segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro Finalmente Ganha sua Cara

Dificilmente Vasco da Gama e Corinthians Paulistas deixarão escapar seus Montes Castelos já conquistados. A diferença do primeiro para o terceiro já é de cinco pontos e temos apenas sete rodadas a jogar. Sim, dirão os mais otimistas que nessas sete rodadas muita água pode passar debaixo da ponte. Ocorre que passa realmente muita água, mas passa água de todo lado. O Botafogo, por exemplo, não consegue vencer um dos últimos colocados para finalmente assumir a liderança. O Fluminense idem. O Flamengo desistiu do campeonato ao não demitir seu treinador em Março ou Abril, sei lá, fica claudicando entre a ambição sem medidas e o descontentamento semanal. O São Paulo já foi e o Inter foi junto. O título deverá ficar entre os dois alvinegros que se encontram muito próximos no topo da tabela.


Avaí 3 x 2 Botafogo
Jogão de bola! Esse Lincon está jugando o fino e carrega os desejos alvi-anis na ponta da chuteira. E o Botafogo... Eu nunca vi um time dependente dos gols de um eterno reserva do futebol uruguaio ir a algum lugar. O Botafogo de Caio Júnior não chuvera na área como fazia o Fogão de Joel Santana, mas as jogadas tem o endereço dos pés e cabeça de Loco Abreu e vez ou outra os treinadores adversários acabam percebendo o monólogo. O Botafogo não foi tão mal contra o Avaí fora de casa, mas a impressão que ficou foi a de que o time de Guga fez o gol quando quis fazer e despachou, ao meu ver, o sonho Glorioso de título. 

Fluminense 0 x 2 Atlético Mineiro
De jogão este jogo não teve nada. Teve sim, um fraquíssimo Galo Vingador que fez um golzinho aos dez minutos do primeiro tempo e a partir daí passou a orar desesperadamente para que o jogo terminasse. Ao Fluzão coube a difícil missão de vazar a defesa mineira para empatar o jogo e partir com calma para a vitória. Todavia, faltavam peças importantes ao Tricolor. faltava Deco no meio campo, poupado não sei para quê. O Fluminense sentiu falta da criatividade do meio-campista e Lanzinni ficou sozinho tendo de armar a inteligência do Flu. Faltaram Fred e Rafael Moura. Nesses dois a maior falta não foi a técnica, mas sim a presença de ambos como referência no ataque. O Fluminense atacava mas não sabia para onde. O tempo foi passando, passando e, como disse o comentarista Ruben Leão da Tupi, o Galo foi obrigado a fazer mais um gol. O título se foi e a vaga na Libertadores ficou seriamente ameaçada.


Flamengo 1 x 1 Santos
Luxemburgo quis poupar os garotos. Garotos que vivem na noite carioca e ganham quase cem mil reais por mês. devem ser muito ingênuos para disputar uma partida de futebol. Luxemburgo usou apenas na qualidade do meio campo o garoto Negueba. O problema é que Luxemburgo trata Negueba como aqueles pais que acompanham os filhos nas escolinhas de futebol e ficam se esgoelando do lado de fora transferindo suas frustrações para os garotos que, na maioria das vezes, estão ali apenas para brincar. Negueba!!! Negueba!!! e Luxemburgo acabou tirando Negueba do jogo. 
Finalmente minha pergunta desesperada foi respondida e acabei assistindo o retorno de Vânder aos gramados. Talvez pudesse ter voltado antes e não sei ao certo porque não voltou. O certo é que Vânder deu outra cara ao maio campo rubro-negro que perdia o jogo para um desinteressado Santos FC - o único que parecia interessado era Neymar, interessado e bagunçar a honra dos defensores do Fla. 
Mas Vânder estava meio sozinho no meio até que o treinador lançou outro garoto inocente, Thomáz. Ai a cara do Flamengo mudou e o empate foi justamente obtido. Empate este que tira do Flamengo a possibilidade do título e deixa a Libertadores na conta do chá.
A arbitragem deixou a desejar, mas não foi desonesta, foi ridicularmente fraca, bisonha. Deixou de marcar pênalti clado do perdido Wellinton em Neymar e anulou gol legítimo do Flamengo. Gol de Alex Silva. Aliás, falam tanto deste zagueiro mas o cara é um Wellinton com cara de gente séria, nada mais que isso. O gol do Santos foi bem anulado. Eugênio Leal, ótimo jornalista da Rádio Tupi disse que "em seu entendimento" o gol do Santos foi mal anulado. Ora, basta ver o replay da jogada para atestar que o jogador santista estava impedido, não é uma questão de opinião ou entendimento. O Fla agora vai ao Chile para tomar o restante da chinelada que tomou aqui. Tomara que tenham decência com a camisa que levarão consigo.


Bahia 0 x 2 Vasco da Gama
Atuação de real pretendente ao título de Campeão Brasileiro. O Vascão foi ao Pituaçu e não tomou conhecimento do Bahia de Joel Santana. Não fossem os minutos iniciais onde o time baiano esboçou uma atuação diferente do restante da partida, quando pressionou e quase marcou contra os cruzmaltinos, o Bahia foi totalmente dominado e tratado como uma presa envenenada por uma aranha que espera o agonizar de sua vítima para devorá-la ao cair da tarde. 
O time do Vasco é muito consistente e essa consistência muito equilibrada. O ataque é bom, o meio campo é bom, a defesa é ótima e o treinador (tanto faz Ricardo ou Cristóvão) não inventa artimanhas mirabolantes que lhe cai na própria cabeça. 
O Vascão da Gama é o meu favorito ao título. Como torcedor do Fla, espero que a última rodada não sirva nem ao Fla e nem ao Vasco para a definição de nada. Torço para que o título vascaíno e a vaga rubro-negra já estejam definidas para que os corações aguentem o final da partida sem maiores emoções. Já imaginaram se o Fla dá um vice campeonato ao Vasco e/ou se o Vasco empurra o Fla para fora da zona da Libertadores na última rodada? Aí Jesus!

5 comentários:

Alan disse...

Concordo. Vasco e Corinthians estão disputando o título. Somente uma grande surpresa para outro time chegar na última rodada com chances reais.

Botafogo tinha 2 jogos para ficar habilitado a disputar. Perdeu os dois.

Por mais respeito que eu tenha a tradição do Flamengo (6 títulos brasileiros) não acredito que ele chegue. Digo mais, graças a Luxemburgo não chegou, esse técnico ferrou com tudo.

Fluminense no sábado além das faltas escritas no blog, faltou técnico. Por mais que os puxa sacos do presidente queiram livrar a cara do Abel para por tabela fazer esquecer toda a merda feita esse ano, perdemos mais três pontos por falta de técnico.

Jogo horroroso, um time parecendo um bando e o que mais irrita, dava para conseguir uma vaga na libertadores facilmente. Dava... Do jeito que vai, uma vaca tricolor está indo para o brejo.

Abs!

Visão Desconexa disse...

Sei não amigo Alan...

Um Botafoguense mais otimista aqui do trabalho disse que o Vasco tem jogos dificeis pela frente e que não deve sustentar a ponta por muito tempo. Sim, tem mesmo - São Paulo, Botafogo e Flamengo -, mas além do Vasco estar jogando bem existe o Timão de olho no Caneco e, com o destino ajudando muito. Sei não amigo Alan... sei não.

Abraços!

Alan disse...

Sim, vasco tem uma tabela dificilima enquanto o corinthians é mais fácil. O que eu concordo com vc é quanto a um terceiro time chegar para a disputa.

Botafogo pode chegar (esse ano eu errei todas as previsões...kkkkkkkk) ou outro time, mas começo a achar muito difícil.

Se ao menos o STJD não desse o efeito suspensivo para o Abel. Quem sabe lá de cima ele veja o jogo melhor né.

Visão Desconexa disse...

O STJD deveria ter dado um Efeito Eliminativo no Luxemburgo. Aí o Mengão estaria em melhor situação.

Outros campeonatos brasileiros foram marcados pelo baixo índice técnico de algumas equipes e o despontar de algumas outras que acabaram campeães. Exceção feita a 2009 quando um time bisonho do Flamengo sagrou-se campeão, o restante foi mais ou menos assim.
A realidade financeira do país e, consequentemente dos clubes, favoreceu a permanência de alguns bons jogadores por aqui além do retorno de outros talvez não tão bons, mas que ajudam. Duas nuances inéditas afloraram durante a competição: o nível melhorou muito, tivemos jogos espetaculares, mas o nível técnico dos técnicos desabrochou e se mostou baixíssimo quando os times deles precisaram.
Apenas para citar três "bons" nomes...
Luxemburgo não conseguiu fazer um time com um bom elenco do Flamengo até hoje. Abel vive a atrapalhar as pretensões Tricolores e o próprio Muriçoca, super campeão Brasileiro não consegue levar o Santos à duas partidas seguidas na mesma toada.
O futebol brasileiro mudou, mas a cabeça de nossos treinadores ainda está do mesmo jeito.

abçs

Alan disse...

É essa tecla que eu venho batendo por aí insistentemente. O nível dos nossos técnicos está muito baixo. Estão mais atrapalhando do que ajudando aos times.

E o pior. Trocar de técnico não está adiantando nada.

Onde isso vai parar? rs