segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPAÑA CAMPEÃ DO MUNDO

O Futebol Agradece!
Finalmente a Copa do Mundo chegou ao seu final. Espanha Campeã!! Debutante. Bela debutante. Nos livrou dessa vez da tristeza de vermos mais uma vez uma seleção voltada para a marcação e o contra-ataque levando o Caneco. A Seleção da Holanda, que aliás contava com a minha admiração, não pela Copa que disputou, mas por toda a sua história, apareceu para enfrentar a Fúria como se esta fosse um inimigo e não um adversário. Bordoadas para tudo que era lado. Não bordoadas na maltratada Jabulani, em direção ao gol, mas pontapés desmedidos em seus adversários espanhóis. Essa violência demonstrada e praticada pela Holanda nessa final é nada mais que o ápice do futebol voltado não para o ataque, para a busca pela vitória, mas sim para tentativas a qualquer custo de parar o ímpeto e a habilidade do adversário. É o anti-futebol. Entretanto, nem isso o técnico da Holanda soube passar direito aos seus atletas - ele tem muito que aprender com o nosso Mestre Dunga Zangado.
Muito atrás, muito desorganizada, a Holanda foi pouco a pouco misturando-se à teia de investidas e possibilidades criadas pela seleção espanhola. Esta sim, que deu uma verdadeira aula de futebol coletivo, praticado por craques da bola e não por brutamontes amigos, parceiros e famílias - nossa! Não consigo esquecer nosso mequetrefe, digo, arremedo de técnico!!
Parabéns Espanha!! Que este seu primeiro título ajude no ressurgimento do verdadeiro futebol bem jogado, arte; daquele que tinha como sua principal estrela a Seleção Brasileira.

Nenhum comentário: