terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Cara do Flamengo 2, a Ressurreição!


Cravei aqui no Blog uma foto do Luxemburgo de 197alguma coisa. Naquela foto Luxa parecia meio desarranjado, enjoada e preocupado com sua própria existência. Aquela, naquele momento, era a cara do Flamengo. Mas a cara do Flamengo mudou e os comentários, necessariamente, precisam mudar também.

Hoje o Flamengo se parece mais com o Luxemburgo da foto acima. O time finalmente emplacou um bom futebol e já dá arrependimento a cada jogo do Fla no Engenhão no qual eu não levo minha ninhada para assistir.  Não posso dispensar nada que disse àquela época, pois àquela época o Flamengo estava tal e qual a cara de seu treinador, àquela época.  Luxemburgo estava deste Outubro último no comando do Mais Querido, já estávamos em Junho, Julho e o time nada. Desentrosaso, sem uma escalação constante, sem padrão algum de jogo, o Flamengo se arrastava diante de seus adversários, não sei como, mantendo uma incrível invencibilidade. Hoje o Fla tem mais cara de "invencível". Hoje o Mengão está de paletó e gravada ditando moda pelos gramados do Brasileiro.

Li em algum jornal hoje mais cedo que o Flamengo está com cara de que entrará com este time para a história do clube. Olha, sem ufanismos insustentáveis... Pode ser viu! O time encaixou seu jogo, tem padrão, melhor, padrões, dita o ritmo dos jogos e normalmente faz do adversário o que quer durante a mior parte dos jogos. Claro, o Mengão não é invencível e quando não consegue se sustentar mandando, acaba levando sufocos que põem em alto ris essa estranha invencibilidade. Mas não é nada que tire do Fla a certeza de que o time chegará brigando no final do campeonato.  Qualquer derrota do Flamengo nas próximas rodadas não tirará o time do prumo, penso eu. Só um jogo pode balançar estruturas e desse jogo eu falo depois.

Felipe - O goleiro tem estado muito bem nas partidas que disputa. Passa segurança aos companheiros e, apesar das falhas que às vezes comete, sua segurança não é abalada;

Leo Moura - Acanhado. Andei pensando que a Perla teria algo a ver com o murchar de nosso voluntarioso lateral direito. Mas percebi que ao privilegiar o meio campo, Luxemburgo acaba ceifando o ímpeto de Leo Moura que hoje apoia muito pouco em relação ao seu recente passado. Mas está bem assim mesmo o nosso Leozinho Moicano;

Angelim, Wellington, David Braz, Gustavo e Alex Silva -  O Magro de Aço está jogando o fino, marca e sai jogando como um veterano - ele é um veterano! Wellington e David Braz são o terror do torcedor rubro-negro. rebatedores do tipo Chuta-Chuta da Estrela, só que no modelo Sem Direção e Entendimento. Mas estão bem protegidos e suas falhas diminuiram em frequência.  Gustavo e Alex Silva... Precisam jogar mais. O segundo ainda nem estreou. A zaga está protegida;

Júnior César - Tem ajudado mais o Fla no ataque que o próprio Leo Moura. Marca, apóia com eficiência e acompanha muito bem o raciocínio de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato Abreu, que costumam aparecer pelo seu setor. Rodrigo Alvin, Egídio e Juan juntos não dão um Júnior César com estiramento. O cara é bom e assumiu a região como sendo dele. O Fla está bem servido por alí;

Williams e Aírton - Cara, deve ser um problema você estar de posse da bola e ouvir esses caras chegando por trás. Aqui está o segredo da melhoria espantosa no setor defensivo do Flamengo. Eles marcam muito, correm muito e se doam demais. O problema é quando eles resolvem tomar a bola do 8 e entregá-la através de um passe errado para o 10, aí a defesa mostra sua fragilidade. Quando isso não ocorre... quantos jogos sem tomar gol antes do Figueirense? Então, os caras são os caras;

Renato Abreu - Para mim um dos melhores jogadores do Flamengo e do Campeonato Brasileiro. O Toque desse cara é o que está fazendo a diferença. É Renato Abreu quem faz a bola chegar nos pés do Gaúcho e do Thiago Neves. Isso sem contar que o Abreu também marca. Marca bem, toma a bola e produz contra-ataques, diferentemente de seus colegas de "volante". Renato ainda é um exíminio batedor de faltas e ótimo chutador de bola em jogo. Esse cara está destoando e ninguém está percebendo. Na minha pelada, num par-ou-ímpar, eu fico com o Abreu e você com o Gaúcho.

Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho - Resolveram entrar para a história do Flamengo. Dedicação e talento à disposição do Mais Querido no maior grau de qualidade. Thiago não esteve bem no último jogo e imagino que esteja machucado (cando). Estava endiabrado nos jogos anteriores.
Ronaldinho Gaúcho está "ronaldinhogauchando" e, não existe no campeonato brasileiro outro jogador que possa ronaldinhogauchar. O que poderia se aproximar jogou a melhor partida da sua vida e viu seu time perder de 5.  Resolveu ajudar o Flamengo a se tornar o primeiro Hepta Campeão Brasileiro. Entrará para a história do clube, caso isso realmente aconteça, como um ídolo inesquecível do tamanho de um Pet, de um Dida - já é coisa pra dedéu! Não sei se foi Luxemburgo quem arranjou um lugar para o Dentuço jogar e produzir mais - parece que não -, parece mesmo que foi coisa do próprio jogador que simplesmente resolveu jogar um pouco daquilo que sabe. Sorte do Fla, sorte do Luxemburgo e sorte do Ronaldinho Gaúcho que será mais idolotrado pelos brasileiros, de uma forma geral, do que seria se não tivesse essa passagem pelo Flamengo.

Deivid - ...... Vice Artilheiro do Brasileiro. Isso basta para comentar o comportamento e a produtividade deste jogador tão açoitado por nós da imprensa de mentirinha esportiva. Melhor deixar assim. Vamos esperar que ele se firme no retorno do futebol que já jogou um dia. O Fla hoje está bem de centro-avante.

Maldonado - Vânder - Negueba - Diego Maurício - Dario Bottinelli - Rodrigo Alvin - Galhardo - Fierro - Jael - Paulo Victor... O Flamengo tem um bom elenco e pode sustentar sua posição na tabela mesmo com os Heber Roberto Lopes da vida.

O Flamengo tem a faca, o queijo, o requeijão, o pão, o salaminho, o chester defumado e a Bruna Surfistinha a serví-lo de enfermeira, para se tornar se não campeão, ao menos postulante à Libertadores do próximo ano.  Nem sempre foi assim, e os personagens eram os mesmos  descritos acima, mas parece que essa turma resolveu ser feliz. Vamos então no embalo dessa felicidade, claro, com um pezinho atrás.

Um comentário:

Alan disse...

E tudo começou em uma parte do segundo tempo contra o Atlet Mg... rs... Futebol tem dessas coisas... rs.

Hoje em dia já não consigo mas por algum tempo criei passarinhos e alguns deles quando chegava lá em casa ficavam mudos. Eu sabia que eles eram cantores, então eu cuidava com toda a paciência. As vezes passava semanas até que eles abriam o bico a cantar lindamente... rs.

O gaucho parece um desses passaros que acostumado a nova casa resolveu mostrar o que sabe.


Ahh dirão a geração ESPN ele está jogando assim porque é no Brasil, que o nível técnico é ruim, que isso e aquilo.

Ok, campeonato italiano é bom pra caramba né? rsrsrsrsrs