segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Espanha como legado

Espetacular a vitória da Espanha e a consequente conquista da Eurocopa 2012! Sensacional! Ainda mais uma vitória, não por 4 x 0, mas uma vitória convincente sobre a excelente Seleção Italiana. Na verdade ouso dizer que o de mais estrondoso na Euro 2012 não foi mais uma vitória de uma Seleção quase perfeita, não, não foi a Espanha ao meu ver o mais impressionante dessa Euro, mas sim uma nova postura da antes carrancuda Seleção da Itália. Aquela coisa de marcação a qualquer preço, muitas vezes desleal e extremamente apaixonada, deu lugar a um toque refinado, à briga sadia e leal pela posse da bola, aos contra-ataques certeiros e mortais, a Itália que venceu a Alemanha foi mais deslumbrante que a Espanha que venceu a própria Itália. Não sei se me faço entender... A vitória da Espanha ontem seria comparada a mais uma vitória do Barcelona sobre o Santos com 80% de posse de bola - eu já vi isto! Agora, um Santos colocando o Bayern de Munique na roda... Entenderam? O mais importante que fica desta Euro, no meu entendimento, não é a Espanha e nem mesmo a evolução italiana, mas o legado que nos deixa mais essa conquista espanhola.

1982... O Brasil espanta o mundo com o resgate de seu melhor futebol. Futebol este que governara o universo desde 1958. Um time fabuloso, que jogava um futebol fabuloso. Se retirássemos Sérginho Chulapa do time e em seu lugar escalássemos Roberto Dinamite ou Reinaldo, nós teríamos em todas, eu disse, todas as posições jogadores geniais a ocupá-las. Senão vejamos: Leandro, Luisinho, Oscar e Júnior; Falcão, Cerezo, Sócrates e Zico; Éder e Roberto Dinamite. Quando na história do futebol um time formou com tantos valores individuais no nível desses senhores? Defendo uma tese de que se essa Seleção tivesse conquistado a Copa de 82 as Seleções de Pelé e Cia passariam a um segundo plano nos olhos, mentes e corações de todos os brasileiros, jornalistas ou não. Essa é minha visão. Mas esta Seleção não venceu o que deveria ter vencido, a Itália venceu.
O que o mundo viu depois dessa Copa foi o próprio mundo tentando copiar o jeitinho italiano de vencer. Os cabeças-de-área deixaram de ser Falcões e passaram a ser Dungas, os pontas deixaram de ser Éderes e passaram a ser Zinhos, os camisas 10 deixaram de ser Zicos e passaram a ser Mazinhos. O maldito legado italiano foi copiado e veio sendo empreendido até o surgimento desta Fúria e do Barcelona. Dungas viraram Felipes Melos e agora, graças a Seleção de Del Bosque, os Felipes Melos terão de se transformar em Xavis Alonsos - graças a Deus!
Temos visto pelo mundo afora essa transformação, ainda em fase embrionária, balançando seu rabinho espermatozóico aqui e acolá. Clubes e seleções tentam imitar o jeito, digamos, espanhol de jogar. A Seleção Brasileira já ameaçou algo parecido no jogo amistoso contra a Dinamarca. A nova postura da Itália também já é um reflexo. Logo, logo Mano Menezes vazará da Seleção e certamente o próximo treinador trará consigo uma nova forma de fazer jogar, tenho certeza disso. E completo, se o novo treinador for o Muricy será um tanto melhor, pois o Muriçoca já sentiu na carne o jeito espanhol de jogar. 
O mundo do futebol será melhor a partir de agora e temos de agradecer a esta Espanha que ainda nos parece imbatível. Em breve essa sensação desaparecerá. Criamos nossos Dungas, criaremos nossos Iniestas e Xavis que, me desculpem os espanhóis, são melhores por aqui. Parabéns Espanha e obrigado pela esperança inserida neste legado.

3 comentários:

Alan disse...

Respondi o mail meu amigo. Desculpe-me pela demora, muito me honra ter o seu texto publicado em meu blog.

Abs

Visão Desconexa disse...

Valeu chefia. Ta bom, ta bom, metade da honra pra cada um!!

abraços!!

Visão Desconexa disse...

Ah Alan, já estava esquecendo... Vai ao jogo? Cuidado com esse Fla-Flu, tá com cara de Flamengo x Reservas do Botafogo. O Mengão está precisando dar uma levantada. rsrsrs

Abraços