domingo, 1 de julho de 2012

Qual é o plural de Parabéns?

Parabéns Futebol Carioca!!

Parabéns ao Fluzão que foi ao Recife, mais precisamente ao confortabilíssimo Estádio dos Aflitos, chamou o Náutico para uma conversa e lhes disse o seguinte: Olhem só, estamos ao par de todas as dificuldades que nos serão impostas nessa partida mas, há um ponto importantíssimo em nosso embate que não poderá ser esquecido e nem colocado em segundo plano, nó somos o Fluminense e vocês são o Náutico, nós somos um time grande do futebol brasileiro, um dos mais tradicionais e vocês, bem, vocês, com todo o respeito, são um time grande de Pernambuco. E foi tudo combinado dessa forma. Não sei se você assistiu a partida, mas foi mais ou menos assim que as palavras Tricolores se transformaram em prática.
O Fluminense começou a partida num ritmo, no seu ritmo e o Náutico na balada que toca todo time inferior quando joga em casa, n o seu caldeirão, diante de sua torcida. E o time pernambucano começou a atacar, atacar, chutar e dominar seu rival que parecia à mercê das decisões de seu adversário. Cavalieri, terminasse ali a partida, ainda no início da primeira etapa, teria sido o herói da partida.Entretanto, o jogo não terminou ali, no momento em que o Fluzão era dominado por seu adversário. O pensamento Tricolor não conseguia fluir, pois a gana recifense o marcava com unhas e dentes mas... Lembram aquela historieta inicial da tradição, da camisa, do time grande e blá, blá, blá? Pois é, aos 30 minutos desta terrível primeira etapa para os tricolores o pensamento Tricolor cobrou uma falta lá do meio de campo e Samuel, que sabe que bola na trave não altera o placar, mandou a dita cuja para o fundo das redes de Felipe. 1 x 0 a Tradição Tricolor.
Na segunda etapa as coisas mudaram. Talvez no vestiário o treinador do Náutico tenha lembrado aos seus aguerridos atletas que camisa ganha jogo sim e foi o que aconteceu. Quero salientar que quando menciono a tradicional Camisa do Fluzão não quero dizer com isso que a camisa do Fluminense tenha vencido o jogo sozinha, não foi isso. A tradição surge nessas horas para manter o equilíbrio do tradicional em relação ao afoito, eu só quis dizer isso.  
Apesar do início da segunda etapa se parecer muito com a primeira, o Fluminense manteve sua forma de jogar enquanto o time pernambucano perdia um gol atrás do outro. Foi mais precisamente aos 18 minutos dessa segunda etapa que as coisas se acomodaram com o certo, fazendo com que a teoria da tradição acalmasse a aflição na realidade. Abel Braga acertou!!! Colocou Valência em campo no lugar de Wagner, fortaleceu o meio campo Tricolor e enquadrou o Náutico em seu devido lugar. A partir daí a realidade e a tradição deram-se as mãos e, com mais um gol de Samuel, o Fluminense venceu o Náutico por 2 x 0. Parabéns Tricolor!

Parabéns Vascão! O líder do Brasileiro passou dificuldades em casa para vencer o muito bem arrumado time da Ponte Preta. Aqui a tradição precisou de uma ajudinha da arbitragem para se manter ali, se dando bem em relação às pretensões de quem não é tão tradicional assim. Mas a Ponte Preta não jogava em casa e sim num São Januário transbordando de vascaínos. Nem por isso o time treinado pelo sensacional Gilson Kleina deixou de impor em alguns momentos sua excelente organização ao arrumadinho time vascaíno. A Ponte Preta poderia ter perdido o jogo como poderia ter vencido, só penso que a maneira como a derrota chegou não foi muito legal - aliás, foi ilegal.  Mas, o futebol não vive de justiça e nem de bons árbitros. 
Não me alongarei aqui porque vi o jogo em meio a outras atividades e não fixei o olhar de minha mente naquilo que acontecia em campo. No que vi foi um bom jogo com oportunidades e domínios de ambas as partes. 3 x 2 Vascão, melhor para o Rio.

Parabéns Fogão, mas esse aqui virá melhor colocado no post seguinte. Vocês esperam? Não?!!!!?

Ah!! Já estava por esquecer...
Parabéns: Classificação morfossintática:
Substantivo masculino plural; plural de parabém (em desuso). Interjeição que expressa o desejo de que tudo vá bem à pessoa felicitada, i.e. "para o bem" de alguém.
Etimologia: para + bem.
Sinônimos: Congratulações; felicitações.
Palavras relacionadas: aniversário; casamento; conquista; vitória.


Nenhum comentário: