Inicia-se a segunda semana mais esperada no universo do futebol tupiniquim. No próximo Sábado, mais precisamente às dezoito e trinta, começa o Campeonato Brasileiro de 2011. A semana mais esperada, a partir desta, óbvio, será a de 04 de Dezembro, data em que o Brasileirão termina. Torcidas comemorando, sorrindo, torcidas se desesperando, chorando, enfim, finalmente começa o ano do futebol no Brasil - graças a Deus!!
Parabéns a todos os campeões estaduais: Flamengo, Inter, Santos, Cruzeiro, Coritiba, Ceará, etc, etc... Ênfase para o Santos, que além de ter passado o carro, o bonde, a carroça e o trem no Paulistão deste ano é ainda o único clube brasileiro a representar o país na Libertadores.
Você me acompanha em uma olhadinha em cada um dos candidatos ao título, ao rebaixamento e ao ostracismo da metade da tabela? Vamos lá, pela ordem(alfabética).
América Mineiro (Flávio, Micão, Preto e Gabriel; Sheslon, Dudu, Amaral, Irênio e Carleto; Eliandro e Fábio Júnior)
Vindo de duas derrotas para o Atlético Mineiro no campeonato vencido pelo Cruzeiro, o Coelho, que empatou em amistoso recente com o Botafogo, vem aparentemente fazer figuração no Brasileiro. É um daqueles times que o torcedor, o jornalista, o matemático, enfim, todos os palpiteiros do país já condenam ao virtual rebaixamento. Preconceito? Claro! Ah, mas é o América Mineiro e, ao menos que ele suplante sua própria história na esfera nacional... brigará mesmo para não cair. Não se confundam, eu disse esfera nacional, pois no ambiente mineiro´o América já foi, e, é o único clube a vencer seu Estadual por dez vezes consecutivas. Isso não é pouca coisa, mas...
O Coelho estréia no Domingo às 18:30 contra o Bahia. Deve vencer seu primeiro jogo. Depois na sequência sai para enfrentar o Vasco, recebe o Inter e visita o Avaí. Vida dura.
Atlético Goianiense (Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Ramalho, Rômulo e Anailson; Felipe e Marcão)
O Bi Campeão goiano também merece os nossos claps, claps, claps e deve mesmo curtir o momento histórico. Doze vezes campeão de seu estado, o Dragão de Goiás receberá na primeira rodada o time sensação do Brasil no primeiro semestre, o Coritiba. Barbas de molho. Aliás, nosso querido Dragão já dançou este ano para o Coxa, foi na Copa do Brasil. Uma derrota em casa e outra fora acabaram com as chances do Atlético de continuar na competição. Um time comandado por Anailson não pode ter muitas pretensões numa competição tão difícil, mas este será o Dragão, ao menos até que o técnico caia e os reforços cheguem. Depois do Coritiba fora de casa o Dragão recebe o Flu, vai à Santa Catarina tentar não perder do Figueirense e retorna aos seus domínios para enfrentar o Vovô Cearense. Tabela boa, a dificuldade está nos problemas pessoais.
Atlético Mineiro (Renan Ribeiro; Patrick, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Serginho, Fillipe Soutto e Renan Oliveira; Giovanni Augusto, Mancine e Magno Alves)
O Galo Mineiro faz tempo não realiza nada nacionalmente que se possa levar em consideração. Aliás, o último feito nacional do Galo foi ter ido à Segundona. Nossa, criou-se um carma sobre o campeão brasileiro de 1971 que nunca mais saiu de cima. Sim, o Atlético já teve vice campeões de se tirar o chapéu, mas não é o caso desse vice campeão de hoje - de hoje mesmo. O Galo acaba de entregar a rapadura para seu maior rival. Pode ser que eu me engane e o futebol é sacana demais com quem faz previsões, mas acho que o Galo não ficará entre os quatro, nem entre os de baixo e muito menos entre os de cima. A estréia é no sábado, às 18:30 contra seu homônimo paranaense em casa. Depois o Galo saí para enfrentar o Avaí, recebe em casa o Inter e o São Paulo. Uma excelente tabelinha para tentar desesperadamente ficar entre os dez primeiros.
Atlético Paranaense (Renan Rocha; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Robston e Paulo Roberto; Paulo Baier, Branquinho e Guerron)
Time eliminado pelo Vasco da Gama não pode ter maiores pretensões para disputar um dificílimo Campeonato Brasileiro. Brincadeiras reais a parte, o time do encarnado Paulo Baier, do veloz Guerron e da promessa (sic) Branquinho, não deverá fazer o que normalmente os Atléticos Paranaenses fazem no Brasileiro; o campeão brasileiro de 2001 - e lá se vão dez aninhos - deverá ficar do décimo ao décimo quinto lugar, por ali, sem perturbar e nem ser perturbado. O Furacão estréia fora de seus domínios contra o Galo; depois recebe o Grêmio, saí para tentar derrotar o Palmeiras e abre o salão para receber o Campeão Carioca. Sei não, mas acho que o Flamengo e o Grêmio comerão grama enquanto que a calmaria deverá permear os sonhos do Galo e do Verdão.
Avaí (Renan, Revson, Bruno e Gustavo Bastos; Diego Orlando, Marcinho Guerreiro, Estrada, Marquinhos e Romano; William e Juninho)
Futuro algoz dos cruzmaltinos, o Leão da Ilha a continuar com esse poder de fogo caseiro poderá fazer estragos irrecuperáveis no Brasileirão. Vencer o time de Guga na Ressacada não é tarefa das mais fáceis, haja vista o que passou na última quarta-feira o ótimo time do São Paulo. Rivaldo soltando marimbondos, Carpegianni perdendo sua cabeça e o São Paulo eliminado. O Avaí não deu chances ao tricolor paulista. Sim, tratava-se de uma partida de volta da Copa do Brasil, era vencer ou vencer, mas... O Avaí se continuar assim poderá ser a surpresa do Brasileiro. Ano passado andou tirando pontos de equipes grandes também fora de casa. Não arrisco nada no Avaí, pode ser como também pode não ser, sem que isso seja algo espantoso. Sei que o Vasco, se não resolver sua vidinha direitinho em São Janu comerá o pão amassado pelo lafranhudo no próximo confronto. Marquinhos está jogando muito. Acha que joga mais do que realmente joga, mas está jogando e comandando muito bem o meio campo do Leão. O primeiro a sentir o poder de fogo do Avaí será o Mais Querido, no Vazião, no sábado às 18:30. Sorte do Flamengo que o Avaí estará ainda de olhos gordos na Copa do Brasil, provavelmente virá ao Rio com seu time reserva. Depois os adversários do Avaí serão, pela ordem: Atlético Mineiro em Casa, Santos fora e América Mineiro na Ressacada. Boa tabela para um bom Avaí. Vamos ver.
Bahia (Omar; Jancarlos, Titi, Danny Morais e Ávine; Marcone, Camacho, Lulinha e Gabriel; Garrincha e Souza)
O que um time que não conseguiu disputar a final do Baiano deste ano, foi eliminado pelo Atlético Paranaense com uma sonora goleada de 5 x 0, e que tem um técnico que chama Jobson de Garrincha (para mim o Garrincha gostava apenas de pinga e passarinho), pretende fazer no Campeonato Brasileiro. Sim, tudo já caminhava a passos lentos para o Z4, mas aí o Bahia contrata o Marcelo Lomba!! Pra que acelerar o passo rumo ao abismo?! Brincedeirinhas deixadas de lado, o Bahia de Renê Simões não parece assustar ninguém. Vou ver o Camacho, jogador que jogou pelo Fla e, o Jobson, claro, enquanto estiver em campo. Mas não acho que o Bahia permanecerá entre nós em 2012. O Tricolor Baiano estréia na tarde do próximo domingo na casa do Coelho Mineiro, depois recebe o Mengão, para em seguida viajar até Rio Grande do Sul, para jogar contra o poderoso Grêmio no Olímpico e volta para casa para depenar o Galo Mineiro, Ópa i ó!
Botafogo (Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Arévalo, Lucas Zen, Thiago Galhardo e Cidinho; Caio e Alex)
Este time aí em cima enfrentou o América Mineiro no último amistoso disputado pelo Fogão antes da estréia no Brasileiro. Entrarão no time no decorrer do campeonato, Maicosuel, Éverton, Herrera e Loco Abreu. Arévalo tem se mostrado insatisfeito com o jeito de jogar do brasileiro, já ouvi dizerem que deseja sair. Loco Abreu... esse cara acha que é o que gostaria de ser. Sei não... Mas acho que o Rio de Janeiro cortará o maior dobrado aqui, com este seu representante. O elenco do Fogão é muito fraco e não vejo reforços de peso chegando. Andrezinho e Gilberto... ! Por favor, como diriam minhas notas de cinquenta: Me poupe! Joel Santana poderia fazer alguma coisa de aproveitável com esse elenco, mas Caio Portter Jr... Esse não tem a capacidade daquele a quem substituiu. Temo pelo Fogão. Sim, futebol e uma "caixinha de surpresas", mas o campeonato é longo e surpresas desse tipo tendem a brigar para não cair.
Ceará (Fernando Henrique; Boiadeiro, Erivelton, Fabrício e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo; Washington e Iarley)
O Vovô Cearense, também conhecido nos meios ferroviários como Carroça de Rapadura, precisa abrir o olho. Eliminou o Flamengo da Copa do Brasil não no Ceará, mas sim no Vazião, quando venceu o Flamengo que jogou muito mal, enquanto seu adversário jogou muito... Muito nada, jogou normalzinho, tocando a bola para o lado, assim como é o futebol de seu principal articulador de jogadas, Geraldo. Um time cujo cérebro é o Geraldo não pode estar pensando muito sério. Acho que o ano do Ceará acabou. Deverá tomar duas sovas do Coritiba e brigará uma luta desigual para não retornar à Segundona, de onde jamais deveria ter saído. Raiva porque eliminou o Mengão? Claro!
O Ceará estréia contra o Vasco da Gama em casa. Time que poderá enfrentar novamente na Copa do Brasil, caso chova no deserto e domingo caia numa terça. O jogo será às 18:30 do próximo sábado. Depois o Vovô sai para enfrentar o Internacional, campeão gaúcho, para posteriormente receber o Botafogo. Depois do Botafogo em casa, o Atlético Goianiense fora. O Ceará a esta altura deverá ser o lanterninha do brasileiro.
Corinthians (Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César e Jorge Henrique; Dentinho e Liedson)
Uma incógnita. Time o Corinthians tem. Dinheiro parece não ser o problema. Estrutura, também parece fazer parte do cotidiano do Timão. Treinador... Não é dos melhores, mas está longe de ser um mau treinador. Então por que o Corinthians conheceu o Tolima daquele jeito e acaba de ganhar um vice campeonato contra um time esbagaçado pelo cansaço como está o time do Santos? Sei lá!! O Timão tem um excelente plantel e ainda espera por um Adriano que ninguém sabe ao certo o que foi fazer em São Paulo. Com Adriano querendo aparecer o timão poderá ser ainda mais forte. Penso que ficará durante o campeonato frequentando o Top Five. Resta saber se será o Top Five do Brasileiro ou do CQC, fazendo papelões dignos de piada. O time pelo qual torce Ronaldo Fenômeno estreará no domingo próximo na casa do Grêmio - osso duro. Depois recebe o Coritiba disputando Copa do Brasil, que poderá enfrentar o Timão com seus reservas e, após o Coxa, sai para visitar o Mengão. Encerra essa primeira participação recebendo o atual Campeão Brasileiro. Top Five.
Coritiba (Edson Bastos; Jonas, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Leandro Donizeti, Leo Gago, Rafinha e Davi; Anderson Aquino e Bill)
Todo mundo conhece o Bill! Todo mundo conhece o Bill? Sim, já ouvi falar, mas se passar por mim na rua... só olharei se estiver com a patroa certamente maravilhosa - sabe como é, pagodeiro e jogador de futebol... Até o Amaral conseguiu se arrumar direitinho! - mas, este time ainda desconhecido do Coritiba foi a sensação do primeiro semestre no futebol brasileiro. Nem Santos e nem Cruzeiro, o melhor futebol que vi foi do Coritiba frente ao Palmeiras: 6 x 0, inapeláveis. O treinador Marcelo Oliveira está fazendo o futebol sorrir. Seu time joga para frente e não descansa mesmo quando o placar lhe favorece. O Coxa ficou 24 partidas sem saber o que era perder ou empatar, uma invencibilidade impressionante! O Coritiba deverá eliminar com facilidade o Ceará, mas deverá poupar seus titulares nos primeiros jogos do Brasileiro. Isso mistura um pouco minha mente na hora de prever o início coritibano. Não sei o que dizer, então não digo nada. O Coxa estréia contra O Atlético Goianiense na próxima tarde de Domingo. Um time titular ganharia facilmente a partida, os reservas... Não sei. Depois o Coritiba sai para tentar a sorte diante do Corinthians, recebe o Vasco e encerra o início contra o Botafogo no Engenhão. Boa tabela para os titulares do Coxa, tabela para liderança do campeonato. Mas com os reservas... Não sei!!!!!!!
Cruzeiro ( Fábio; Leandro Guerreito, Gil, Victorino e Éverton; Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto e Róger; Thiago Ribeiro e Wallyson)
Este time do Cruzeiro sagrou-se neste domingo Campeão Mineiro diante de seu eterno e maior rival, o Galo. 2 x 0. Está aí o segundo melhor time do Brasil. Este Cruzeiro ainda conta em suas fileiras com jogadores como os meias Montillo e Fabrício, além de um tal de Dudu que joga o fino endiabrado. O ex pé-frio, mas eterno chorão, Cuca comanda esses excelentes e bem treinados jogadores de futebol. O tropeço sobre o Once Caldas parece mesmo ter sido um acidente de percurso que, é verdade, acabou com o percurso, mas não demoveu o Cruzeiro de seu caminho vitorioso. Certamente fará bom papel no Brasileiro, sendo um dos principais favoritos ao título. Estréia contra o Figueirense fora de casa. Não sei como está o Figueira, mas lá nunca foi mesmo muito fácil. Depois recebe o Palmeiras, sai para enfrentar o Fluminense e retorna à BH para enfrentar o Santos, considerado por muitos o melhor do Brasil. Uma tabela terrível, mas se a Raposa passar bem por ela... Que vai segurar lá na frente?
Figueirense (Ricardo; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Wellington Nem; Heber e Reinaldo)
Pronto, já conheço o Figueira, o terror do Orlando Scarpelli. Além da moçada disposta acima, que já conta com Reinaldo, há ainda no plantel alvinegro os bons jogadores Lenny, Coutinho e Joílson, todos conhecidos do público fluminense. Especula-se ainda as contratações de Aloísio e Victor Simões, além de Fernandão. Um time de medalhões e jogadores rodados que pode dar certo como pode não dar. O treinador Jorginho pretende dar trabalho com este seu time. O problema, a meu ver, é que o Figueirense com um plantel assim perde a principal característica das equipes que fazem de seus estádios alçapões, como o Avaí, por exemplo. Uma equipe de medalhões não implementará correria em ninguém. Cadenciando o jogo, a melhor configuração tática e técnica de seus adversários poderá complicar a vida do Figueira. Pode ficar de fora do Z4, pode também não ficar. Veremos. Estréia em casa no domingo às 4 horas contra o Campeão Mineiro, sai depois para enfrentar o São Paulo para em seguida receber o Atlético Goianiense (ufa!). Depois sai novamente para encarar o Vasco da Gama. Vida duríssima!!
Flamengo (Felipe; Leo Moura, David, Wellington e Qualquer um; Williams, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley)
Eis o Campeão Carioca de 2011! Ah se o Ronaldinho Gaúcho estivesse jogando 10% daquilo que se espera dele... O Flamengo enfrenta seus problemas dentro de sua configuração. Elenco o Flamengo tem. David e Wellington são fracos? Claro que são!! Mas quem são os atacantes que enfrentarão? Dá para o gasto. Basta que o treinador do Flamengo saiba bloquear os acessos à defesa do Flamengo. Aldair e Márcio Santos somente fizeram a Copa do Mundo que fizeram porque Parreira colocou dois Williams a defendê-los: Mauro Silva e Dunga (buro). Leo Moura? Sem comentários. O melhor lateral direito do Brasil (no Brasil). A lateral esquerda é o calcanhar de aquiles do Fla. O meio campo é excelente. Bottinelli melhora a passos largos; Renato Abreu é sempre aquilo ali mesmo e vez ou outra sempre dá uma forcinha. Thiago Neves talvez seja um dos melhores jogadores em atividade no país; Williams é o melhor marcador do país, o problema é que o que não é problema pára por aí. Ronaldinho Gaúcho, Wanderley e qualquer um outro que jogue de centro-avante não existem! Não estão jogando nada. O Fla tem um bom banco. Negueba, Fierro (não gosto dele, mas não se pode negar que tem entrado e resolvido), além de Vânder que estava em esplendorosa forma quando misteriosamente foi parar no banco para, mais misteriosamente ainda, se contundir e sumir, assim como sumiu Marquinhos, um outro bom meio campo. Muito estranho tudo o que acontece no Mengão. Mas aonde tem Luxemburgo...Hum! Vamos à tabela do Mais Querido. Começa pegando em casa, talvez, os reservas do Avaí; sai para enfrentar o Bahia(?) e depois recebe o Corinthians. Finaliza seu início contra o Atlético Paranaense fora de casa. Uma tabela lusco fusco que pode colocar o Fla no G4 se o treinador souber fazer o trivial e não atrapalhar muito na escalação. Bottinelli de titular e Negueba entrando sempre, SEMPRE!!!
Fluminense (Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Fred e Rafael Moura)
E o Fluzão... O que dizer o Campeão Brasileiro de 2010? Um time que deveria aparecer no Estadual, levar o título e seguir em frente na Libertadores. Mas o Fluminense não fez nada disso. O Tricolor fez um péssimo Estadual e, depois de classificação heróica na primeira fase da Libertadores, foi eliminado de maneira bisonha pelo Libertad do Paraguai na fase seguinte, depois de meter um 3 x 1 em casa. Não dá para entender. O Fluminense parece que iniciou o ano disposto a estragar tudo o que fez no ano passado. O Fluminense não, sua atual diretoria. Mandou embora o ao meu ver - melhor técnico do Brasil (são dez títulos nos últimos dez anos), o excelente diretor de futebol e um de seus principais jogadores de seu ataque. Fez excelentes contratações, Raphael Moura e Araújo, mas de bpm foi só isso. É um time que pode muito bem frequentar o G4 o campeonato inteiro como pode ficar namorando o Z4 também. O Fluzão começa sua caminhada contra o São Paulo em casa, depois sai para jogar contra o Atlético GO. Volta a jogar em casa enfrentando o Cruzeiro e sai para encarar o Corinthians. A exemplo do Cruzeiro, o Fluminense tem uma tabela cretina, mas se vencer seus jogos e terminar bem este início poderá pegar o gostinho e seguir com mais tranquilidade no topo do mundo a partir daí. Sorte ao Fluzão!
Grêmio (Vítor; Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo e Vilson; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Júlio Viçosa)
Este foi o time que defendeu o Grêmio na disputa do título do Gauchão, perdido pelo Tricolor Gaúcho diante do Internacional neste último domingo. O que tem de bom este time dirigido por Renato Portaluppi? Nada? Pois vá ao Olímpico enfrentar o Grêmio e sua torcida para você experimentar o que é o Grêmio. Sim, o Tricolor dos Pampas tem a sua cara, sua tradicional cara. Ronaldinho Gaúcho, cria do Grêmio não tem e nunca teve a cara do Tricolor. Um time nojento fora de casa, duro e marrento, mas que em seus domínios enquadra qualquer adversário diante de suas pretensões. Assim é o futebol "brasiguaio" do Grêmio, e este Grêmio exposto acima tem sim, esta cara. O problema é que Grêmios como este andaram disputando os últimos brasileiros e nada conseguiram a não ser vagas em Libertadores. É pouco? Não para o Botafogo, ou para o Atlético Paranaense, mas para o Grêmio é pouco sim. Os camandados de Renato Gaúcho devem ficar por ali, entre o sexto e o primeiro lugar, até que o bicho comece mesmo a pegar. Quando isto acontecer será bom os demais times abrirem os olhos para não serem engolidos pela volúpia do Tricolor dos Pampas. A estréia é em casa contra o Corinthians (duelo de vices campeões estaduais), depois o Grêmio sai para enfrentar o Atlético Paranaense, outro vice, recebe o Bahia e faz a quarta rodada fora de casa contra outro tricolor, o Tricolor Paulista. Tabelinha para um quarto lugar em caso de vitória sobre um dos grandes.
Internacional (Renan; Ney, Bolivar, Índio e Juan; Guiñazu, Bolatti, Cléber, Andrezinho e D'Alessandro; Leandro Damião)
Parabéns ao Campeão Gaúcho de 2011!!!! Como nossa memória é curta não é mesmo? Semana passada o Internacional deixou escapar por entre os dedos uma vaga na próxima fase da Libertadores "facin facin". O Peñarol veio aqui e tirou o doce da boca dos meninos do treinador/comentarista/designer Falcão. Vida que segue. Mas os colorados são de fato campeões estaduais e isso, apesar da supremacia Gre-Nal no Sul, não é tão pouca coisa assim. O campeonato foi conquistado às duras penas, com forte dose de emoção e luta. O Internacional de Porto Alegre é o lado mais light do futebol gaucho. O Inter prefere o tapete aos gramados encharcados, mais afeitos aos gremistas. Essa preferência colorada não faz e nunca fez o time abrir mão da rigidez na marcação, só não há abusos, aquele "pega! pega! pega!" isso não combina com o Inter. O time é um dos melhores do Brasil e não pode deixar de ser incluído no rol dos favoritos ao título de Campeão Brasileiro. Um timaço! Vive revelando jogadores - vendendo-os, é verdade -, mas ainda assim o Inter possui um dos melhores plantéis do país. Vamos ver os primeiros jogos do Colorado... Vida dura na estréia. O Inter vai à Vila Belmiro enfrentar o Campeão Paulista tido como melhor time do Brasil no momento, jogo duro, jogo de campeões. Depois o Inter recebe o Ceará e passa dois finais de semana seguidos em Minas Gerais onde enfrenta o Galo e o Coelho. Olha... Se o Inter for mesmo o Inter que do Inter se espera, poderá terminar essas quatro rodadas na ponta da tabela. É pagar para ver (PPV).
Palmeiras (Marcos; João Vítor, Thiago Heleno, Danilo e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Márcos Assunção e Lincon; Kleber e Wellington Paulista)
Deram uma olhada no timaço acima? O que te veio à cabeça em primeiro lugar? É, REFORÇOS!!!!!! Valdívia e Adriano são as principais ausências deste time que precisa urgentemente se reforçar. Criou-se sobre a imagem do Felipão a idéia de que ele pode ser campeão de qualquer jeito. Não pode. Este elenco do Palmeiras poderia no máximo virar um criciúma ou um Grêmio brigador. Mas o Brasileiro é grande e é por pontos corridos. Mais cedo ou mais tarde o elenco entrega suas fraquezas. O Verdão precisa se reforçar. Às vezes fico pensando... Por que esses times só procuram reforços nas relações de nomes famosos e rodados pelo mundo a fora? Será que nos rincões interioranos desse brasilzão de meu Deus não existe vida inteligente capaz de, por exemplo, ser um lateral esquerdo de valor para ingressar no Flamengo? Por que repatriar a um custo absurdo? Será que o Palmeiras tem olheiros suficitentes para reforçar seu time dando oportunidades a jovens e desconhecidos talentos. Felipão trabalha bem com talentos (parece óbvio, mas Luxemburgo não gosta muito do talento alheio), mas felipão gosta e sabe trabalhar com o jovem. Só que o campeonato começa na próxima semana e, o Palmeiras está muito atrasado. O Verdão estréia contra o Botafogo em casa. Pode vencer, mas também pode perder ou empatar. Mas uma vez o óbvio vem me fazer explicar o raciocínio. Se fosse a estréia do Internacional contra o Botafogo eu diria que o Inter dificilmente perderia o jogo, muito dificilmente. Mas é o Palmeiras e aí... Triplo X! Na segunda rodada o Palmeiras joga com o Cruzeiro fora. Volta a São Paulo depois para enfrentar o Atlético Paranaense e sai novamente para duelar com o Internacional. Meu Deus!!! Talvez a pior tabela do Brasileiro seja essa do Verdão. Se tudo der certo ficará ali, pelo 14º...16º lugares. Ó dia, ó azar!
Santos (Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo)
Não é o Santos do primeiro semestre do ano passado, quando os meninos do Dorival Jr conseguim bater até a audiência do BBB 78. Não, não é, mas ainda é um fortíssimo e envolvente time de futebol. Os dois melhores jogadores do Brasil ( o país do futebol) no mesmo time. Peca pela defesa, mas aí o Santos contratou outro craque, um especialista em montar belas defesas: o campeoníssimo Muricy Ramalho. O time do rei Pelé deve ter vida dura no início da competição porque ainda está envolvido e, muito envolvido na Libertadores. O santos está com a faca amolada, e o queijo na mão para passar à próxima fase. Desgastados, os comandados de Muricy e este próprio deverão optar pela Libertadores à disputar com os titulares as primeiras rodadas do Brasileiro. Isso poderá facilitar a vida de muita gente, a começar pelo Internacional que estreará contra o Peixe na madrugada do próximo sábado, às 21horas. O melhor time brasileiro na atualidade depois do Inter pega fora de casa o Botafogo; recebe o Avaí e sai novamente a fim de jogar contra o Cruzeiro. Tabela razoável para os titulares do Peixe. Já para os reservas... Só vendo.
São Paulo (Rogério Ceni; Xandão, Alex Silva e Rhodolfo; Jean, Casemiro, carlinhos Parahyba, Lucas e Juan; Dagoberto e Fernandinho)
Timaço!!!! Se Carpegianni tivesse arranjado um lugarzinho para o Rivaldo... Duvido muito que o Tricolor Paulista estivesse fora da Copa do Brasil. Um time excelente, rápido e habilidoso, mas inexperiente demais para enfrentar determinados adversários. O São paulo cadenciado vai dentro de Grêmio, Internacional, Flamengo, enfim de todos, seja lá aonde for. Mas um time que correr com a bola se cansa e, cansado pode não ir a lugar algum. Sou capaz de afirmar que o São Paulo está confirmado na Libertadores de 2012. Em que condições e posição ele conquistará esse direito... Não sei. Mas o time dificilmente deixará de compor o TOP FIVE. Esse Lucas joga muito! Ainda tem o Marlos na reserva! Esse elenco nas mãos do Cuca... O São paulo começa sua caminhada enfrentando o Fluminense no Rio de Janeiro na noite do próximo domingo. Depois disso recebe o Figueirense, sai para enfrentar o Galo e volta a São Paulo para travar forças com outro belo Tricolor, o Gaúcho. Tabelinha difícil essa do São Paulo. Se fosse de um outro time mais ou menos seria uma tabela de desespero. Mas o Tricolor Paulista é como o He Man, se chama Rafael Moura, digo, tem a forçaaaaaa!!!!
Vasco da Gama (Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Fellipe Bastos, Eduardo Costa, Felipe e Bernardo; Diego Souza e Éder Luís)Machão da Gama!!!! Um belo time. O elenco ainda conta com Alexcssandro e Elton como valores no banco de reservas. Sim, é um belo time. Mas o Vasco se apresenta com seus altos e baixos. tenho dito até aqui que, ao contrário de alguns cronistas(vascaínos) esportivos que acham o cruzmaltino o supra-sumo do pirulito de groselha, que o Vasco está muito melhor, muito melhor do que o próprio Vasco da Taça Guanabara e nada mais. Claro, o tempo vai passando e o Vascão se apresenta melhor a cada jogo, mas é em determinados jogos. O time deu sorte ao não ser eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Paranaense dentro de sua casa; casa lotada. Pressionou o time de Paulo Baier e depois cedeu espaços que o time paranaense preencheu com um gol próximo ao final da partida. O Vasco empatou e se classificou, mas foi às duras penas. O Brasileiro longo poderá cobrar do time dirigido por Ricardo Gomes a necessidade de um plantel maior, com jogadores em condições de vestirem a camisa tradicionalíssima do Vascão da Gama. Cartões e contusões podem derrubar o Vasco no transcorrer da competição. O Gigante da Colina estréia diante do Ceará fora de casa (ambos disputam a Copa do Brasil e este jogo poderá ser disputado por times mistos). Na segunda rodada o Vasco recebe o América Mineiro, saindo depois para uma dura tarefa: enfrentar o Coritiba em seus domínios. Mais uma vez aqui a Copa do Brasil poderá facilitar a vida do Vasco, pois o Coxa também à disputa. Na quarta rodada o Vasco recebe o Figueirense. Uma tabela mamão com açúcar, mas que pode ficar sem o açúcar e o mamão dependendo da Copa do Brasil.
Tris, Bis, Tetras, Pentas e Heptas, os desejos e as sortes estão lançadas. Quem se preparou se preparou, quem não se preparou certamente demitirá seu treinador e tentará começar do zero durante a competição. Essas são as impressões que tenho antes do início do melhor campeonato de futebol do mundo. Campeonato este que já começa com pelo menos dez candidatos seríssimos ao título. Não aguento de ansiedade. Até mais família, por favor, deem-me o controle remoto e vazem da sala, a festa vai começar!!!