segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reta de chegada, jogos importantes e decisivos...

É isso mesmo?

Não, não é. Quanto tempo faz que o nosso Canpeonato Brasileiro começou a ser disputado pelo número de pontos corridos (ganhos)? Sete anos? Acho que sim. Pois bem, faz sete anos e os disputantes dos Brasileiros até aqui, no ano de 2010 ainda não perceberam que todos os jogos, sem exceção, têm a mesma importância.
A imprensa tem sua grande parcela de culpa nesse relacionamento de clubes e torcedores com a realidade disvirtuada. Vivem endeusando os últimos confrontos como se apresentasse a proximidade do últio capítulo de uma novela, onde o vilçao seria desmascarado, os pobres ficariam ricos e metade do elenco se casaria com a outra metade. Mas não é assim. Se os jogos que faltam têm algum teor mais dramático foi exatamente porque no início do campeonato faltou essa mesma dramaticidade na disputa dos jogos.  Calma, exemplificarei e a imagem ficará mais nítida.
Vamos nos ater apenas nos líderes da competição. Vejam os jogos impressionantemente importantes (segundo a imprensa) que restam a cada um dos líderes.

Cruzeiro
Corinthians x Cruzeiro
Cruzeiro x Vasco
Flamengo x Cruzeiro
Cruzeiro x Palmeiras

Corinthians
Corinthians x cruzeiro
Vitória x Corinthians
Corinthians x Vasco
Goiás x Corinthians

Fluminense
Fluminense x Goiás
São Paulo x Fluminense
Palmeiras x Fluminense
Fluminense x Guarani

Minha nossa!! Quando ingressos serão vendidos em nome da importância desses jogos? E o PPV? Os times, agora desfalcados por motivos mil, terão de se desdobrar para vencerem os jogos dispostos acima. Mas por que não pensaram com essa mesma gana lá atrás, quando tinham os seus ótimos times com o elenco todo à disposição? Vamos ver? Dois joguinhos de cada um, em casa, apenas para que possamos apurar uma  diferença no resultado que os fizesse colocar as mãos na taça. Comecemos pelo líder:
 
Fluminense
Fluminense 1 x 1 Grêmio Prudente (oitava rodada)
Fluminense 0 x 3 Santos (vigésima oitava rodada)
Esses cinco pontinhos colocariam as mãos tricolores em volta da taça? E o cruzeiro?
 
Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Avaí (segunda rodada)
Cruzeiro 0 x 0 Grêmio Prudente (décima terceira rodada)
Olha, já estou achando que o rebaixamento do Grêmio Prudente precisa de revisão. E o Timão?
 
Corinthians
Corinthians 0 x 1 Grêmio (vigésima primeira rodada)
Corinthians 3 x 4 Atlético GO (vigésima nona rodada)
Lembrando que o turno o timão também não venceu o Grêmio Prudente. Jogo fora, mas em São Paulo)
 
Por que esses times, os líderes, não encararam esses jogos como decisões?  Ainda precisamos nos acostumar com a coisa do Ponto Corrido. Clubes organizados e desorganizados, todos desconhecem o fato de que o primeiro jogo decisivo de um campeonato disputado por pontos corridos, é o primeiro jogo da primeira rodada, seja lá contra quem for, aonde quer que se dê o jogo. Mas ninguém sabe disso.

Um comentário:

orlani Junior disse...

Talvez seria o costume do povo brasileiro que, em regra, deixa tudo para última hora. No futebol acredito não ser diferente, sempre acham que os últimos pontos é que fazem falta, que os últimos jogos são os mais importantes... Pura cultura nacional. Uma pena!

SRN