Ufa!! Terminou! Terminou o Campeonato Brasileiro mais emocionante dos últimos tempos. Com o Corinthians como Penta Campeão Brasileiro, chega ao fim um Brasileiro que veio num embalo equilibradíssimo até a penúltima rodada mas, que apesar do equilíbrio, termina com o campeão possuindo dez pontos a frente do quarto colocado.
Engraçado o sentimento, a sensação que o Corinthians passa a quel o analisa de fora. O time tem por trás de si um efetivo que deixaria o Capitão Nascimento de cabelos em pé, pedindo pra sair já na segunda rodada. Mas o Corinthians está há dois anos entre os quatro melhores times dos brasileiros que disputou. Como questionar com certeza absoluta de que realmente há conspirações e favorecimentos ao Timão. Não dá. Não parabenizo, mas não questiono o campeão.
Parabéns dou ao Futebol Carioca. Caso o Botafogo não tivesse entrado em parafuso na reta final do campeonato, o Futebol Carioca teria colocado todos os seus grandes na Libertadores, seria algo inédito e muito importante para o Estado, para o futebol daqui.
Vasco, Fluminense e Flamengo, nesta ordem, precisam, apesar de seus percalços, terem reconhecidos os seus esforços pelas campanhas conquistadas desde o início do Brasileiro, no caso do Vasco e do Flamengo, na temporada inteira, Uma vez que o primeiro foi Campeão da Copa do Brasil e o outro, Campeão Estadual. Uma temporada vencedora para essas duas equipes.
Um campeonato emocionante! O mais importante na minha opinião é que o torcedor vai aos poucos entendendo, apesar das emoções naturais das rodadas finais, que a primeira rodada vale tanto quanto a última. Talvez essa sensação traga mais torcedores aos estádios no início dos próximos campeonatos. Um campeonato que coroou, como é mesmo a intenção de um campeonato por pontos corridos, a regularidade e não o lampejo. Lampejos remetem a campeonatos fracos, como foi o de 2009, vencido pelo Mengão. Esse foi bom, não foi ainda um campeonato de alto nível técnico, mas foi um campeonato de jogos inesquecíveis; nisso já barrou os demais. Vamos dar pitacos sobre os times e suas campanhas?
Os rebaixados.
Por incrível que pareça não entendo o Avaí terminar o campeonato como último colocado. O time do ótimo Lincoln fez partidas excelente não só no Brasileiro, mas no restante da temporada também.
O América Mineiro, que me desculpem os torcedores do Coelho, mas não se trata de um time de Primeira Divisão. Não, não dá para disputar um Campeonato Brasileiro com Fábio Júnior comandando o ataque. Tinha mesmo de descer o nosso simpático Coelho Mineiro.
Já o Vozão...Bem, não sou Mãe Dinah mas previ a queda do Ceará ao deixar escorrer por minha boca um lamento em forma de veneno quando o Ceará eliminou o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo da Copa d Brasil. Disse eu, assim que o árbitro apitou o fim do Fla naquela competição: Caramba, esse técnico mequetrefe conseguiu ser eliminado por um time que na metade do Brasileiro já estará eliminado, conduzido de volta à Segunda Divisão!!!!! Fiquei uma arara e ali, exatamente naquele instante, minhas suspeitas em relação ao treinador do Fla ganharam certeza. Mas isso é uma outra história.
O Atlético Paranaense é um Botafogo às avessas. O Fogão sempre ameaça chegar e não chega, o Furacão, sempre ameaça descer e não desce. Não descia. Vai com toda justiça para uma Segundona que poderá lhe ser cruel no ano que vem. Talvez seja o time com melhor poder de se reforçar para o próximo ano, mas esse poder não é o mesmo de um Cruzeiro, um Atlético Mg, um Vasco. Esses desceram mais ou menos garantidos que voltariam, assim como o Corinthians, mas o time de Paulo Bayer... Sei não, como dizia minha amiga Sandy&Júnior, ah, ah, vai ter que rebolar.
O Cruzeiro e o Atlético Mineiro... Que vergonha! O Estado das belas Minas Gerais merece melhores representantes no campeonato nacional de futebol. Não pode ser assim! Campanhas bisonhas, tanto de um como de outro, quase trouxeram ao torcedor mineiro um ano para ficar na história. Houve um momento no campeonato que se imaginava uma queda tripla, com o América, o Galo e a Raposa descendo sem chances de salvação. Mais o futebol faz pelos seus e a mineirada estará por aí no ano que vem, entrando mais uma vez como fortes candidatos ao título de campeão, ao mesmo tempo que entram como candidatos ao sufoco para escapar do rebaixamento, como acontece com todo time brasileiro grande que se preze. O times de Minas não disputarão nem a Sul Americana, maus presságios para o próximo ano, sob o aspecto financeiro. Terão de encarar a Copa do Brasil com faca no dente.
Bahia e Atlético Goianiense, estão aí dois times que merecem os parabéns pelo desempenho no Brasileiro. Suas torcidas têm muito o que comemorar, pois os dois times disputarão no próximo ano uma competição internacional, fato que, sinceramente, não sei quanto tempo faz não acontece comesses dois clubes. O Baêa é um time de tradição nacional, já foi Campeão Brasileiro e também já foi um osso duríssimo de roer no passado remoto. O Atlético Goianiense nem tanto. Por conta dessa diferença, um parabéns especial para cada um.
O clube baiano passou por maus momentos em sua história ao descer à segunda divisão e terceira também. Um clube entregue nas mãos de maus gestores e que quase acabava se acostumando com seu apequenamento técnico e estrutural. A sorte do Bahia é ter a torcida que tem, uma torcida que nunca, jamais entregou a rapadura, até porque rapadura é coisa de nordestino e baiano é baiano, não é nordestino.
O Atlético Goianiense, nas mãos no intragável Hélio dos Anjos, que acha que o Goiás é do mesmo tamanho do Flamengo, foi um dos times que nos presenteou com atuações impecáveis. Na vitória contra o Mengão, uma goleada inapelável na casa do rival e mesmo na derrota para o Campeão Brasileiro, o time de Goiás mostrou que pode sim, se manter ali na meiuca e ir se desenvolvendo aos poucos, para roubar lugar daqueles times grandes com temporadas de pequenos.
Grêmio, Palmeiras, Santos, Botafogo e São Paulo... O times grandes de temporadas pequenas aos quais me referi no texto logo acima. Uma vergonha atrás da outra. O Santos se explica, talvez, porque o Vasco, também garantido na Libertadores desde o meio do ano não tenha abandonado o certame como fez Neymar e sua trupe. Um outro motivo de descrever como vergonhosa a campanha santista foi o fato do Santos ter sim, ameaçado se reerguer depois do fiasco perdoado pela Libertadores. Mas o fiasco continuou, culminando com a goleada de hoje. Goleada imposta pelo São Paulo, o sujo, que goleou o mal-lavado. São Paulo, ex clube organizado de do estado homônimo que neste campeonato contou com três treinadores. Confusões dentro e fora do campo tiraram o Tricolor Paulista da Libertadores, lugar cativo há não sei quantas temporadas. Uma Libertadores sem o São Paulo... soa esquisito.
Palmeiras e Grêmio foram bisonhos o ano inteiro e não poderíamos esperar nada diferente no Brasileiro. Sacanagem o plantel que entregaram ao Felipão para que este fizesse algo que prestasse. Não foi possível, assim como aconteceu com o Grêmio. Mas o Tricolor Imortal tem lá sua culpa no cartório mais chegada a diretoria. Celso Roth... nem com o Barcelona esse cara conseguiria ganhar minha simpatia e nem um campeonato qualquer. Truncado como seu treinador, o Grêmio apenas tentou atrapalhar a vida de seus rivais locais e nacionais, mas nem isso conseguiu. E convenhamos, o Brasileiro fica mais charmoso com um Palmeiras e um Grêmio fortes.
O Botafogo... O que houve com o Fogão? O Glorioso, que em certo momento do campeonato jogava o futebol mais vistoso e confiável. Sua torcida não merece passar pelo vexame que passará em 2012, quando será o único grande carioca a não disputar a Libertadores. Um vexame que somente o Flamengo poderá igualar - explico depois, noutro post.
Pela segunda vez a Diretoria alvinegra, cantada e decantada por eles mesmos, os botafoguenses, tropeça nos próprios passos e nas próprias escolhas. Escutaram demais Loco Abreu. Loco Abreu que já ajudara a derrubar Joel Santana, que ano passado tirou leite de pedra, este ano bagunçou o coreto alvinegro com a pressão sobre o fraco Caio Jr. Um plantel muito bom, com jogadores excelentes no setor mais importante de qualquer equipe, o meio campo, não foi suficiente para segurar a onda do Fogão. A Libertadores que parecia certa foi por água abaixo. A diretoria prometeu encontrar os responsáveis pelos fiascos de 2011... Haja espelho!
Parabéns no meio da tabela só mesmo para o Coritiba e o Figueirense. Dois times pelos quais nenhum níquel seria apostado no início do certame, mas que até o final grudaram seus torcedores nas telinhas e nos radinhos mil espalhados pelo Brasil. A temporada do Coxa foi ainda melhor que a do Figueira, que se comportou melhor no Brasileirão. O Coritiba voou no início do ano jogando tal e qual um carrossel alviverde derrotando uns e goleando outros sem dó e nem piedade. O Palmeiras tomou de seis num jogo que poderia facilmente ter tomado de oito, nove ou dez. O Coxa brilhou e deixou sua torcida satisfeita e animada para 2012, ainda mais sabedora que é que o Paraná agora tem apenas o Coritiba na Primeira Divisão. O Coxa revelou ótimos jogadores, como Rafinha. Já o Figueira nos deixou como legado o reconhecimento para Jorginho, ex assessor de Dunga e, agora sim, um treinador brasileiro dos mais promissores. Não sei se Jorginho emplaca em algum time de mair expressão nacional já no início do ano, mas, qualquer estadual mais amargo e a cabeça caída será imediatamente substituída pela marra competente de Jorginho. Podem apostar.Por muito pouco esses dois belos trabalhos não foram premiados com uma vaga na Libertadores.
Fluminense e Internacional. Aqui começam as congratulações. Dois timaços muito bem treinados e com jogadores de dar gosto de ver jogar. Pagar ingressos para assistir a D'Alessandro e Deco tocando a bola para Fred e Leandro Damião... Que torcidas tem tamanha alegria? A do Mengão não tem. Mas esses dois timaços claudicaram o campeonato inteiro. O Fluzão, é verdade, fez um segundo turno impecável, mas o primeiro turno... Puxa vida, quase que Abel era degolado depois de três meses de espera por sua estréia. Mas o Flu se acertou e é forte candidato ao Estadual e à Libertadores também. Outro candidato forte a tudo, ao menos no inicio da temporada, é o Internacional de Porto Alegre. Um elenco de primeira linha que, se mantido, dará ao torcedor colorado muitas alegrias. Foram campanhas bisonhas carregadas nas costas pelos fortes elencos que as duas equipes possuem. Bons presságios.
Flamengo e Vasco da Gama... Noutro post.
5 comentários:
Escrevi um post enorme e o computador deu pau. Será que foi aceito?
Não vou reescrever então desejo, um feliz natal para vc e sua familia, Orlani e familia e as visitas do Blog.
Escrevi um post enorme e o computador deu pau. Será que foi aceito?
Não vou reescrever então desejo, um feliz natal para vc e sua familia, Orlani e familia e as visitas do Blog.
Como "não vai reescrever!!?" Eu exijo!
Brincadeira meu amigo. Aqui neste espaço você escreve o que quiser, até nada, se for o caso.
Um excelente final de ano para você também, para sua família, enfim. Melhor sorte para nossos clubes no ano que vem. Se quiser trocamos de técnicopara começarmos o ano com novas expectativas.
rsrsrsr Que amigo hein!!
Abraços!!!
Visão, meu caro!
Alan, camarada!
Acabou-se o que era doce (no caso do Flamengo nunca foi), agora o Timão é penta, melhor do que o Vasco não acham? O Vasco fez um bom papel, colocou o RJ lá em cima de novo, mas como vice, que é o que importa.
Nessa volta das férias, meio devagar, tentando organizar as coisas, atualizar meu blog - ainda bem que é só quando viajo, acho que não conseguiria atualizar sempre - passo aqui para deixar um ótimo 2012 e que a Libertadores seja bem melhor do que o brasileiro - para o Flu, porque pelo visto Luxa, Veloso, Deivid, R. Abreu, r10, a patota toda vai continuar...
Hoje vi o programa Cartão Verde, da Tv Cultura, foi só sobre o Sócrates, muito emocionante, os caras - Wladir Lemos, Victor Birner, Xico Sá, Juca Kfouri e Dan Stulbach - fizeram um "desprograma" como dizia o magro. Muito bom!
Agora em ritmo de férias/festas vamos passar aqui mais demoradamente, sem aquele "compromisso" de todos os dias.
A gente se fala!
SRN
A gente se fala, a gente de lê e, quem sabe, um dia a gente se vê para entornarmos juntos uma e outras.
Enquanto isso... Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo para os dois e para "todos" os wque por aqui passma ou não. Um lugar melhor com coisas melhores e pessoas melhores para todos nós!!
Abraços
Postar um comentário