sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Efeito Neymar

Não vi futebol ontem, como mencionei em meu triste post anterior a este. Sim, sei muito bem que mesmo que tivesse assistido ao jogo do Flamengo inteiro e duas vezes, ainda assim continuaria sem ter visto futebol ontem. Teria visto o desabafo do Ibson.  ahahahahaha! Francamente! Não vi futebol ontem e só usei esse parágrafo mesmo para rir do Ibson e chorar de mim mesmo. Vamos ao que interessa.

Ontem não vi futebol, mas hoje... Hoje vi um pequeno vídeo de pouquíssimos minutos, mostrando o que Neymar fez no jogo em que o Santos venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 3 x 0. Nossa Senhora!!  O Calopsita bagunçou o coreto do Fogão de Sumpaulo! Jogadas de efeito, gols, dribles, enfim, tudo o que não vi (ou teria visto) nos noventa minutos do Flamengo de Ibson vi nos seis minutos no vídeo do Santos de Neymar. Vi o vídeo no Globo.com e fiquei mais uma vez impressionado. O que me impressiona no Neymar não é sua habilidade apenas, mas sim suas variações do sério para a sacanagem em determinados jogos. Essa impressão foi imediatamente aliada aos comentários que você poderá observar logo abaixo do vídeo. Os torcedores, de outros times óbvio, escreveram coisas do tipo: "Ah, contra o Barcelona ele não fez nada!", ou "Contra o Corinthians ele amarelou!" e coisa do gênero. Foi aí que me deu aquele estalo desconexo e a impressão virou imediatamente uma bela reflexão. Veja se você, amado ouvinte, concorda com esta visão.

Por que o Neymar normalmente parte para dentro de seus adversários contra Botafogos, Venezuelas, Comerciais, Arapiracas, Flamengos e outras entidades sem fins lucrativos? (você me entendeu aqui não é?) E por que o mesmo Neymar "amarela" contra Barcelonas, Alemanhas, Corinthians e outras equipes do mesmo porte? Eu agora imagino.
A diferença não é técnica no sentido direto do marcador de Neymar, mas sim no coletivo do time do qual o marcador faz parte. Claro!!  Neymar desperdiçar uma jogada de efeito, até mesmo como fez várias vezes no jogo de ontem não incide em risco algum. O que aconteceria? O que aconteceu quando Neymar perdeu as bola para um meio campo ou mesmo um zagueiro do Botafogo de SP? Nada, nada, nada nadaaaa!  Pois é, agora manda o Neymar tentar se engraçar para o grosso do Piquet, ou para o animal do Masquerano... Bola no pé de Iniesta, daí para Xavi, para Messi, para Xavi, para Iniesta, para Xavi, (calma, é que eles gostam de fazer gols de dentro da pequena área), para Iniesta, para Messi e, que lindooooooo!
Entenderam o resultado desta pequena e desconexa reflexão? Neymar não amarela para Zé Ruela nenhum, Neymar respeita times bons, times que podem converter as falhas dele em contra ataques perigosos e em gols. O que há de errado nisso? Nada, nada, nada, nadaaaaa!  Neymar "amarela" pensando em sua zaga e não na zaga adversária. E tenho dito.

Nenhum comentário: