segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Domingão de Futebol, hum!

Terei de ser aqui tão enfático quanto fui hoje com o chefe da redação: Chefe, eu tardo mas não falto. E cá estou eu para deixar minhas impressões sobre o que vi no Domingo do futebol carioca. 

Vi, ao menos no início promissor, o melhor pequeno em atuação contra um grande. Refiro-me ao Americano de Campos até que o Vasco enfiou a primeira bola. O time dos Garotinhos e dos Matheus enfrentava o  Vasco de igual para igual, inclusive sendo mais perigoso em seus ataques do que o Gigante da Colina. Pachola e Cia endiabravam as mentes pacatas de Renato Silva e Dedé, um azougue! A saída de jogo do time de Campos era sempre pelas laterais, sem chutões e com algumas jogadas de efeito - gostei muito do Americano, até o gol do Vasco.
O Vasco mostrou-se forte, como forte foi o Fluminense no Sábado - o Flamengo não foi forte, o Bonsucesso é que foi muito fraco. A organização vascaína foi tomando corpo aos poucos e as grandes atuações de Fagner e Dedé foram suficientes para ludibriar  o desentrosamento natural dos inícios de temporada (não concordo com essa tese). O Vasco errou muito no segundo tempo, mas o Americano já estava entregue pois o primeiro gol bagunçou toda a estrutura, sobrando apenas firulas em meio a pouca organização e objetivos mais claros.


O Botafogo...
O time mais organizado taticamente até aqui. Um primeiro tempo avassalador. O Fogão poderia ter resolvido tudo nos primeiros trinta minutos do primeiro tempo, mas não o fez. Como todo time do Botafogo que se preza o Glorioso de Oswaldo de Oliveira resolveu dar uma pequena chance ao azar. El Loco Abreu perdeu pênalti, mas em seguida deixou o Fogão comandando o placar. As chances surgiam eram desperdiçadas. Até que o Resende resolveu empatar a partida apimentando um segundo tempo que poderia ter sido menos trabalhoso. Na segunda etapa a organização alvinegra foi para o espaço. Ninguém se entendia. Maicosuel e Elkerson poderiam ter recebido uma bola cada um, tamanha a individualidade exagerada dos dois. Renato, melhor jogador da primeira etapa tava errando até "bom dia", mas o Botafogo ainda assim conseguiu vencer a frágil resistência do Resende e saiu, pelo menos, com a vitória que lhe era obrigatória.

Um Campeonato Estadual que nos deixa apenas uma certeza: os quatro chegarão juntos às semi finais, não há chance de um desses times pequenos, ao menos com o futebol apresentado até aqui, criar alguma dificuldade nem mesmo para o confuso Flamengo. Talvez o Boavista, não o vi jogar, mas há veteranos de respeito por lá.

Nenhum comentário: