domingo, 7 de agosto de 2011

Mengão no G1!!

Dizer e esquecer que o disse, ouvir e esquecer o que ouvi... agora disponho aos amigos minha nova faceta: escrever e esquecer onde e quando escrevi - para ver e esquecer o que vi é um pulo. Mas, deixem-me lembrar para que estou escrevendo isso... Ah!! Lembrei! É que escrevi em algum lugar, num tempo qualquer, que o Flamengo assumiria a ponta do Brasileirão na 15ª rodada. Sim, ouvi dizer que eu estava maluco e que aquele bando que representava o Flamengo antes do jogo com o Santos não levaria o Mais Querido a lugar algum - era minha consciência. Mas aí está, 15ª rodada e o Flamengo assume a liderança deste difícil,imprevisível e disputadíssimo Campeonato Brasileiro.


Flamengo x Coritiba
Sinceramente, minha consciência foi jogada às traças e, como todo bom e legítimo rubro-negro, eu imaginava que o Mengão fosse aplicar um goleada no Coxa daquelas que deixam marcas profundas. Esqueci-me de que o Coritiba foi um dos melhores times do primeiro semestre. Esqueci também de que o Coritiba contava com os mesmos jogadores deste brilhante primeiro semestre e, o mais importante, seu ótimo treinador ainda era o mesmo e estaria ali, nos treinamentos, nas palestras e na beira do gramado. Somadas as virtudes, o Coxa não seria goleado porcaria nenhuma - até poderia ser, isso é futebol, assim como poderia golear também, pelo mesmo motivo. Mas, este Coritiba dará trabalho a todos os seus adversários em sua casa ou fora desta. E minha consciência ficou me devendo esta.
Um time muito bem armado que dominou o Flamengo em grande parte do jogo, este foi o Coritiba que compareceu ontem ao Apagão Esburacadão, ontem, cheião. Jonas, Marco Aurélio, Rafinha, Bill e Leo Gago dominavam o meio campo enquanto a defesa bem postada garantia as ações do resto do time. Claro, era um domínio que não assustava a invencibilidade rubro-negra, mas era um domínio que fazia o torcedor do Coxa sentir também que não deixaria o Engenhão derrotado.
No Flamengo... Bem, se este jogo tivesse sido disputado antes daquele Santos x Flamengo eu estaria aqui soltando marimbondos com minha bandeja prateada esperando pela cabeça do treinador; mas a gente vai envelhecendo e acaba aprendendo sensações importantes. A sensibilidade à realidade é uma delas. O Flamengo de hoje pode jogar mal, como qualquer time pode jogar mal, mas o Flamengo mostra como mostrou ontem um padrão de jogo. Padrão que busca a vitória o tempo inteiro, aqui e acolá. O Flamengo ontem esteve mal, mas estava a fim de vencer o bom time do Coritiba.
A zaga estava espanando como sempre espanou - deve melhorar quando Angelim e André Dias começarem a jogar juntos; os laterais jogando o de sempre, neste novo sempre que mostra um Leo Moura mais retraído enquanto o Júnior César apóia o tempo inteiro. O meio... Bem, aqui morou o problema do Mengão. Williams marcava como sempre marcou, mas Muralha não conseguiu ser Luís Antônio, Renato não comandou tão bem como nos dois últimos jogos e, Thiago Neves estava irreconhecível. Ronaldinho estava bem e Deivid não estava 0- tudo normal. Mas foi no meio que o Fla pecou, mais precisamente na pessoa de Thiago Neves. Bom ter sido este o motivo, pois trata-se de um problema facilmente reversível em virtude do Thiago ser um dos melhores jogadores deste novo Flamengo. Thiago voltará a jogar bem e com ele o Fla deve voltar também.
No segundo tempo o Flamengo veio diferente. Após mudança de Luxemburgo, que reparou erro de escalação, o Fla trouxe Bottinelli no lugar de Muralha e o Mengão igualou as forças num primeiro momento, para a partir dos 25 minutos desta segunta etapa começar a pressionar o Coxa e se retraiu permitindo assédios mais contundentes do meio campo e do ataque rubro-negros. Até as ebtradas de Diego Maurício e Jael o Flamengo tentou em seu padrão de jogo. Depois das substituições o time vestiu o Manto e foi pra dentro na marra e na garra. O gol brindou a atitude do Fla que sempre foi o time que mais brigou pelo gol. Goil de Jael, o Cruel. (Saudades do Januário!)


Jael
Fico com pena do Deivid... Se Luxemburgo tirar o Deivid de campo durante a partida e não colocar ninguém, está arriscado o Montinho Artilheiro receber uma bola fazia e colocá-la para dentro, coisa que o Deivid não consegue fazer. Ontem ele perdeu mais um gol incrível.
Em seu lugar, em sua posição, entrou Jael, ignorado pela diretoria do Flamengo, ignorado pela sorte, ao chutar uma bola na trave que ao bater em seu retorno nas costas do goleiro não entrou, mas o Jael que não foi ignorado por sua própria competência.  Sim, temos de destacar que o gol de Jael foi feito à 33% - primeiro Williams roubou uma bola perdidíssima no meio campo, depois a bola caiu nos pés de quem pode porque sabe, aí sim, bola na cabeça e a cabeçla se fez a cabeça certa, a cabeça do iluminado Jael. Lá no final do campeonato este gol poderá ter a sua importância supervalorizada, foram três pontos que estavam indo pelo ralo.


O Flamengo jogou mal e venceu um ótimo adversário. Sorte de campeão? Muito cedo. Mas sempre fico preocupado quando essas coisas acontecem com os adversários. Os times de Muricy Ramalho são useiros e vezeiros de conseguirem vitórias como essa do Flamengo. Hora dos adversários abrirem o olho com esse Flamengo que ainda gera muita desconfiança. Aconselho direcionarem a desconfiança para um outro lado.

2 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Você sabia que sempre acho que o Flamengo vai perder a invencibilidade contra esses times medianos? Já esperava um resultado magro, o time, contra adversários do naipe do Coritiba, acha que pode ganhar a qualquer momento, diferentemente de quando joga contra times grandes. Apesar de o Coritiba ter um bom time e, com certeza, vai tirar muito ponto os outros, ele se enquadra nos times medianos.

Gostei das mudanças do professor, mesmo sendo feitas tardiamente, deu certo!

Agora só uma coisa: André Dias nããããããããããããããooooooooooo!

SRN

Alan disse...

Com certeza vocês viram mas eu gostaria de chamar a atenção. Final do jogo, R10 começa a reger a torcida, se divertindo com a idolatria, sabendo que os gritos e os aplausos são para ele e para o que está fazendo.

Para minha desdita o Flamengo embalou e o gaucho parece está se divertindo jogando futebol.