Eu sei, ninguém gosta de ficar bajulando de maneira extremada ninguém, mesmo que o alguém a ser bajulado seja um time de futebol, seu time de futebol. Fica feio, sem graça, até porque o ser bajulado tem lá os seus defeitos. Mas e quando você procura por esses defeitos e não os encontra? Pois esse foi o time do Barcelona hoje na final da Champions League. Que exibição! Sou contemporâneo, como torcedor, de Zico, Falcão, Júnior, Leandro, Sócrates... e aquela fabulosa Seleção de 1982 com suas magníficas atuações, mas a atuação do Barcelona de hoje superou tudo o que eu já havia visto nesses trinta e sete anos de torcedor, que carrego em meu envelhecido subconsciente, nas minhas lembranças e, de maneira tão alegre quanto melancólica, nas minhas saudades. Que time é esse!?!
Como comentar, falar a respeito, sei lá, qualquer coisa que possa fazer por um time desses sem bajulá-lo, sem dizer que é um time espetacular como poucos que o mundo já viu? Não dá. Quer tentar? Farei de você um "baba-ovo", quer apostar? Pois bem, quem do Barcelona no jogo de hoje, que jogador, merece uma nota menor que um "10"? Nem Guardiola, que aparentemente joga os coletes para o alto deixou de merecer o seu "10". Quer ver? Ele tirou um dos melhores em campo, um esforçado atacante que marca adversários e belos gols. Refiro-me a Davi Villa, que deve ter saído apenas para ser aplaudido separadamente. Depois Pepe olha para o banco e pensa: Voy butar este cabron cabeludo para que cêrra homenarreado. Foi quando adentrou ao gramado o não menos fabuloso Puyol. Grande capitão do Barça, mais merecedor que qualquer um do privilégio de receber a Taça da Champions. Que time! Que jogo!
Torci contra, claro. É a minha porção vascaína inclinada a torcer pelo pior. Torci pelo pior, mas o pior não venceu, perdeu, foi vice (entendem a "porção vascaína?). Mas este pior não era o Vasco. Esse pior, esse time que levou um baile, em casa, foi simplesmente o Campeão da Premier League, vencendo-a com os pés nas costas. O pior nesse jogo, o vencido, foi o todo poderoso Manchester United.
PARABÉNS BARCELONA! PARABÉNS E OBRIGADO PELA BELA LEMBRANÇA.
6 comentários:
Time lindo, futebol maravilhoso. Digo sem medo de errar, é o melhor time que eu já vi jogar. E o Messi se ganhar uma copa do mundo será mais do que o Maradona. Duvida meu amigo? rs
"O Messi se jogar uma Copa do Mundo será mais do que o Maradona"...
Por que o amigo Tricolor pensa dessa forma. Você acha que o Messi um dia será igual ao Maradona? Para isso, a meu ver, Messi precisariã, não ser campeão da Liga ou do Mundo, mas sim ser genial.
Veja no youtube lances do jovem Maradona... O cara era um Gênio. Ronaldinho Gaúcho, não esse molambo do Flamengo, mas aquele do Barcelona se aproximou mais de Maradona do que de Messi. Acima desses três ainda existem dois brasileiros. Um ganhou Copa do Mundo, o outro não. Mas cara... Se seu pai, tio, sogro ou avô viu esse cara jogar... pergunte a eles. Ah!! tem vídeos dele também. rsrsrs
Abraços!
Eu acho o Messi genial, Visão. Uma genialidade eficiente que cada dia mais me encanta. Um dia em uma conversa de bar alguém me disse algo assim "Quando o Zico pegava na bola eu tremia porque sabia que ele poderia decidir o jogo". Assim era o Maradona, assim foi o Zico assim é Messi. A bola cai no pé dele e vc espera apenas o máximo.
O Ronaldinho Gaucho do Barcelona, jogava mais bonito mas não conseguiu manter o nível por muito tempo.
Messi ainda não é igual ao Maradona, mas se continuar nesse nível, fazendo o que faz, faltará apenas uma copa do mundo em seu currículo.
Posso fazer uma analogia? Obrigado. Há séculos chatos de todas as espécies discutiam se Senna era melhor ou pior do que o Piquet. Aí veio o Alemão destruindo e a discussão passou a ser Senna x Shumachel.
Aí aparece o Vettel... rs. E como não gostar do Vettel.. rs.
Senna, piquet, Shumacher são (não respectivamente) uma espécie de Zico, Maradona, Pelé (aqui é uma tremenda ousadia da minha parte).
Aí vem um Messi (Vettel) e vc surpreso percebe que pode estar assistindo o surgimento de um genio.
Olá Alan!
Sempre que cito o Zico para alguém mais novo falo justamente dessa sensação que nunca mais vi em lugar algum, em ningué. Quando há uma jogada de perigo próxima à área da torcida atrás do gol (Maracanã), quando há um córner, o que a torcida faz? Se levanta em respeito e ansiedade ao momento. Quando Zico pegava na bola no meio de campo, lá trás, ocorria o mesmo. A torcida ficava de pé esperando por sua genialidade. Parece babação de rubro-negro, mas não é. Penso que se Romário tivesse jogado no lugar de Nunes teria feito 1000 gols com 25 anos. O cara, Zico... acredite, nunca vi igual. Não vi Pelé, por isso posso dizer: Nunca vi igual.
Claro que Messe caminha para ser tão idolatrado quanto esses gênios citados por você, mas não acho que uma Copa do Mundo deixará de fazer de Messi, um Messi.
Às vezes no Alto da Boavista ouço histórias fantásticas de jogadores fantásticos que por lá passaram. Proporções deixadas de lado, esses "gênios" sequer foram profissionais, as pergunte a um veterano do Alto quem foi (chutarei um nome que só eu conheço) Kaká. Contam misérias desse cara. Esse Kaká jamais vestiu uma camisa profissional, pelo que contam... Poucos profissionais jogaram mais que ele. Isso é o que fica, essa, em minha mente e em meu coração é a história de um gênio. Rivaldo ganhou uma COpa do Mundo e, concordando aqui com sua visão, só ficará lembrado no futebol por conta disso. Mas jamais será decantado em versos e prosas. Zico será, Falcão, idem.
Perceba que não é um ponto de vista necessariamente divergente do seu, apenas não concordo com esta idéia de que quem não ganhou Copa será mais lembrado do que quem ganhou.
Segundo Luís Mendes, Zizinho, gênio do Flamengo, Bangu e do São Paulo e, que jamais venceu uma Copa, pelo contrário, participou de nosso maior "vexame", repito, segundo Luís Mendes, que deve ter visto todas as Copas, Zizinho não teria sido melhor que Pelé, mas, pior também não foi. Sabe lá o que é isso? Sinto inveja do Sr Luís, o cara deve ter visto a nossa esquecida magia do futebol ali, de pertinho.
Ah!! Quando a Senna e Piquet... Fico com o segundo, o proimeiro era produto da Globo e corria apenas contra seus companheiros de equipe. Shumacher nem companheiro de equipe decente teve para disputar qualquer coisa que fosse.
Um abração!!!
Visão, visão. Produto da globo? rsrsrsrs. Deixa essa para outro post porque discutir o Senna x Piquet eu não gosto... rs.
Garçom, mais uma cerveja para o amigo, um refri para mim e outra porção de tira gosto para nós... rs.
rsrsrs
Claro, debateremos noutro momento, de preferência com os olhos vidrados na garçonete que nos servirá aquele frango a passarinho dos meus sonhos, com muito alho, salsa e azeitonas pretas.
Só dois pedidos: chopp gelado e visões desconexas.
rsrs Abçs
Postar um comentário