sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quantos Anos são Onze Anos?

Lia no jornal noutro dia que enquanto eu escrevo "Lia no jornal noutro dia" o Samuelzinho recebe sem fazer nada 600 reais. Interessante... Assim como também acho interessante aquelas comparações com a felicidade alheia, coisas do tipo:

Com o Salário mensal do Eto'o pode-se comprar:
450.000 fuscas
680.000 camisas do Flamengo
1.890.000.010 camisas do Botafogo
450.000 horas semanais na Sala 1006 (um recanto de lazer aqui do prédio)
230.000.000.000 etecéteras e etecéteras.

Pois fiquei curioso em tratar da mesma forma a felicidade alheia, mas especificamente a felicidade do torcedor do Flamengo em relação ao torcedor do Botafogo. São 11 anos sem que o Flamengo saiba o que seja perder de seu rival em Campeonatos Brasileiros. Vamos lá?

Em onze anos você pode:
- Ficar 17 partidas sem vencer aquele rival que você considera como aqui-rival, o que dói muito mais;

- Tomar 21 gols nesses 17 jogos deste mesmo arqui-rival e fazer apenas 9 - que vergonha!;

- Ver seu arqui-rival ser duas vezes Tri-Campeão Estadual em finais contra o outro time que também se julga arqui-rival e contra você mesmo, que também se julga arqui-rival (o arqui-rival do Fla é o Flu);

- Verificar que a dívida de seu clube que era 70 milhões menor que a do seu arqui-rival passou a ser 40 milhões maior. E não entender porque no mesmo período a maior estrela de seu time foi o "Mago"  Maicossuel, enquanto que no cast de contratações de seu arqui-rival... bem, deixa pra lá, melhor não humilhar;

- E, finalmente, descobrir que enquanto a sua torcida diminui, a de seu arqui-rival cresce nacionalmente possuindo no Rio de Janeiro mais que o dobro da soma das demais equipes que se juntam a sua como arqui-rivais.

"Brincadeiras" a parte, Flamengo e Botafogo se enfrentam neste Domingo no Vazião numa realidade que difere da realidade de poucas semanas atrás. O Flamengo, que àquela época pleiteava a "intomável" vaga do Corinthians de líder do Campeonato, enfrenta um feroz Botafogo que ressurgiu da pasmaceira subindo a ladeira em pique acelerado e com força. O Botafogo, que pode até assumir o outrora sonho rubro-negro como realidade. Uma derrota do Timão e uma boa vitória do Fogão põem o alvinegro no topo da tabela, claro, dependendo do resultados dos jogos de Vasco e São Paulo. Sim, sei que Vasco e São Paulo jogam em casa contra times que lhes são inferiores, mas o esporte aqui é o futebol e, tudo pode acontecer, menos o Flamengo assumir a liderança nessa rodada.

Motivo de sobra para o Fogão partir com tudo para cima do Fla. Ao Flamengo restarão as cordas, penso eu. O time não se acerta - se acertou em lampejos no meio do certame - mas, já anda muito desentrosado, os jogadores andam cabisbaixos sentindo-se humilhados desde o episódio do "pum", enfim, o Flamengo está à míngua. O Botafogo não, está motivadíssimo. Uma vitória sobre o Flamengo, mesmo que não leve o Bota ao topo, ainda assim colocará o Glorioso com crachá vip nas primeiras colocações, deixando de cabelo em pé aqueles à sua frente.
Ao Flamengo uma vitória só não bastará. Bastaria se o adversário fosse o Corinthians ou o São Paulo. Porque o Botafogo - não que seja freguês (é freguês, de longa data) - é um adversário caseiro e a rivalidade Fla/Fogo nesta competição não é assim tão acirrada. São Paulo e Corinthians são fortes pleiteantes ao título, vencê-los levantaria a moral do grupo, sustentaria a cabeça do treinador e faria o Capitão Leo pedir que a Maior Torcida do Mundo esqueça os campeões mundiais, aqueles que fizeram dessa Torcida o que ela é hoje, para batermos palmas para o Deivid, o Wellinton e para o Luxemburgo. (Capitão Leo, pentes eu tenho aqui, falta só o senhor achar o macaco).

Eu só desejo duas coisas: A primeira é o óbvio: uma vitória acachapante do Flamengo com direito a lances humilhantes e goleada. A segunda "coisa" que desejo é que se for para perdermos, que percamos direito. Nada de 1 x 0! Tem de ser uma derrota para abalar e, quem sabe, desmoronar as estruturas (não precisa ser de 6, mas quem sabe de 4 - no bom sentido).
Vontade de ir ao Vazião eu tenho, mas este Flamengo ainda não jogou o suficiente para me fazer coçar a carteira. Quem sabe noutra oportunidade.

Uma de PVC:

Flamengo 4 x 0 Botafogo (humildemente, claro)

2 comentários:

Alan disse...

Aposto no em uma vitoria rubro negra embora para mim um empate seja mais interessante... rs.

Sei lá, estou com a sensação que o Ronaldinho Gaucho vai fazer o botafogo botafoguear... rs

Visão Desconexa disse...

Deus te ouça meu amigo!!

Estamos precisando, mas não tenho coragem de pegar trem, frio e ficar sem comer por esses caras que fecham com o profechô. Qdo o Flamengo voltar a ser Flamengo eu volto a ser torcedor de arquibancada (tiraram a geral!)

abraços e boa sorte para todos nós, menos para o Corinthians, Vasco, São Paulo e Botafogo.