Acompanhando o noticiário esportivo na busca daquilo que possa estar fazendo o meu time para que o segundo semestre seja menos sem vergonha que o primeiro, me deparo com as seguintes notícias: "Flamengo tenta trocar Bottinelli por zagueiro Victorino do Cruzeiro." "Depois de se preparar técnica e fisicamente desde a derrota para o Vasco na semi-final da Taça Rio, time titular do Flamengo vence o Nova Iguaçu por 1 x 0, gol de Bottinelli." O Ronaldinho Gaúcho tem mercado fora dos portões da Gávea?
Esqueça o que você leu acima, afinal de contas este post se propôs a falar sério, não foi mesmo?
Fluminense x Botafogo
Sei não... Fluminense ou Botafogo...? Bem, dentro das expectativas forjadas no universo dos clássicos que são clássicos e como clássicos não nos permitem maiores expectativas, ou pelo menos expectativas definidas a favor deste ou daquele time, meu palpite, no chutão mesmo, é pelo Botafogo. Na verdade calcarei este meu prognochute numa perspectiva subjetiva ♫ que não tem a menor pretensão de acontecer ♫. E que perspectiva seria esta? Seria o fato de o Botafogo está com a mente mais leve em relação à outra competição que disputa concomitantemente ao Carioca. O Fluzão deve estar de antenas, decodificadores e conversores digitais ligados no Internacional, parada duríssima para sua continuação na Libertadores. E o Fogão, bem o Botafogo já entra classificado no confronto contra o Vitória por uma vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil, uma competição com apelo menor que a competição continental. É só por isso que acho que o Glorioso leva vantagem, digo, pode se dar melhor no confronto de logo mais.
Há o aspecto técnico que envolve as equipes, sim, eu sei que há. Todavia, há também nítidas diferenças entre o comportamento das duas equipes que, diria eu, ainda reforçam o Botafogo como provável vencedor do embate. Senão vejamos;
A Super Rádio Tupi, mas precisamente dentro do programa Bola em Jogo, que começa todos os domingos ao meio-dia, costuma realizar um Quem-é-Quem antes de clássicos dominicais. Num confronto desta natureza seria, seria não, será até covardia. O Fluminense goleará o Botafogo, pelo simples fato de que individualmente o Fluzão é muito superior ao Fogão, não há dúvidas. Entretanto, Abel sofre de "Wanderleitite" e até agora não conseguiu mostrar um Fluminense convincente à sua Torcida. Sim, isso aconteceu, mas foi de maneira esporádica e sempre nos deixando a impressão de que o resultado, a atuação, foi muito mais provocada pela individualidade de alguns jogadores do Tricolor do que propriamente por alguma indicação tática de Abelão. Já Botafogo funciona no sentido inverso da apresentação e das possibilidades do Flu.
As peças mais renomadas do Glorioso não se comparam as do Tricolor. O time do Fogão é muito mais modesto. O time e o elenco inteiro. Caio no lugar de qualquer um é coisa dos tempos do Natalino em General Severiano. Mas Oswaldo de Oliveira já deu uma cara ao Botafogo e, se não é uma cara bonita, maquiadinho pode até dar belo caldo. Aliás tem sido prazeroso ver o Botafogo em campo.Taticamente sou mais o Botafogo. Mas existem táticas para anular outras táticas, por isso não pode haver uma previsibilidade mais concisa no resultado do jogo de logo mais.
Sei lá... Se puder jogo num triplo, mas se não puder, perco no Fogão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário