de estudos elaborados anos antes de 2007. Pergunto-me então: "Por que as obras não começaram no dia seguinte à escolha do Brasil como País-Sede da Copa?" Claro que temos a resposta. Essa virá a seguir, logo depois das fotos dos estádios e dos comentários a respeito das obras de infraestrutura.


Pela ordem: Beira-Rio, Fonte Nova e Maracanã


Puxa vida, não fiquem assustados com o descalabro em relação ao que se espera de um País-Sede de Copa do Mundo dois anos antes do início do evento (Copa das Confederações). São fotos de estádios desmontados, em vagaroso processo de construção. Sim, eu sei. Mas vamos olhar o "lado bom" dessas fotos, claro, se você for mesmo um louco otimista. Os aeroportos, as vias públicas de servirão de acesso aos estádios, a rede hoteleira, enfim, as obras de infraestrutura. Não há fotos meus amigos, não há nada! Noutro dia estive no Galeão, num sábado à tarde, e enfrentei fila no elevador. Uma fila provocada por dez passageiros e suas bagagens. Trabalho num setor da empresa que me emprega onde vez ou outra estamos atrás de vagas para diretores da empresa na rede hoteleira carioca, pois saibam que qualquer feirinha de quiropráticos simplesmente lota todos os quartos disponíveis oferecidos na Zona Sul no Centro da cidade do Rio. Faltam apenas dois anos para que o Brasil se entregue pronto ao evento que buscou e aceitou realizar. Abaixo disponho o  link de um site interessantíssimo na abordagem sobre o que já se fez no país em relação à Copa. Neste site, confrontando com o que escrevi sobre a rede hoteleira do Rio de Janeiro, por exemplo, a organização carioca alega já ter concluído 80% do que será necessário nesse setor. Pelo amor de Deus! Será que  estão contando com os três quartinhos que prepararei na casa de minha mãe para receber a esquadra holandesa, sueca e norueguesa de moças descomprometidas com as coisas do corpo? Só pode ser.

Alguns absurdos:
São Paulo, que tenta se habilitar a ser a cidade da Abertura da Copa tem, pasmem, 0% dos seus estádios concluídos para o evento. Mais um absurdo, tem também 100% da rede hoteleira concluída - será? Os aeroportos e o transporte no Amazonas já estão com 0% das obras necessárias concluídas ou iniciadas. Talvez os organizadores da Copa do Mundo estejam imaginando que as tribos amazonenses cederão suas canoas para o acesso aos estádios manauaras, que já estão quase no final de suas fase de conclusão, ou seja, 12%. Só pode ser piada!
Minas Gerais, um dos estados mais importantes da Federação, tem suas obras e iniciativas praticamente na estaca zero. Estádios, 2%; Transportes, 3%; das obras de aeroportos já foram concluídos 0%; o pessoal qualificado para lidar com os turistas, 20% e, a rede hoteleira, esta sim, já está 100% concluída. Fico pensando nos hotéis mineiros que conheço e na reação dos gringos que deles fizerem uso - ah coitados!

Visitem o site, é bem interessante para quem deseja saber à quantas andam as obras para a Copa do Mundo. Um atraso previsto por todos, principalmente por aqueles que são contras a realização de eventos dessa magnitude no país - não sou um deles, sou um otimista, mas não posso deixar de ser realista. E minha realidade, minha não, essa, a nossa realidade em relação aos atrasos  nas obras têm os seus culpados cantados, decantados e conhecidos. Vamos a eles.


O Ministério Público e o Governo Federal

No meu entendimento não existem outros culpados nos atrasos das obras para a Copa do Mundo que não sejam o MP e o Governo Federal. O que alegam  os contrários à realização da Copa do Mundo? Alegam que haveria corrupção, atrasos para transformar as obras em "obras emergenciais", sangria do dinheiro público... enfim, um inferno de atitudes criminosas que, ao meu ver, não impediriam nada. Sempre que escrevi a respeito dessas possibilidades eu dizia o seguinte: ora, fiscalizem! Um parafuso orçado em R$ 0,50 precisa ser negociado por R$ 0,50 ou menos, com Nota Fiscal e contrapondo  a previsão de compra previamente emitida, aquela, entregue à FIFA como projeto para a realização do evento. Se fizerem isso não há como roubar, desviar ou burlar o andamento das obras.
A farmácia do Senhor Antônio foi assaltada uma vez. Culpa do assaltante. A farmácia do Senhor Antônio foi assaltada novamente. Culpa do asssaltande e do Senhor Antônio. A farmácia do Senhor Antônio foi assaltada pela terceira vez. Aí a culpa é só do Senhor Antônio. O ladrão já está com a impressão que a Farmácia do Senhor Antônio é uma teta que fornece produtos gratuitos a quem por lá aparecer.
Assim, desta forma, vejo o problema das sangrias e das maracutaias que revêem orçamentos a todo instante, aumentando o custo das obras em milhões de reais; assim como os atrasos propositais de todas as obras, sejam elas de estádios ou infraestruturas para a realização do evento. Isso foi previsto por todos, especialistas ou leigos, e os órgãos públicos que deveriam estar fiscalizando a realização e produção dessas obras nada fizeram e nem estão fazendo. Portanto, a culpa por qualquer real que saia do meu bolso a mais para a realização desta Copa tratar-se-á de um roubo descarado, previsto e protegido pelo Governo Federal e pelo Ministério Público. A Copa do Mundo corre sério risco de se transformar num fiasco de duas vertentes. Corremos o risco de não terminarmos a tempo as obras necessárias e, corremos um risco maior ainda, de que essas obras sejam terminadas com dinheiro sujo, o que mancharia o nome do país e do Governo que o dirige. Uma pena.


Nenhum comentário: