segunda-feira, 23 de julho de 2012

Flamengo demite Joel Santana. Um erro ou um acerto?

Gosto do Joel. Gosto do jeito do Joel Santana, de seu lado bonachão, paizão e seu papo de boleiro sempre afiado e bem humorado. Não gosto dos times de Joel Santana, dos times treinados pelo Natalino. O último time de Joel Santana que  vi jogar, organizado, foi o Botafogo. Não gostava daquele Botafogo. Vi uma vez o Glorioso meter um gol no fabuloso Avaí, em pleno Engenhão, e depois se entrincheirar em sua defesa tentando contra-ataques que, naquela partida, não deram o resultado esperado. O Avaí, como normalmente acontece nessas ocasiões, empatou o jogo e por pouco não o virou. Por isso não gostei daquele Botafogo. Era a cara e o jeito om os quais seu treinador vê futebol até hoje.  Algumas vezes aquele time aprontou na casa do adversário, sempre com sua proposta defensiva, retrancada, mas coesa e determinada. O Botafogo tinha um padrão de jogo. Joel começou a organizar aquele time, se não me engano, no Estadual daquele ano. Não, aquele Botafogo não encantava meus olhos, mas era um time organizado. Diferente do Flamengo de hoje, ao menos do Flamengo que atuou até a partida contra o Cruzeiro - talvez eu até esteja errado, porque o Fla que perdeu do Cruzeiro, apesar de ter atuado bem, não demostrou maturidade suficiente nesta atuação para me garantir que contra a Portuguesa repetiria a performance, criando para si um padrão, mesmo um padrão Natalino. Mas o Flamengo - esqueçamos o Cruzeiro - de Joel Santana não era confiável e aí começam minhas indagações para dizer se o Diretor de Futebol e Amador Demais Zinho fez a coisa certa. O que Joel Santana estava fazendo no Flamengo?

Se Joel Santana foi contratado pelo Flamengo para livrar o time de uma temporada miseravelmente parca e cheia de percalços não deveria tê-lo demitido, pois o Natalino é especialista em a modificar realidade dos clubes que o contratam rapidamente. O problema de Joel é que ele não consegue manter esses times jogando por muito tempo do mesmo jeito. Por conta disso fico ressabiado em analisar sua demissão. 
Joel Santana não entra portas dos clubes adentro com um projeto para o longo prazo debaixo do braço, ou em cima da prancheta. Joel é o cara que devolve resultados ou, pode dispensá-lo sem muita demora. Tenho em minha mente o exemplo de um técnico que é o extremo contrário a Joel Santana, Cuca.
Se você é presidente de um clube e o time que o representa está ameaçado de rebaixamento, não chame Cuca para este socorro, ele descerá à Segunda Divisão chorando e abraçado aos jogadores, mas, se deseja mesmo apenas se livrar do rebaixamento, chame Joel Santana, depois, livre, entregue o time ao Cuca, ele em um ano te dará o retorno desejado - claro, caso você o ajude com contratações.
Joel não foi ajudado com contratações. A fraca administração rubro-negra e, isso incluí até o chefe da portaria, parece só pensar em si, em suas eleições dentro e fora do clube - acho que dará com os burros n'água nas duas. Vexame após vexame, o elenco do Flamengo foi se reduzindo enquanto os demais cresciam e se recheavam de peças importantes para a montagem de bons times. O Flamengo não trouxe ninguém à altura de sua história para poder agora despedir Joel Santana pela simples incapacidade do treinador em montar elencos com longa duração de vergonha na cara. Por isso não sei ao certo se digo que a diretoria acertou ou errou. Fico sempre com vontade de me abraçar ao óbvio, ou seja, errou, pois essa diretoria só acertou quando contratou o Ronaldinho Gaúcho. Rubro-negros, desculpem-me pela brincadeira de mau gosto.
Gosto do Joel Santana, mas não gosto de seus times. O Flamengo não precisa de alguém que o tire da degola - quero dizer, o Flamengo está na degola e dificilmente sairá dela - mas, o Fla não precisa necessariamente escapar de um rebaixamento. O Mengão precisa de um time. Se esta modificação e concretização de um desejo acontecer na Segunda Divisão, que seja, subiremos fortes em 2014. O que não podemos é permitir a continuidade deste trem desenfreado e desorganizado que chegaria ao fundo do poço fraco e combalido, sem perspectivas de um retorno breve e fortificado. E o Flamengo deve contratar Dorival Júnior...
Dorival, em meu entendimento, se assemelha mais a Cuca que a Joel Santana. Se os dirigentes amadores do Flamengo pensam num resultado à curto ou médio prazo, podem esquecer, fritarão Dorival Júnior numa banha mais quente que a utilizada para nosso querido Natalino. 
O erro ou acerto cometido na demissão de Joel pode ser o mesmo erro ou acerto consumado na contratação do novo treinador, seja ele Dorival Júnior ou Pepe Guardiola. O Flamengo é grande, Dona Patrícia e sua turma passarão e não retornarão jamais, já Joel Santana... esse sempre voltará e, sempre será bem-vindo. Joel, obrigado por tudo e me desculpe por qualquer coisa.


Nenhum comentário: