quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fluzão, embaralhando as mentes.

Este é Mauro Cezar Pereira, excelente jornalista da ESPN Brasil, que tem substituído José Trajano no, também muito bom, Linha de Passe Mesa Redonda. Trajano é tido como o mal humorado da mesa, da emissora, enfim, o cara às vezes é muito bronco mesmo. A cadeira parece incorporar ao seu usuário o jeitinho de ser de seu dono. Mauro Cezar não tem deixado por menos. Noutro dia brigava com a Torcida do Flamengo porque o nome de Luxemburgo era tremulado em faixas pelo Maracanã que pediam sua contratação imediata por parte do rubro-negro. Dizia Mauro Cezar que Luxemburgo não merecia essa consideração em virtude dos seus últimos trabalhos que de virtudes não possuíam nada. Esquece-se Mauro Cezar que um treinador de futebol não precisa ser novo ou velho, não precisa de preparo físico e nem de habilidade com a bola. Mauro Cezar criticou Vanderley como se este fosse um jogador. Um treinador, à necessidade do Mengão, precisa de experiência, de conhecimento e, principalmente, de entendimento para o que representa o Flamengo. Pronto, Luxemburgo era e ainda é o melhor nome, melhor que o próprio Silas, outra experiência na Gávea.
Agora, no último programa, Mauro Cezar caiu de pau em Fernando Henrique, goleiro do tricolor que anda realmente falhando. Mas Mauro foi mais longe. Disse que a campanha ruim que faz o Fluminense só existe porque FH s/C falhou num gol aqui, no outro ali e no outro acolá. Sim, tem razão o bom jornalista, mas Fernando Henrique não é ou foi o principal culpado deste declínio. O nome do "culpado" é outro. Deco.
Não, não sou centurião e não vou aqui crucificar o rapaz, craque de bola, que inclusive vem jogando muito bem. O problema reside nas mudanças que Muricy foi obrigado a fazer para que Deco pudesse entrar no time. O 3-5-2 vencedor - se não me falha a memória (se tem uma coisa que falha por aqui é a memória!) mas, se não me falha a memória, foram cinco vitórias fora de casa no esquema com o qual o Flu iniciou a competição. Este 4-2-2-2 prende os laterais, principalmente Mariano e, não sei o por que, faz com que o time recue tão logo consiga uma vantagem na partida. O Fluminense entregou alguns preciosos pontos por conta de sua postura no momento em que estabelecia sua vantagem. Ordem do Muricy? Pode ser, mas aí o treinador é quem deve carregar o carrinho de culpas. Fernando Henrique falha no gol como os atacantes falham diante do gol. Washington andou perdendo os seus. Conca deu uma sumida, enfim... O Fluzão precisa se reencontrar. Quem sabe assim Mauro Cezar pare de esbravejar sua ira para cima do pobre frangueiro, é verdade, Fernando Henrique.

Nenhum comentário: