quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Titulares!

Em meio a tumultos e escassez de tempo, uma passadinha pelo meu querido espaço do ócio produtivo para falar um monte de coisas para o meu amigo Vanderley Luxemburgo.
Titulares Luxemburgo, ponha em campo hoje todos os titulares que você dispuser. O Flamengo precisa ganhar um título internacional. O Flamengo precisa voltar a disputar uma Libertadores. Não podemos contar com o arrastar desta boa fase até o final do Brasileiro. Todo campeonato têm seus times disputando a enorme sequência de jogos com sua performances traçadas por curvas. O São Paulo tri campeão Brasileiro...

Este post foi drasticamente interrompido por um dever qualquer que tive de priorizar no trabalho que me ajuda a ter computador para ficar escrevendo este post que foi drasticamente interrompido por um dever qualquer...

Dizia eu que o São Paulo Tricampeão começava seus brasileiros conquistados na rabeira das tabelas para depois, em curva ascendente, alcançar as primeiras colocações e segurar o caneco. O Fla precisa se cuidar porque o Brasileiro não será este mar de rosas para sempre, ou pelo menos presume-se que não.


Flamengo 1 x 0 Atletico Paranaense.

Luxemburgo não teve tempo de ler meu texto, por isso minha crítica será branda.
O técnico do Flamengo foi no mínimo pouco inteligente ao poupar os titulares do Fla contra os reservas do Atlético Paranaense relacionarei abaixo alguns motivos que sustentam minha tese.

Os titulares poderiam (insinuavam) vencer facilmente um primeiro tempo contra a fraca equipe paranaense. Vencendo, os titulares poderiam ser sacados no intervá-lo e dispensados para verem de casa o Fla matar o Atlético nos contra-ataques.

Com a vitória mais folgada nesse jogo os titulares do Flamengo poderiam nem viajar ao Paraná para a segunda  partida, sendo poupados assim não só do jogo, mas de uma estafante viagem.

Entrando no meio do segundo tempo no jogo de hoje, com um resultado desfavorável - o empate -, os titulares tiveram de se desgastar  mais do que o normal, sem cadência e com força, para tentar o gol adversário.

Colocando os titulares no primeiro tempo e os substituindo no segundo não ficaria a impressão que ficou que o Flamengo é dependente demais de seus três principais jogadores. E esses três jogadores nem sempre poderão jogar; cartões e contusões desfalcarão o Mengão no futuro.

Enfim, Luxemburgo foi sim, pouco inteligente ao poupar nossos titulares contra a fraca equipe do Atlético Paranaense.

Angelim, Bottinelli, Airton, Leo Moura, Júnior César, Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho foram os destaques de um Flamengo que dominou desde o início do jogo, mas não tinha em seu elenco escalado um jogador capaz de criar jogadas para os atacantes.
Assim que entraram os três poupados o Flamengo mudou o jogo todo e passou a dominar seu adversário de uma maneira diferente, com jogadas incisivas e contundentes, com possibilidades reais de fazer o gol. E fez. Jogada genial de Gaúcho que encontrou Jael entrando feito um relâmpago pela área adentro. O atacante driblou o goleiro e foi derrubado. Nada a contrariar.
O Flamengo venceu por 1 x 0 apenas e poderia ter vencido por mais. O Luxemburgo segurará a pemba no caso de mais uma eliminação precoce do Fla nessa Sulamericana.

4 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Desta vez estou com Luxemburgo. Para mim era para escalar todo o time de reservas. Não gosto desse torneio, não se compara à SuperCopa na qual só entravam os campeões da Libertadores. No torneio atual os times são dão valor da semifinal em diante e cá para nós, o Flamengo pode até não ser campeão, mas na Libertadores não tem como não entrar pelo Brasileirão.
A Sul-Americana para mim é só para times que não têm título internacional.

SRN

Visão Desconexa disse...

Disconcordo amigo Orlani!!

O time titular do Flamengo, a julgar pelas expectativas, poderia ter jogado nesse mata-mata contra o Atlético Pr apenas um tempo, o primeiro de ontem.
Poderiam entrar jogando. 1 x 0 no primeiro tempo e eles poderiam sair, deixando para os reservas a terrível missão de contra-atacar essa forte equipe paranaense.
Tudo dando certo, além de poupar os jogadores um tempo inteiro, ainda os pouparia da viagem ao Paraná. Sem contar que o ritimo empreendido por eles na busca de um gol na primeira etapa seria bem mais brando.
Ontem os titulares entraram, tiveram de se desgartar absurdamente na busca daquele golzinho e, este golzinho os forçará a viajar ao Paraná para enfrentar uma fraca equipe que, poderá em seus domínios se tornar muito forte.

Por isso eu disconcordo.

Um abraço!!!

Alan disse...

Botar time reserva para disputar títulos eu discordo. Sempre que um técnico faz isso me lembro de duas coisas: Internacional ganhando a sula e diexando muitos com cara de inveja (torcida fazendo festa, eles ganhando publicidade, etc) e do Flu em 2009 que chegou a final jogando com no meio e final de semana sob enorme pressão.

Não é nem questão da tão destacada vaga na libertadores e sim de título. Imagina o Flamengo campeão estadual da sula e brasileiro o quanto iria faturar em todos os aspectos.

Abraço aos dois.

O jogo?

Se o time titular do atlet pr está lá embaixo tentando sair, imagine o reserva.

Ronaldinho resolveu jogar bola.

Luxemburgo de volta a seleção? Seria surpreendente mas assim como com o R10 eu começo a pensar "e porque não"... rs

Orlani Júnior disse...

A questão é: Será que Luxa realmente quer ganhar essa sul-americana? Continuo achando que os times só dão valor se se classificarem, empurrando com a barriga, até a semifinal. Assim como o Flamengo, outros também colocaram times mistos, podem crer! E, sinceramente, não vejo glória nenhuma vencer um torneio recheado de times que se classificam em 7,10,12 lugares em seus campeonatos. Mas, se for campeão, vou zoar a paulistada do meu trabalho.

SRN