sábado, 3 de dezembro de 2011

A Alegria, a Tristeza e a Mediocridade

Uma última rodada incrivelmente terrível! Se tivessem dado ao capeta, ao Ricardo Teixeira ou mesmo ao Eurico Miranda a incumbência de sacanear todo mundo numa única rodada, duvido que algum desses rapazes citados acima conseguiria sacanear tanta gente ao mesmo tempo. Uma sacanagem o que Vasco e Flamengo podem fazer um com o outro, Coritiba e Atlético PR, Gale e Cruzeiro, Avaí e Figueirense, Palmeiras e Corinthians, enfim, sem contar o Bahia que pode sacanear logo dois de uma vez. Será um domingaço daqueles! 
A verdade é que o campeonato por pontos corridos ainda não foi entendido como deveria, o fosse e essa rodada seria uma rodada como outra qualquer. Basta você escolher qualuqer rodada do brasileiro deste ano e introduzir na mesma o "se". Se o Flamengo tivesse vencido o Bahia em casa, se o Botafogo tivesse vencido o América Mineiro, se o Vasco não tivesse sido goleado pelo quase rebaixado Cruzeiro, se o Fluminense...nossa, quantas derrotas desnecessárias teve o Fluminense! O engraçado é que dizem que o Flu se dá bem, por exemplo em relação ao Flamengo, pelo número de vitórias que obteve ao longo do campeonato. Mas reflita comigo... E se o Fluminense transformasse em empates cinco de suas inúmeras derrotas para equipes menores, onde estaria agora o nosso querido Fluzão?! É o negócio do "Se", não serve para nada a não ser quando o papo está no fim e ainda há cervejas esquentando na mesa.

Vamos ao título deste post de uma maneira mais direta.
Muitos torcedores hoje se verão envolvidos em alegria, tristeza e mediocridade, tudo na medida dos resultados de seu time do coração. Vou me ater ao torcedor do Mengão, eu.
Vencer o Vasco da Gama me fará alegre pelo fato do Mengão, com este resultado, conquistar a vaga para a Libertadores já na fase de grupos. Este resultado também me trará a tristeza de ter como certa a permanência de Luxemburgo no comando do Rubro-negro em 2012. Alegria e tristeza sentadas na mesma mesa. E a mediocridade? Bem, neste caso a mediocridade fica por conta do pensamento de gente como o lateral esquerdo do Fla, Júnior César. O Flamengo vencendo impedirá que o Vasco da Gama se torne Penta Campeão Brasileiro. Segundo Júnior César, essa é a motivação dele e de todo o grupo do Flamengo. Não é ser medíocre demais?
Mas e se o Flamengo tomar uma sova do Vascão, por exemplo, ser goleado por uns 5 x 0? Puxa... O Fla, muito provavelmente, não se classificaria para a Libertadores, tristeza; mas duvido muito que Luxemburgo sobreviveria ao after day, minha maior alegria. Neste caso a mediocridade poderia cair no colo do vascaíno que ao invés de comemorar seu título fosse zoar ruro-negro por não ter este se classificado à Libertadores. Sentimentos mil no melhor campeonato do Brasil!
Não sei ao certo, por não ter parado para analisar, se essas sensações estão envolvendo outras disputas nessa infernal ultima rodada, mas no caso do Flamengo amanhã... Não tenho como deixar de ficar alegre, triste e me sentir medíocre. E você?

Nenhum comentário: