quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vascão na Final da Copa do Brasil

No último post sobre o Vasco na Copa do Brasil profetizei a conquista da vaga para a final ou, ao menos, um caminho para que o Vasco seguisse, caminho este que, em minha opinião, levaria o Cruzmaltino à Final tão desejada.
Pois bem, lá neste mesmo post perguntei porque Ricardo Gomes não começava o jogo com um time mais ofensivo, com a presença de Bernardo, de preferência com a saída do, até então, fraco Diego Souza. Eis que Ricardo não me ouviu - não deve ter lido este Post em especial -, não colocou  Bernardo de início e deixou Diego Souza começar o jogo.
O meia vascaíno acabou com a partida. Fez gol, deu lençol, puxou os contra-ataques do Vascão, marcou os meias do Avaí, enfim, Diego Souza só não fez chover no abrasador Estádio da Ressacada. Bernardo? Entrou, mas precisaria ter entrado. Éder Luís deu lugar à jovem promessa vascaína que, em discussões destemperadas com os defensores do Avaí, quase foi expulso de campo. Uma expulsão que prejudicaria o Vascão  na Final. Venceu Ricardo Gomes e sua escalação. Venceu o Vasco em sua atitude.
Sim, a atitude do Vasco não foi profecia minha, mas sim a indicação que fiz para a única maneira do Vasco sair de Floripa com a vaga na mão. Disse eu que o Vasco precisaria entender-se Vasco da Gama, o grande Vasco da Gama. Atitude esta que consequentemente faria com que o Avaí se entendesse Avaí, o simpático time pelo qual torce o nosso querido Guga, e nada mais. Pois foi o que o vasco fez. Estranha a postura do Avaí que conseguiu jogar pior que sua apresentação diante do Flamengo no último  sábado, jogando o time de Guca com seus reservas.
Alguns críticos mais exigentes dirão que a bola ficou nos pés do Avaí o tempo inteiro. Pois sim, ficou mesmo. Mas não considero a postura do Vasco uma atitude covarde. Marcar um adversário no meio campo reduz os espaços para que este adversário desenvolva o que combinou no vestiário. Com seus espaços reduzidos para tocar a bola, o Avaí começou a errar seus passes. Errando os passes, o Leão da Ilha começou então a propiciar contra-ataques ao cruzmaltino. E foi assim que o Vascão aniquilou o Avaí. Num desses contra-ataques inclusive o Vasco fez um gol mal anulado pela arbitragem. Gol de Alecsandro que tinha condições para marcar.
Parabéns mais uma vez a todos, ao Vasco, a Ricardo Gomes sua escalação e sua tática e, um especial parabéns a Diego Souza, que fez valer cada minuto de meus olhos diante da telinha. Que venha o Coritiba. Interessante frisar um aspecto que tente a favorecer o Vasco: o Coritiba já não é mais o time que surpreendeu no início do ano, o Vasco também não.

5 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Beleza? Depois da exibição do deles ontem nem tanto, né? rs

Mesmo secando tive de me render, não via chances de o Avaí eliminá-los ontem, eles jogaram compactamente, encurralando e partindo para cima do Avaí, ou seja, não deu chance, está certo que aquele golzinho aos 3 ajudou bastante, mas não se pode tirar o mérito de Ricardo Gomes. Se fosse outro time teria dado gosto de ver.

Agora, veja como são as coisas, eu tinha passado a odiar o Coritiba quando não rebaixou o Fluminense no Maracanã, não me lembro o ano, sei que estava ganhando fácil, fácil, aí deixaram o baixinho fazer dois gols e salvar o Flu, bem feito que anos depois o mesmo Flu os rebaixou. E passando alguns anos, cá estou eu depositando minhas fichas no Coxa, vou até deixar a bandeira do Patético Paranaense de lado...

SRN

Alan disse...

Para minha tristeza, o vasco jogou como time grande que é e decidiu o jogo no primeiro tempo. Não entendi porque o avaí se portou tão mal nessa partida.Enfim, vasco na final com a confiança lá em cima.

O outro finalista é o Coritiba e eu começo a achar que dá vasco (para minha desdita).

Visão Desconexa disse...

Grandes amigos!!! (computador fora do ar o dia inteiro - estou usando um computador que não me pertence, emprestado)

Bem, desde já, querido Orlani, faço o meu convite especial a você para que se torne sócio da FLA-COXA. Maravilhosa torcida sem maiores pretensões, mas que provavelmente será Campeã logo, logo.
Quanto ao Coritiba, eu já amava o Coxa Branca desde que o lateral direito do Flamengo carlos Alberto fez um gol cuja narração me arrepia até hoje: Jorge Cury. Sensacional. (paaaassa de passagem pelo segundo, entrou na área, é golaçooooooooo!!!) Desde esse tempo eu tenho uma simpatia pelo Coritiba. Agfo, sabe como é, Simpatia é Quase Amor, daqui a duas semanas tenho certeza estarei amando o Coxa. rsrsr

Fala Alan!!

Fique tranquilo, afinal de cntas antes do jogo contra o Ceará o amigo declarou que estava achando que o Mengão venceria. deu no que deu. Fosse você engarrafava essa secação toda e vendia para palestinos e israelenses. Vai secar assim lá na conchinchina.

Abraços!

Alan disse...

Foi ficar sem computador no dia que o gol do Pet faz dez anos ou não quis escrever sobre a data? rs.

Visão Desconexa disse...

The great Scorpion!!!

Sempre perspicaz... Você me pegou no pulo. Não quis escrever sobre o gol do Pet, achei que seria uma injustiça com o Rondinelli, com o Zico, com o Tita, com o Obina... são tantos. Não poderia privilegiar um só. E o cara ainda é gringo né?!!