Sem nada para fazer... Olho na página do Globo.com/Flamengo... nada. Nem uma contratãozinha e nem menção de contrataçõeszonas. Saudades do Kleber Leite. Triste, não? Ah sim, a esta altura do campeonato o Mengão já estaria anunciando Messi, Riquelme, Imbrah, Tenório (esse sou eu, jogo muito meu filho!), e aquele dentuço que já jogou um bocado. Temos de ser justos, o cara contratou uma vez o maior jogador do mundo no ano, Romário! Hoje... nada. Dona Patrícia se contentou com sua mega aquisição aquática e acha que tudo está bem. Olha Dona Patrícia, a senhora me desculpe, mas esta é a impressão que eu capto da ausência de suas atitudes voltadas para o esporte bretão. O Flamengo sempre comandou as manchetes dos jornais esportivos. Claro, muitos sonhos e poucas realidades, mas assim é o Flamengo. E quando um de seus sonhos se transforma em realidade... Até a cidade fica mais radiante, ensolarada, mesmo na chuva. Mais um "Atualizar"... nada. o Carioca já está para começar! Carioca? Largo um pouco meus sonhos e desejos para dirigir minha atenção ao site da FERJ - Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Ôpa!! Tabela do Carioca liberada!! Vamos ver...
Descubro que Campeonato Carioca começará, ou seja, terá seu início, fará sua estréia, debutará, será inaugurado, numa quarta-feira de Janeiro, mais precisamente no dia 19. Um clássico para inaugurar tão importante competição? Um Vasco e Flamengo? Negatoff.
Em plena quarta-feira, 19 de Janeiro, às 17 horas, na exuberante Bacaxá, Boavista e América farão o jogo inaugural do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Futebol do ano de 2010. Caracoles!!
Alguém além do José Trajano e de alguns funcionários do Majestoso Estádio do Bacaxá estará prestando atenção a esta partida? Pelo amor de Deus!! Por que tamanho desprezo para com a tradional competição? Seria Ricardo Teixeira fazendo escola no seu jeitinho doce de detestar o futebol? Ruben Lopes da Costa Filho, esse é o nome da criança esperança, do menino prodígio, mentor de tamanho acinte.
Tudo bem, talvez um pequeno descuido na confecção da tabela. Vamos ao regulamento, à filosofia e à tabela em sua totalidade.
Dia e horário dos jogos, a Tabela.
O primeiro clássico... Quarta Rodada. Antes disso... nada. Jogos com grandes contra pequenos povoam as primeiras rodadas. Espera-se que os grandes não tenham maiores problemas para vencer seus compromissos iniciais. Exceção feita ao Campeão Brasileiro de 2010, todos os demais grandes estreiam em casa. Diria um dirigente tricolor: Desalmado o senhor hein, Sr Ruben Lopes! Mas a vida segue.
Percebo que na terceira rodada o Flamengo manda seu jogo contra o Americano no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Por quê?
Chegamos à quarta rodada e o primeiro clássico. Tomara que Flamengo e Vasco tenha cumprido suas obrigações até aqui. Sabe, o jogo é no Engenhão, às 19:30 hrs, nu Domingo... Será que o Sr Ruben ainda tem dúvidas sobre o constante esvaziamento do Engenhão? Por que o maior clássico carioca (em número de público) não é disputado como manda a tradição, às 17 horas? Vamos continuar na tabela e procurar aspectos filosóficos de quem imaginou este campeonato.
O segundo clássico chega apenas na sexta rodada. Fluminense e Botafogo se enfrentam no mesmo Bat-Estádio, no mesmo Bat-Canal, para você assistir no mesmo PPV. Aliás, o torcedor do Macaé não assina PPV, ao menos não deveria sssinar, pois apenas quando enfrentar os grandes sua camisa aparecerá na telinha. E você, patrocinador, colocará dim dim no Macaé? Não precisa mané, a prefeitura coloca.
São exatos 56 jogos até às semifinais e apenas dois clássicos. É para rir ou para chorar?
A Taça Rio segue na mesma toada. E aí deciframos a filosofia desta ofensa em forma de campeonato.
Filosofia
Nenhum time grande jogará nos Estádios da Rua Bariri, no Marrentão, Conselheito Ghalvão, Godofredo Cruz e nem no Estádio do Trabalhador. Os jogos serão de ida sem volta. O Olaria vai ao Flamengo, mas o Flamengo não lhe dará a forra na Bariri. A filosofia:
Se esses quatro times grandes não se classificarem para as semifinais... Uma vergonha!
Regulamento
§ 5º - A FERJ poderá antecipar ou adiar qualquer jogo constante da tabela, bem como alterar
horários, para compatibilizar ou adequar à programação relativa ao contrato da televisão,
desde que solicitado, expressamente, pela empresa detentora dos direitos televisivos ou,
ainda, a seu critério, ou em casos fortuitos ou de força maior.
Os mágicos de Oz têm de entender que o PPV ainda é caro e excludente e, que depois da novela o povão vai dormir para poder pegar no batente no dia seguinte. Ou seja, será mais um fracassado e injusto Campeonato Carioca repleto de times insignificantes e que nada de bom trarão ao Carioca.
É Gabriel, Victor... demorará mais um pouquinho para retornarmos ao Vazião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário