terça-feira, 12 de junho de 2012

Rio + 20, Niterói + de 1000

Eventos no Rio de Janeiro nem sempre afetam sua mais bela vizinha, Niterói. Quando afetam, nem sempre o impacto é o mesmo. Um Rock' in Rio, por exemplo, esvazia, como esvaziou, as noites niteroienses levando para a Zona Oeste nossa garotada e um bando de marmanjos que não souberam viver a áurea época do verdadeiro rock'n roll. Outros eventos enchem a cidade de turistas por conta no baixo números de quartos disponíveis na rede hoteleira carioca - são muitos os eventos, como simpósios, feiras e encontros de classes. 
Mas quero chamar a atenção de meus milhares de leitores para um fato comum em todos os eventos que tumultuam a outrora vidinha pacata de Niterói. Basta que o evento carioca conte com a presença de militares e Niterói fica cheia, repleta de turistas que vêm se divertir na Cidade Sorriso. Não acreditam?!
Claro, eu estaria rindo se a realidade não fosse perversa e nos amedrontasse noites afora, mas uma UPPzinha qualquer no Rio e as caras novas, encapuzadas e andando de motos para cima e para baixo, surgem imediatamente do lado de cá da ponte. Acho impressionante o desdém das autoridades, não das autoridades cariocas, mas das autoridades temiminós com este tipo fenômeno. Os políticos daqui parecem satisfeitos com a chegada avassaladora daqueles que optaram por morar em Niterói, haja vista a quantidade enorme de empreendimentos subindo diariamente na cidade - outro problema nosso, mas que ficará para depois. Parecem gostar, as autoridades, desse afluxo humano entre as cidades vizinhas assim que um favela carioca é ocupada; ninguém faz nada!!
Desço para tomar meu café e dou aquela roubadinha no jornal pendurado na banca: militares começam hoje a ocupar o Rio de Janeiro. Ponte engarrafada, podem apostar. Só não aconselho aos apostadores o caminhar abobeirado pelas ruas de Niterói enquanto estiver rolando a Rio + 20, pois as autoridades cariocas e temiminós estarão juntas, cagando e andando para o lado de cá da poça.

Nenhum comentário: