quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quatro Realidades Opostas

Realidades opostas, sim, quatro.Assim vivem atualmente os quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. Clubes que no passado recente costumavam andar de mãos dadas a uma realidade comum. Sei lá, acho que até 2007, quando o Flamengo arrancou da Zona do Rebaixamento no Brasileiro daquele ano para conquistar uma vaga na Libertadores, os clubes cariocas morriam juntos Brasileiro após Brasileiro, vexame após vexame. Claro, alguém era Campeão Carioca, não havia como fugir disso, mas Copa do Brasil, Brasileiro e a "infrequentável" Libertadores... nessas competições era fiasco atrás de fiasco - na Copa do Brasil a então! Mas aí o Mengão arrancou em 2007 e os outros vieram atrás. Sim, o Vascão foi rebaixado em 2008, mas o Futebol Carioca deu uma melhorada. Em 2009 o Fla foi Campeão Brasileiro, em 2010 o Fluzão. Ano passado o Vasco venceu a Copa do Brasil.  Hoje os clubes cariocas vivem em realidades opostas, ou no mínimo, muito diferente.


Botafogo 1 x 2 Vitória
O que é isso companheiro? O Glorioso não poderia ser eliminado assim da Copa do Brasil, em casa, para o Vitória, não poderia! Nem mesmo após o cerol aplicado pelo Tricolor no último domingo. O Botafogo tem um bom time - principalmente se você comparar o Botafogo ao Vitória - e jogava em casa, ao lado de sua torcida e protegido por um bom resultado obtido em Salvador. Pois é, mais o Botafogo perdeu, foi eliminado e juntar-se-à ao Flamengo em gozo de merecidas férias. Merecidas sim!
Em primeiro lugar o time do valentão Oswaldo de Oliveira não poderia ter tomado a sova que tomou contra o Fluminense. Ao começar a perder o jogo e perceber a superioridade de seu adversário, o Glorioso, através de orientações de seu treinador, deveria se postar numa zona protegida, para, digamos, perder de pouco. Mas o Botafogo não fez isso. Viu diante de si um boxeador peso pesado e baixou a guarda achando que se esquivaria com rapidez. Pimba! No meio do queixo.
Cabisbaixo, num jogo que teve em Jefferson a melhor figura em campo, o Glorioso conseguiu ser eliminado pelo poderoso Vitória jogando mal, pior que o time baiano.
A realidade alvinegra é no mínimo estranha, infactível. O time é bom, bem organizado e vez ou outra até mesmo encanta sua torcida com atuações convincentes - exemplos os jogos contra o Bangu e o Vasco da Gama - mas, o Fogão está de férias, esta é a sua realidade, igual a do Flamengo - parecida, acho que nem parecida é, por isso é estranha. Mas é a realidade do Fogão. Agora só no Brasileiro e, Oswaldinho meu amigo, não parta para cima do Fluminense porque nada é tão ruim que não possa piorar nem que seja um pouquinho.


Lanus 2 x 1 Vasco da Gama
É isso aí companheiro!!!!! Não pense você amigo ouvinte que é fácil tirar uma vaga de Libertadores na Argentina, principalmente na Nova Iguaçu da Baixada Bomborenense (disse ontem o Luís Roberto, na narração da Globo, que Lanus é como se fosse a New Iguaçu argentina) mas, não pense você que é fácil ir à Nova Iguaçu da Baixada Bomborenense  e eliminar o time de lá da Libertadores da América. Não é. Nem ganhar de alguém na Nova Iguaçu tupiniquim é tarefa fácil, imagine contra aqueles hermanos marrentos que temos por lá. O Vascão da Gama foi Machão da Gama. Sim, arriscou tudo quando recuou após conseguir o seu gol, arriscou muito, mas mesmo assim sustentou o placar que levaria a decisão aos pênaltis.
Essa é a realidade vascaína. É, foi. Foi aquilo, exatamente, o que o time comandado por Cristovão mostrou ontem em campo. Um time bom, bem organizado e aguerrido, unido no objetivo comum, quando a situação assim necessita. Assim é o Vasco e a torcida do Vasco se une a qualquer causa, saindo de casa para acompanhar as façanhas de sua equipe. O Vasco, aparentemente, precisa brigar mais que o Botafogo para conseguir suas metas, e briga. Bela a realidade vascaína.


Fluminense x Internacional
Que beleza hein companheiro!! E aí torcedor do Fluzão, qual será a realidade Tricolor lá pelas 11 horas de hoje? Aposto numa realidade muito mais brilhante que as expostas até aqui. O Fluminense não é o Santos - está 4 x 0 (5) para o Santos sobre o Bolivar), o Flu não é o Santos, mas é aquele que do Santos mais se aproxima. Um time repleto de craques que nem sempre se mostram craques em campo. Todavia, quando a responsabilidade chama, os caras acham uma cabine vazia, se vestem com seus uniformes de super-heróis e dão conta do recado, de qualquer recado. Por isso, acredito que hoje a realidade do Tricolor será de sorriso no rosto e cordas vocais prejudicadas. São os legítimos Campeões Cariocas e vencendo o Internacional logo mais acabarão revelando sua identidade secreta de heróis que são. Sim, por que essa "identidade secreta"? Porque ne sempre o Fluzão faz o que dele se espera. A realidade do Fluminense no Carioca estava se tornando rubro-negra rapidamente e o elenco Tricolor não poderia permitir que isso ocorresse, e não permitiu.
A realidade Tricolor ainda aparece por trás de uma cortina, para aqueles que são mais céticos, mas nas frestas dessa cortina há um brilho estonteante que pode abrilhantar o futebol carioca neste ano de 2012. O Fluminense, por exemplo, é para mim o único time capaz de bater o time de Muricy Ramalho na atualidade. Essa é a realidade meu filho!


Flamengo (da Nação Rubro-negra) 0  x 10 Flamengo (dos Amorins)
Companheiro... Esqueça-me cacete!!!!

A realidade Rubro-negra exclui o rubro. Uma vergonha! Uma não, várias. O torcedor rival, aquele do Arco-íris deve estar fulo da vida. Encarnar em rubro-negro perdeu a graça.
Júlio César, Amaral, Ibson e Cáceres... Meu Deus!! O Flamengo prepara um timaço para o Brasileiro!!! Dona Patrícia Amorin... olha o que a senhora está fazendo com o Clube que diz amar. Acho que a senhora não ama na verdade o Clube, a senhora deve amar os Torcedores e, em determinadas épocas. Se a senhora amasse mesmo o Flamengo, o time do Flamengo, a senhora nem cogitaria a possibilidade de pagar a cachaça do Adriano, mas a senhora sabe que esse ano é um ano especial - acho que a senhora contrataria até o Bispo Macedo! O Flamengo está acabando - o seu Flamengo está acabando. A realidade atual do Flamengo mudará, talvez no longo prazo, uma vez que a diretoria do Fla está mandando o curto e o médio prazo para o inferno, mas a realidade do Fla mudará.
Estou impressionado com a Torcida do Flamengo, em como essa Torcida está encarando a realidade de hoje e a de amanhã do Mais Querido do Brasil. Não há movimento. Ninguém protesta e nem se coça. Não choramos, não pixamos e nem nos comportamos como se o mundo estivesse acabando. Sabem por quê? Porque a Torcida do Flamengo tem noção do tamanho do Clube, do Time e sabe que gente como esta que está pintando a realidade atual do Fla passa, seca, morre, some - O Flamengo tem mais de cem anos e mais de quarenta milhões de torcedores!
Não bastasse a falta de empenho para mudar a realidade no curto prazo, digo em relação ao time propriamente dito, o Flamengo sinaliza com Zinho para melhorar as coisas no Departamento de Futebol. Zinho deve ser muito competente para assumir a frente do Flamengo diante do ratões da Federação Carioca. E em relação ao elenco... Este bando que ora representa o Flamengo só vive na gandaia e são acariciados diariamente pela atual diretoria e, de uma maneira mais próxima, pelo Papai Joel. Agora chega o Zinho...

Zinho - Hei, Ronaldinho, Leo Moura, Negueba, Vagner Love, Luís Antônio, onde os senhores pensam que vão a essa hora?!!! O senhores estão concentrados!!!


R10 -  Pô Zinho, a gente tá pensando em ir lá no São Nunca. Tá cheio de "Periteiras e Chuteiretes!!"


Zinho - Periteiras? Chuteiretes?


Negueba -  Ô Seu Zin é mistura de periguete com Maria-Chuteira!


Zinho, com veemência e voz alta - Negativo!!!! Pôrra!! Ô Ronaldo, isso aqui é Flamengo e, Flamengo é Flamengo!! Pôrra nenhuma!!  Hoje rubro-negro que é flamenguista tem de estar na Nuth, cacete!!! Tem um hip-hop misturado com sertanejo do cacete! E tem mais, quem manda nessa zorra aqui sou eu!!!

É essa a realidade esperada pelo rubro-negro mais bem-humorado. O rubro-negro cego, ou "fechado com certo" (leia-se certo = a Patrícia Amorin, Cap. Leo e outras pessoas menos conhecidas e transparentes que estão arrasando o Flamengo no momento), ainda acha que há bobos no futebol. Pois meu amigo venezuelano que torce pelo Mengão já me disse que não sai de casa para ver essa lambança e nem compra camisa do Flamengo enquanto essa gente estiver por lá. Agora estão colocando no mercado material esportivo com o Ronaldinho Gaúcho como tema. Só podem estar brincando com a realidade... A única coisa que eu compraria com o R10 como tema seriam portas, de saída. Portas da frente, de trás, não importa. Importa que sejam de saída.

Agora com vossa licença irei dar mais atenção a realidade santista - tá 8 x 0.


Nenhum comentário: