quinta-feira, 30 de junho de 2011

Flamengo x Botafogo x Vasco

Os três times cariocas entraram em campo hoje para defender aquilo que suas camisas representam. Entraram em campo também para acariciar ou apedrejar as expectativas de suas torcidas. Pois o único que fez um belo carinho em qualquer expectativa com a qual se possa sonhar foi o Fogão. Mas vamos esquartejar do inferno em direção ao céu.

O Flamengo

Puxa, eu estava ansioso e prontinho para trocar a enquete deste blog que, de uma maneira nada sutil, pede a cabecinha do Luxemburgo que já está à frente do Flamengo faz 9 meses e até agora não fez nascer um time titular e nem um pequenino convencimento de que o torcedor pode sair de casa, levar 200 reais para o estádio com seus filhos perturbando, que ele irá se divertir. Não dá para apostar um níquel neste time do Flamengo repleto de jogadores renomados e caros.
O América Mineiro foi, coletivamente apreciando, melhor que o Flamengo durante o jogo inteiro - enquanto esteve com 11 jogadores em campo, óbvio. O time mineiro entrou no gramado respeitando demais quem não pede para ser respeitado. Mas, o América conta em suas fileiras com um jogador veterano, o Fábio Jr. Ele chamou os cabeças da equipe e o treinador para uma rápida conferência e lhes passou o seguinte: "Esse time vestido de Flamengo não é o Flamengo, ao menos não é aquele Flamengo que o mundo aprendeu a admirar. Este é o time do Luxemburgo e do Ronaldinho Gaúcho, vamos lá acabar com essa farofa!!"
E foi o que o América fez. Sem dificuldade alguma passou o cerol no 1 x 0 que lhe era desfavorável e virou justamente uma partida que a partir dessa mudança de postura parecia caminhar para a vitória dos mineiros.
Leo Moura, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Júnior César, Deivid... Essa turminha não estava jogando nada. Apenas Angelim, Luís Antônio e Williams se esforçavam para honrar seus nomes e o Manto que vestiam. Ah, tem o Wellington!!! Mas alguém já viu um jogador de futebol "incomentável"? É esse cara. Por favor, me poupem!!
Apenas após a expulsão do jogador do América o Flamengo passou a ameaçar o empate que se arrastava para o final da partida com algumas faíscas de possibilidade de uma vitória mineira. Logo após a expulsão Luxemburgo começou a fazer o que dele se espera há 9 meses: encheu o time de atacantes e jogadores que decidem. Bottinelli e Negueba entraram em campo. O primeiro é craque e joga melhor que Ronaldinho Gaúcho (ao menos que este Ronaldinho Gaúcho), o segundo, futuro craque, quando entra desanda com o adversário e abre espaços para que os "molengóides" possam tentar algo diferente. Foi o que aconteceu. Com Negueba o Flamengo começou a ameaçar o adversário e com Bottinelli, Ronaldinho fez o que de Deivid se espera: um gol com o goleiro estatelado à sua frente. Gol de Bottinelli.
Mais uma partida na qual o Fla não convenceu. Quem convenceu? Ronaldinho convenceu que não está nem aí para o Flamengo e Luxemburgo convenceu que minha enquete deve permanecer aonde está, apesar do número enorme de votos já apurados.



O Vasco

Não vi o jogo do Vasco. Não sei se Diego Souza jogou, ou se entrou em campo e não jogou. Não sei porque Éder Luís não foi acionado em contra-ataques perigosos... Aliás. sei sim. Sei que do outro lado estava um cara capaz de aprontar pra cima de adversários considerados favoritos por jogarem em seus domínios. Do outro lado estava Joel Santana, eterno futuro treinador de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Tentarei ver  o tape do jogo hoje, mas certamente Joel dividiu ali, pau a pau, a responsabilidade pela vitória com qualquer Montillo que esteve em campo ontem.



O Botafogo

Este é o melhor time do Rio no Brasileiro. Não me refiro à tabela e, mesmo que a tabela não refletisse isto, ainda assim, o futebol do Rio de Janeiro está melhor representado neste brasileiro pelo nosso alvinegro mais ilustre e tradicional.
Jogando contra o São Paulo, em São Paulo, como se estivesse treinando contra os reservas dos juniores, o Botafogo partiu para cima do Tricolor Paulista desde o início da partida. Atuações destacadíssimas de Maicosuel (perdi a conta de quantas canetas Juan tomou desse cara) e de Elkerson. Esse cara não está carregando o Fogão nas costas porque o time de Caio Júnior tem jogado bem em todos os setores do time, mas o Elkerson é, em minha opinião, o jogador destaque desse brasileiro até aqui. Um achado! Duvido que o Fogão imaginasse que esse cara jogasse isso tudo. Mas está jogando. Foi dele o primeiro gol, mai um FRANGASSO de Mister Magoo.
A partir do gol o que se viu foi um Botafogo de de maneira regular dominava as ações e seu adversário sem muito esforço. O time paulista e nenhum momento ameaçou este domínio, esta vitória. Vitória que poderia ter sido de mais, caso o Botafogo assim desejasse. Não desejou.
Quanto tempo tem Caio Jr de Botafogo? Não sei precisar sem ume pesquisa rápida, mas sei que não tem nem metade dos nove meses de Luxemburgo à frente do Mengão. Pois o Botafogo já tem um time titular, já tem padrão de jogo e, o melhor, suas expectativas são as melhores. NO ano passado o Fogão frequentou a parte alta da tabela sem saber ao certo o que fazia lá. Hoje a realidade é outra, o Botafogo tem cara de G4. 

Nenhum comentário: