Em Outubro de 2007 o Brasil era escolhido pela FIFA como a sede da Copa do Mundo de 2014. São exatamente 3 anos e 7 meses de puro marasmo, aliás, um marasmo que de puro não tem nada. Todos os órgãos envolvidos em divulgar notícias sobre o evento e sua preparação apontam como fator fundamental pelo atraso nas obras para a Copa a ganância pelo superfaturamento dessas obras, que acabariam tendo de ser realizadas em regime de urgência. Ora, onde está o Ministério Público numa hora dessas que não prende quem atrasa ou quem denuncia? Estamos caminhando a passos largos para transformarmos o Brasil no maior mico da história mundial moderna.
O Governo Brasileiro ainda não retirou o comando para a realização das obras necessárias ao evento das mãos de pessoas como Ricardo Teixeira e dos políticos municipais e estaduais de ocasião. A bola está nas mãos de gente dessa estirpe.
De norte a sul do país, onde vai haver Copa do Mundo, em qualquer estado Sede, há uma obra atrasada, isso quando todas as obras não estão atrasadas. Estádios, obras e infra-estrutura como a construção de hotéis, a reforma de aeroportos, o país parece estar de sacabagem consigo mesmo.
Esquece-se o Governo Federal que não é o nome do Sr Ricardo Teixeira que se arrebentará mundo a fora, mas sim o nome do país que deseja ser reconhecido como superpotência. Charles de Gaulle deve estar dando risadas seja lá onde sua alma descansa. Je n'ai pas dit que ce n'était pas un pays sérieux? Onde está a Presidenta Dilma? Por que ninguém se manifesta enquanto o atraso não é impossível de se resolver.
Aqui tudo acontece aos olhos de ouvidos de todos: povo, imprensa e entidades públicas de controle e polícia. Orçam uma obra sabendo que seu orçamento será alterado para um limite que permita sua realização sem que o TCU intervenha. Onde estão a moral, a ética e a honestidade num momento como esse. O Governo está sendo conivente.
Que fique claro para quem não sabe ainda que não sou contra a realização de mega-eventos no Brasil. Penso que esses eventos serviriam para ratificar a boa imagem do Brail no cenário mundial. Oportunidades de negócios surgiriam, o incremento de alguns setores como o turismo, o comércio e a própria construção civil que teria a melhor vitrine do mundo, para expor ao mundo nossa competência na área de engenharia. Um fiasco, por menor que seja, jogará toda essa imagem num ralo inesquecível.
Hoje o Brasil tem no exterior a cara que o presidente Lula lhe deu. Um país que cresce a passos largos, que respeita e se faz respeitar. Um país que não é só bom no futebol, mas também nas áreas de negócios diversos que vão desde produtos do setor segundário como a exportação de setor primário - os chineses estão mandando no setor terciário e não é bom competir com eles que, alimentam este setor com produtos produzidos a partir de matérias primas brasileiras. Mas dominaremos este setor algum dia. A imagem do Brasil é a melhor possível e dará um salto de reconhecimento mundial se o país fizer o que dele se espera para os eventos que se aproximam: realizar o combinado, o exigido, pelo menos isso. Não sei se conseguiremos.
Abaixo vídeos que te farão orgulhoso - o primeiro, e rir muito, o segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário