domingo, 31 de outubro de 2010

Confirmações Gloriosas

Foto Alexandre Guzanshe / Agência Estado
Confirmado! Apesar de minhas visões distorcidas a respeito do merecimento, ou da falta deste, em relação à colocação do Botafogo - passou o campeonato inteiro ali, na parte de cima da tabela -, neste Brasileiro, venho aqui, seis rodadas antes do final do certame, bater o martelo e confirmar o que nos mostrou o Fogão que enfrentou o Galo Mineiro em Minas: O Glorioso não briga somente pela terceira vaga, que o levaria diretamente à Libertadores. Os camandados de Joel Santana estão de olho no caneco, e ai de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians se derem aquela vaciladinha costumeira.
Joel Snatana mantem o Fogão jogando à sua maneira, literalmente direcionada ao seu discurso. O time fica ali, olhando, observando o que faz o adversário, tal e qual uma Naja diante daquele que a tenta ludibriar. De repente, o bote certeiro. Normalmente os encantadores de serpentes escapam do ataque, não foi o caso do Atlético Mineiro.
Primeiro Edno, que substituira Lúcio Flávio - único pormenor nas escalaçoes Joelianas -, mas primeiro foi Edno, em passe de Loco Abreu que mostrou, principalmente a Caio e Jobson que, mesmo diante do goleiro, pode haver alguém melhor colocado para a finalização. Abreu é vítima costumaz da fome de gol desses dois securas.
Depois o próprio Loco Abreu, recebendo o agradecimento de Edno, mostrou, desta vez a todos os atacantes brasileiros, como se deve ser frio diante dos goleiros. O comportamento do arqueiro atleticano, enquanto Abreu escolhia a forma como finalizaria em gol, parecia depender dos movimentos do uruguaio. Ou seja, Loco pareceu ali um encantador, não de serpentes, mas de goleiros. Golaço!
El Loco Abreu se livra do estigma de caneleiro que lhe davam (eu dava) por suas atuações que quase sempre dependiam de bolas alçadas na área para que algo de perigoso pudesse acontecer. Loco Abreu é bom, muito bom!
Como disse, o Fogão está vivo e de olho nos vacilões do topo da tabela. A Libertadores parece certa. Esta certeza traz mais uma confirmação: Não se vê mais por aí jornalistas, principalmente a turminha lá do Tietê, mal-falando dos times Cariocas. E nem poderiam! Fluminense e Botafogo disputam com exuberante competência o título do Campeonato. Vasco e Flamengo, mesmo na segunda página da tabela, ainda assim, mstram futebol razoável para bom, quando enfrentam os principais times do Brasil. A tendência é melhorar.

Nenhum comentário: