quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Parece Propaganda, mas... Sei lá, acho que é.

 Pois bem, muito está se cobrando sobre a nova contratação do Flamengo, o nosso querido dentuço, Ronaldinho Gaúcho. Sim, acho mesmo que se deve cobrar, e cobrar muito. Mas cobrar lá na arquibancada, torcendo, empurrando e, se achar por bem, xingando também. Não podemos é confundir cobrança com algazarra, tumulto e badernalismos. Mas... que se cobre. A imprensa também deve cobrar, e está cobrando. Cobrando antecipadamente. Antecipadamente como cobram alguns torcedores mais céticos - eu, por exemplo. Será que Ronaldinho dará certo? Será que Thiago Neves perderá esse jeitinho bambi de ser e encarnará a alma rubro-negra de jogar futebol?
E nos demais times, será que Felipe e Carlos Alberto deixarão o chinelinho de lado? Será que Fred e Deco acompanharão Conca na disposição e na técnica apresentada em 2010? E no Fogão... Calma aí, deixe-me procurar por um craque no Fogão... Será que Joel Santana levará mais um Estadual no bolso? E no Brasileiro, Libertadores, título?
Enfim, são tantas as cobranças... Mas isso faz parte do "ser torcedor". O cara tem mesmo que cobrar. Dirigentes e clubes têm as suas obrigações para com cada equipe das quais fazem parte. Ora, mas e o torcedor, esse não tem de fazer nada para que a Cia dê certo? Claro que tem!!

Para início de conversa, o projeto Ronaldinho Gaúcho, para dar mesmo certo, precisa contar com a boa vontade do jogador para que este desenvolva em campo um futebol que hoje em dia mora apenas na saudade dos amantes da bola. Faz tempo que Ronaldinho não joga de Ronaldinho. Mas há a outra parte desse "dar certo": o retorno financeiro que esse cara precisa dar aos investidores e, principalmente, ao clube. Para isso a torcida precisa comparecer com suas obrigações: PPV, idas ao estádio e a compra de camisas. A Torcida do Flamengo precisa comprar camisas e produtos licenciados com a marca Flamengo/Ronaldinho Gaúcho. Recordes precisam ser batidos. Ora, o Flamengo bateu recordes na transação que trouxe o jogador, então a Torcida, que pediu o jogador, precisa comparecer dando o retorno financeiro desejado. O Rubro-Negro precisa ter a sua camisa do Mengão em casa. Somente assim o projeto será viabilizado e o jogador poderá ser cobrado em campo. Não há outra forma. Essa postura não serve apenas para o Flamengo.
As torcidas de Vasco, Botafogo e principalmente o Fluminense precisam comparecer com suas obrigações de torcedor. As mesmas expostas acima. Não é fácil para esses clubes manterem seus atletas com salários em dia, condições de treinamento adequadas, enfim, são inúmeros compromissos que custam caro. Isso mal feito, o retorno também será ruim, reflete no campo. Aí o torcedor quer comparecer gritando e espinafrando a tudo e a todos. Isso quando não partem para imbecilidades maiores. Mas e a sua parte torcedor, você fez direitinho? Ronaldinho Gaúcho, Botinelli, Thiago Neves, Conca, Fred, Deco, Felipe, Louco Abreu, Carlos Alberto... precisam ser cobrados, mas o Torcedor precisa garantir o direito de cobrar e esse direito se adquiri quando compramos e gastamos nosso suado dim dim comprando produtos e serviços  oficiais de nossos clubes, sejam camisas, chaveiros, PPV, ingressos, enfim, qualquer coisa que beneficie seu clube e, consequentemente, os jogadores que aplaudiremos ou xingaremos em 2011.

Nenhum comentário: