quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Transcoritibano chega para subir a Colina


Os Transcoritibanos (Site Os Geraldinos)

Média de 2,52 gols por partida, campanha de longa invencibilidade na temporada que chegou a ter 26 vitórias seguidas, Campeão Paranaense, este é o Transcoritibano que deseja subir os trilhos da Colina amanhã, quando começará a disputar com o Gigante desta Colina a final da Copa do Brasil. Coritiba e Vasco fazem um jogo onde o tempo pode ser determinante para que se conheça, talvez já amanhã, o campeão da Copa do Brasil de 2011.
Não abestado, não me refiro às condições meteorológicas, nem aos 180 minutos desta disputa, refiro-me ao tempo que já passou. Não entendeu ainda? Pois bem, não deveria, mas vou tentar me fazer entender.
Quem é o favorito para essa disputa? Ah, vai ficar aí, em cima do muro? O favorito é o Vasco de Ricardo Gomes. É sim! Mas, não seria páreo para o mesmo Coritiba se o jogo fosse disputado, por exemplo, no mês passado, à época em que o Coritiba ganhava até par-ou-ímpar. Um mês é pouco. Talvez um mês e meio, dois meses - melhor assim? Que seja. O Coritiba que venceu o Palmeiras por 6 x 0 trucidaria o Vascão sem dó nem piedade em Curitiba e em São Januário também. Mas o passado, como diria minha secretária de cabelos bem claros, passou. A curvas de outrora não são mais as mesmas. O Coritiba virou seu arco de cabeça para baixo e vai colecionando resultados incoerentes com o motivo pelo qual enfrentará o cruzmaltino amanhã. Já o Vascão de Ricardo Gomes vive maré serena, apesar da ressaca das belas praias de minha querida Niterói. Até o time reserva do Vasco é líder do Brasileiro, com aquele medalhão de bicheiro cravado em 100% estampado no peito de bela campanha. Culpa de quem? Ora, de seu treinador, que recebeu os jogadores com a auto-estima na pindaíba fazendo campanha de 100% às avessas no Carioca. O Vasco estava ameaçado de ser rebaixado no Carioca, hoje é um dos melhores times do país.
Em minha modesta opinião a Fla-Coxa já pode recolher suas faixas sem mesmo desfraldá-las, aqueles que acham que o Vascão não deixará escapar mais um Vice Campeonato já podem mirar seu olho gordo noutra freguesia, e o policiamento do Couto Pereira já pode ligar o radinho para pedir reforços, essa Copa do Brasil, com influência imensa do tempo, já está no papo do Vascão da Gama, e tenho dito. 





14 comentários:

Neto disse...

Eduardo,
Sou colega da WeDo da Luanara.
Parabéns pelo blog.
Sei que você está torcendo pelo Coxa, mas hoje vai dar VASCÃO!!!

Abraço.
Neto.

Alan disse...

Verei o jogo... rssss. Não ando dando muita sorte na arte da secação.. rs

Visão Desconexa disse...

Fala Neto!!!!

Ô rapaz, quem disse que eu vou torcer pelo Coxa?!! Não acredite em tudo o que a Luanara conta por aí.
Vamos lá, tentarei ser sincero aqui. Sou de uma geração que começou a torcer pelo Mengão quando o rival-mor do Fla ainda era o Flu. Mas aí veio o Vascão de Dinamite e dinamitou essa rivalidade. Dinamite no campo, Calçada e seu assecla, Eurico Miranda, fora insuflavam as torcidas a cada jogo,a cada decisão - e foram muitas. Eu, adolescente, odiava o Vasco - sempre respeitei seus craques, mas aquela camisa... Era a rivalidade em seu ápice. O Vascão esmoreceu, deixou de freqüentar as finais e foi substituído pelo Fogão. Mas, desculpem os Botafoguenses, o Botafogo não tem "envergadura moral" para ser rival de ninguém. Na verdade, o Fogão precisa desesperadamente resgatar a imagem que ficou em seu passado, esse sim, glorioso.
Com o forçado amadurecimento por conta da idade fui aprendendo a ser mais flexível em relação aos rivais, hoje mais divididos entre os três. Não tenho mais raiva do Vasco, o Botafogo nunca me incomodou e, torci mais que muitos tricolores por aí na campanha da fuga do rebaixamento. Cara, me peguei socando o ar (que ninguém nos escute) quando Fluminense metia seus gols salvadores. Foi bonito demais. Hoje eu gostaria muito que o meu Flamengo fizesse jogos como alguns que vi o Vasco fazer. tenho simpatia pelas belas atuações seja lá de que time for.
Torcer e socar o ar pelo Vasco... Difícil, mas torcer contra também não irei. Mas claro, trago arraigado em mim as alegrias e os sofrimentos de outrora. Se o vasco papar mais um vice... Não entre no Blog, sua simpatia por este espaço irá parar no brejo.
Desde já agradeço pelas palavras acima e te desejo sorte nessa final. Hoje sou mais Rio de Janeiro do que "anti-qualquer-coisa"

Visão Desconexa disse...

E aí Alan!!

Como não!?? Rapaz, sua secação é "das braba". Tenho certeza que a azeitona que havia no cérebro do Fernando foi influenciada por você na hora em que ele olhou para um lado e deu a bola do outro, no pé do adversário. Aquilo foi macumba, tenho certeza!!!

rarar Veja o jogo meu fio, vai ser um jogo tenso. O resultado, qualquer que seja, me dará motivos para sorrir - e para você? É do contra? Tenho certeza que o Orlani a essa hora está em casa de "Painho" rsrsrsrs ABraços amigo!

Alan disse...

Fala Visão, torço contra o vasco... rs A mágoa com o Eurico de outrora é muito forte... rs

Tomara que o Neto retorne mais vezes, teremos um representante do vasco para zuar e ser zuado por aqui... rs

Visão Desconexa disse...

Alan!

Mágoa do Eurico?! O champangne estava "avinagrado"?

O Neto voltar... Pô, então vamos torcer pro Vascão vencer!!!!!!

Alan disse...

Recordar é viver... rs... As viradas de mesa com o apoio do Eurico não me deixaram magoados apesar de mesmo sem querer ele ter ajudado em algo que me envergonha até hoje.

Ocorre que na terceira divisão éramos cachorro morto eo Eurico resolveu tripudiar da gente e o fez pela imprensa.

Tempo passa, e memória de torcedor e igual de mulher, jamais esquece...hahahahhahahhaha

Visão Desconexa disse...

Se não me falha a memória (se tem alguma coisa que falha aqui é a memória), mas se não me falha a memória neste ano do tripudiar o Vasco perdeu do Fluminense de 1 x 0 em pleno São Januário na disputa de alguma coisa importante, e aqui a memória me falha. Lembro apenas que assisti ao jogo e Felipe, então estrela vascaína, foi o principal motivo da derrota do Vascão. Do You remember? (favor responder em português, pois as palavras que eu sabia em inglês esqueci todas)

Abraços

Alan disse...

Não me recordo... Eu me recordo de uma copa do Brasil que a gente se classificou empatando em São Januario e eu torci que nem louco. Ali eu sabia que o Flu podia voltar a ser grande... Faz parte de um post que um dia irei fazer sobre o top 10 do Flu... rs

Visão Desconexa disse...

Se foi um empate em 1 x 1, foi esse o jogo.

Acho que foi a partir desse jogo que meu último fiapo de desdém pelo Fluzão se foi. Como eu disse lá em cima ao Neto, já me peguei dando soco no ar em gols do Fluminense. Só não corri até a janela sacudindo minha filha e xingando todo mundo como faço nos gols do Flamengo, mas estou quase lá. O problema é que a moleca tá crescendo rápido.

Alan disse...

Minha memoria afetiva registra que foi um dois a dois. Tenho que confirmar, Naquele tempo não tão distante, eu acompanhava jogos no rádio ainda e me recordo de ter acabado o jogo quase ajoelhado escutando... rs


Quanto ao seu comportamento enquanto torcedor, acho que vc, eu e mais alguns ainda fazem parte daqueles tempos que rivalidade é respeito pelo outro time, conversar sobre futebol é discutir o jogo e não que o seu time tem maconheiro, viado, etc.


Cresci com uma tia que me doutrinou a ser anti flamenguista, com o tempo aprendi que ser apenas tricolor é mais gostoso e adorar futebol mais ainda.

Rivalidades faz parte mas nada além disso... rs

Visão Desconexa disse...

Verdade essa questão do torcedor...

O excesso de rivalidade é prejudicial em todas as frentes. Se o cara for uma anta, será uma espécie rara de anta, uma anta que morte e dá soco. Desaprovo isso. meus filhos estão afastados do Estádio por conta disso. Eu até os levo, mas eles não se interessam em viver esse tipo de adrenalina por o que para eles ainda é um jogo de futebol.

Quem se excede no sentimento de rivalidade acaba se tornando torcedor de seu rival. Vibra não porque seu time fez um gol, mas porque o adversário, seu rival, o tomou. Quando o Flamengo toma um gol fico triste porque o Flamengo tomou um gol e não porque o Ceará fez esse gol.

abraços!

Orlani Júnior disse...

Só pra registrar:
1. Preparando para concentração do jogo, acabei de chegar do trabalho e a partir de 20h30min não faço mais nada a não ser carregas as energias negativas contra eles.
2. Hoje vai ser 1a3 Coxa
E quem sabe não dá Cerro de quebra pra Muricy deixar de ser tonto.
SRN

Visão Desconexa disse...

Pô Orlani!!!!

Cara, preciso que você me forneça os 54 números possíveis da Mega Sena - claro, o que sobrar é nosso!! rsrsrs

Abraços!!