sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!!! (?)

Claro, que não iria deixar você invadir o Ano Novo sem te dar aquele abraço e agradecer cada cliquezinho que você dispensou na intenção deste espaço. Sim, se você foi o Orlani e o Alan, que se atreveram a escrever por aqui, o abraço será então mais apertado ainda. Mas, se você não é daqueles que gosta de escrever, nem que seja para dar uma sacaneadinha num rubro-negro carente de maiores alegrias... Sinta-se abraçado também!

O Ano Véio se vai deixando suas marcas pelo caminho. Marcas felizes para alguns, marcas não tão boas de lembrar para outros. Sempre lembrando que estamos no mundinho sem compromissos mais sérios do futebol. Se na vida doída as coisas não foram tão boas para você... Pô, torço para que o Ano Novo resolva seu problema, alimente de realidade suas expectativas. Torço mesmo, ainda que você seja um vascaíno querendo ser campeão da Libertadores, por exemplo. Ano Novo, Ano Velho, Ano Velho, Ano Novo... O que ficou? O que te espera? Já parou para pensar nisso, ou a caipirinha ainda não te deu uma folga?

O Ano Véio vascaíno deixou ótimas lembranças, mesmo com o triste episódio do Ricardo Gomes. Ricardo que soube tratar o Carioca de 2011 como uma excelente pré-temporada para armar o time que seria Campeão da Copa do Brasil e que faria uma campanha tão vibrante no Brasileirão e na Sul Americana. O Vasco só perdeu esses títulos porque seus adversários diretos ou foram mais regulares que ele, no caso o Corinthians, ou foram mesmo melhores que ele, aqui a Universidad de Chile, melhor time sul americano de 2011. Mas o torcedor cruzmaltinho termina o ano com um gostinho de vencedor na boca, mesmo tendo vencido um título no meio do ano. 
O Ano Novo do Vascão, que promete, quem sabe, um Ricardo Gomes restabelecido, leva antes mesmo de se iniciar um grande craque do Vascão/2011. Não amigos, não me refiro ao Elton, mas sim ao Rodrigo Caetano. Supervisor, ou Diretor de Futebol que meteu um "caô" para ir trabalhar nas Laranjeiras.
Na página de possíveis contratações vascaínas para o Ano Novo (Globo.com) não há nada demais além de rumores de idas e vindas. Dedé indo e Osvaldo do Ceará vindo aparecem como as possibilidades mais interessantes. O cruzmaltino terá de esperar por novidades. O time é bom, mas o ano que vem será mais duro para o Vasco do que o ano que está de partida.


Nas Laranjeiras... Bem, o Ano Véio Tricolor foi bom demais! Punido pela espera exagerada pela chegada de seu treinador, o Fluminense não poderia desejar nada mesmo de melhor no ano que se finda. Fluminense que para mim já é o melhor plantel nacional para 2012. Abel demorou, chegou e o time custou a engrenar. Mas em momentos do Brasileiro, já em sua parte final, o Fluzão dava a impressão de que atropelaria. O problema foi a inconstância dessa impressão que esbarrou, por exemplo, no poderoso Coelho Mineiro - calo Tricolor  de 2011. Essa Libertadores foi um prêmio necessário às expectativas do Fluminense para 2012. Repito, não consigo identificar um elenco tão bom quanto o Tricolor. Elenco esse reforçado pelo traíra vascaíno Rodrigo Caetano. Vejo no Globo.com que Diogo e Fernando Bob foram embora. Olha, não são jogadores de primeira linha mas, para compor um elenco para a temporada, são duas excelentes peças. O importante é que o Tricolor tenha paciência com o retorno do time aos gramados. Que saiba dar o valor que o Estadual merece e que saiba focar a Libertadores para gastar seu dim dim com o ingresso.


Libertadores que pode se transformar na redenção do Mengão queridão do Penidão da Tupi! Libertadores cuja vaga foi conquistada às duras penas pelos "Apaches" de Luxemburgo, verdadeiros guerreiros desgovernados. O Flamengo, apesar de ter conseguido algo muito parecido ao que conseguiu o torcedor vascaíno, termina 2011 com um gostinho de ferro na boca, um sentimento insosso de quem ganhou porque deixara ganhar - tipo o Hexa Campeonato conquistado com gol de Angelim e David Braz (pior que isso só mesmo um Tetra com Dunga e Mauro Silva!) Por que esse gosto amargo? Ora, porque em momento algum o Flamengo deu indícios de que conquistaria nada este ano, nem mesmo no Estadual,  conquistado de  maneira invicta este ano. Passei o ano inteiro pedindo a cabeça de Luxemburgo e dona Patrícia não me ouviu. Por isso temo pelo nosso 2012. Luxemburgo não tem nada de John Cusak. 
Por falar em 2012... Caramba! Luxemburgo, Gaúcho, William, Aírton, Deivid, David, Wellinton, Luxemburgo, Rodrigo Alvim, Fernando, Luxemburgo, Leo Moura, Patrícia Amorim, Luxemburgo. Sei não, mas esse Potosi poderá ser o início do fim do mundo rubro-negro. Fora isso, Vagner Love... eu não tenho mais paciência, e você?


E o Fogão? Que queda foi aquela no final do Brasileirão?!! O Botafogo esteve algumas vezes para assumir a liderança do brasileiro e não seria apenas pela quantidade de pontos não, o Fogão estava com a bola toda, metendo dois a zero no Campeão em sua casa, enquadrando o Timão em  São Paulo. Mas, como há coisas que só acontecem com o Botafogo, em nenhuma das oportunidades pelo próprio Botafogo criadas, o time conseguiu mostrar-se merecedor de um destino melhor do que o que recebeu no final. 
Não sei, mas não gosto do Botafogo quando os alvinegros se transvestem de donos-da-cocada-preta, prefiro a coisa mais Joel Santana. Aliás, este elenco nas mãos de Joel teria dado um caldo muito melhor, claro, se o Loco Abreu se comportasse como jogador de futebol, não como jornalista e muito menos como técnico. 
O que o alvinegro, sempre ressabiado, pode esperar para seu 2012?  Só um momento...Andrezinho chegando e Cortês vazando... Sei não, me parece que a coisa dependerá muito mais de um Joel Santana do que dessas mudanças no elenco do Fogão. Gosto muito do Andrezinho, mas cobriram a cabeça e deixaram os pés ao relento. Tomara que o bom Oswaldo de Oliveira saiba aproveitar melhor que Caio Jr o que o Fogão conseguir manter no elenco. Um elenco bom, para um time, não para uma temporada.  O 10 é Andrezinho, mas se o meio campo se machucar... Somália parece estar de partida. 

Bem meu amigo, minha amiga, foram essas resumidas impressões que marcaram minhas lembranças nesse ano que depois de amanhã morará em nosso passado. As contratações e as manutenções de elencos parecem ainda muito imaturas para poderem dar ao torcedor esperanças ou desesperos para este 2012 que vem por aí.
O importante será poder encontrá-lo por aqui novamente, rindo, chorando (saudades do Lúcio Flávio), xingando, achincalhando, me sacaneando, concordando ou não, mas por aqui, juntos. Em homenagem ao 2011 que nos deixa, escrevo este texto assistindo ao jogo dos amigos do Zico. Uma ode ao passado, aos passados, aos inesquecíveis. Parabéns a quem venceu em 2011!

Feliz 2012!!!!

2 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Que nós tenhamos um feliz 2012 nas outras áreas, já que no futebol vai ser muito, muitíssimo improvável.

Falando em jogo das estrelas... Zico! Tem algo que esse cara meta a mão que dê errado? Meu sonho é vê-lo presidente e Radamés Latari vice ou com cargo de gerência.

SRN

Visão Desconexa disse...

Radamés... Tnha me esquecido desse cara!! Gente boníssima e rubro-negro de coração, não de carteira de dinheiro e nem de movimentos de torcidas. Um cara do bem.

O engraçado é que minha fé reside no improvável. É claro que é provável que o que não deu muito certo em 2011 vá ser ainda pior em 2012, mas e o improvável, o imponderável? Tô com eles e não abro!!!

Um grande abraço meu amigo, muita saúde para poder viajar muito mais em 2012 e manter aquele sorrisão de Janeiro a Dezembro, você merece.