domingo, 14 de agosto de 2011

Flamengo sofre como nunca e empata como sempre.

Em nenhum momento desse Campeonato Brasileiro a cidadela rubro-negra foi tão ameaçada em sua já enfadonha invencibilidade. Sofreu o esquadrão capitaneado por Ronaldinho Gaúcho para conseguir empatar com o Poderoso Figueirense do Fabuloso Estrategista e Fanfarrão Jorginho Dunga da Silva.

O Fla passou o jogo inteiro vendo seu adversário jogando melhor , mas em alguns momentos da partida essa superioridade foi terrível ao Mengão. A defesa hoje deixou a desejar. Penso que o sucesso momentâneo dessa defesa do Fla, que já esteve terrível, deve-se não a uma melhora nas performances individuais de Wellington e David Braz (Angelim melhorou sim), mas ao posicionamento de Williams e de Aírton à frente desta zaga. O Flamengo com os dois em campo simplesmente não tomava gols. Hoje não foi possível repetir as partidas anteriores e isso tem um motivo - deste motivo falarei depois.

Retornando à pressão exercida pelo Figueirense... O time treinado por Jorginho surpreendeu minhas expectativas. Mesmo jogando em casa o time catarinense aos poucos foi partindo para cima do Fla como se o Flamengo estivesse amarrado, sentado sob uma luz ofuscante, recebendo carinhos de um torturador. No começo da partida e até metade do primeiro tempo o Figueirense dominava, mas não incomodava com tanto furor. Aos poucos a história foi mudando, ainda no primeiro tempo, para atingir seu ápice na segunda etapa. O time de Jorginho foi crescendo e partindo pra cima de um jeito até suspeito - dessa suspeita falarei mais tarde.

O Flamengo, mesmo num ambiente dominado por seu adversário, jogava seu futebol de toques e paciência. Foi assim que surgiu seu primeiro gol.  Contra-ataque, bola nos pés de Ronaldinho e deste para Leo Moura - está acanhado o nosso Leo Moura, será o salário defasado em relação aos demais? -, mas a bola rolou redonda para Leo Moura e de Leo Moura para a cabeça, dessa vez certeira, de Deivid, o vice artilheiro do Brasileiro.

Começou o segundo tempo e o Figueirense se preparava para açoitar o Flamengo quando mais uma vez Ronaldinho Gaúcho, batendo magistralmente um escanteio, colocou a bola na cabeça de Deivid que nem que tentasse conseguiria perder o gol. Fla 2 x 0. Foi aí que começou de maneira estranha demais a reação do Figueira - dessa estranheza em falarei logo logo.
Somália recebeu em posição duvidosa - sim, não era duvidosa, melhor, era, mas depois deixou de ser - e fuzilou Felipe sem dó e nem piedade. 1 x 2 Fla.  O segundo gol veio logo depois em falha de Felipe, o caçador de borboletas. Bola alçada na área e a defesa do Fla lembrou seus velhos recentes tempos. A partir daí o Figueirense não virou a partida sabe lá Deus como.



O motivo, a suspeita e a estranheza - Não necessariamente nessa ordem.

Existem vários motivos e pontuais motivos para que um time inicie uma reação em determinada partida. Um pênalti perdido pelo adversário, a expulsão de um jogador do adversário, até mesmo a reação de uma torcida fanática em estardalhaços incontidos, enfim, não ficarei enumerando os motivos. Entretanto,  posso assegurar que nenhum dos motivos expostos até aqui foi responsável pela reação do Figueirense. Essa reação começou a medida em que os cartões amarelos para os jogadores do Flamengo iam surgindo. Ronaldinho chegou a correr ao banco do Fla para avisar das más intenções do arbitro, que não terá seu nome "pronunciado" no post. Quem joga bola sabe o que atitudes como a deste árbitro provoca tanto no seu time, como quando o mesmo ocorre em favor do adversário. O Flamengo fez 36 faltas e levou 6 cartões amarelos; o Figueirense fez 34 faltas e não levou sequer uma advertência mais contundente. Desculpem-me mas isso não existe!
É a história do crime no país. Não culpam a impunidade pelos abusos praticados pelo crime organizado? Ocorre o mesmo numa esfera e num universo diferentes. O time vai pra cima porque sabe que entradas mais duras no intuito de conseguir a posse da bola não serão punidas. Por isso o Figueira enquadrou o Flamengo, um time imensamente melhor, do jeito que enquadrou.
Suspeito muito desse Campeonato Brasileiro, muito mesmo. Sabemos todos como foi conseguido o último título brasileiro do Corinthians.A CBF foi poupada naquela oportunidade. Hoje vemos atuações de arbitragens muitos suspeitas em jogos do Corinthians e em jogos de times que ameaçam a liderança do Timão. Claro, não precisa trabalhar o raciocínio, se eu não fosse rubro-negro estaria quase cagando e andando para esses fatos, mas sou e ando preocupado.
Tudo muito estranho. Percebam a relação dos amistosos da Seleção Brasileira, todos com o poder de decidir com que time cada clube enfrentará seu adversário em momentos importantíssimos de um disputado Campeonato Brasileiro. Será que Ronaldinho Gaúcho e Thiago neves finalmente retornarão à Seleção Brasileira, bem na véspera de um jogo envolvendo os dois líderes do Brasileiro?
Dispa-se de seu Manto e responda cinicamente, digo, seriamente: Se o título ficar entre o Flamengo e o Corinthians, a quem a CBF preferiria entregá-lo? Vocês não acham que a relação da CBF com o time paulista está muito promiscua não? Andrés Sanches, Estádio do Corinthians, Mano Menezes... o que mais será preciso para que o torcedor comece a montar sua Teoria da Conspiração particular? Eu já tenho a minha e acho que você deveria ficar de olhos bem abertos, ou o seu time não tem pretensões maiores? nesse campeonato?

8 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, Visão!

Apesar dos pesares, gostei do empate ontem. O Figueirense lá dentro é difícil de ser batido. Continuamos no topo e a ideia e se manter até as rodadas finais, ora líder, ora segundo, ora terceiro, o importante é estar no bolo.

Falando em ora líder, acho que será nessa quarta, pois o Corinthians pegará o desesperado e fraquíssimo patético mineiro, enquanto nós pegaremos o dragão de Goiás. Ponta à vista!

Fora de assunto: Viu Negueba ontem? Negueba neles! hahahaha


SRN

Visão Desconexa disse...

E aí Dr!!

Sim, o resultado não foi dos piores, mesmo obtido naquelas circunstancias. O que me irritou foi a atuação do Careca. Estou percebendo a CBF já faz algum tempo. Essa proximidade do Corinthians com o RT é muito suspeita. Temo que esse campeonato precise ser conquistado com um esforço maior do que o necessário. Vamos ver.

Quanto ao Negueba... É verdade, Negueba Neles. Enviei um twitter para ele convocando-o a voltar o mais rápido possível, pois estão larapiando o nosso Mengão e precisamos de munição. Negueba é munição das melhores.

abraços

Alan disse...

Visão isso ocorreu no ano passado e ninguém percebeu que em certa ocasião o Alcides Antunes (cidadão que conhece das coisas) mandou um recado para a CBF (recado esse que na periferia é mais ou menos assim "não é uma ameaça e sim uma ideia).

Dona Patricia que se cuide... rs


O jogo eu não vi. Estava vendo um filme quando escutei a gritaria e resmunguei "gol deles". Acabei de ver o filme, liguei a TV na hora que saiu o segundo gol. Fui tomar banho e qual não foi minha surpresa ao ver o empate.
Para ser campeão um time necessita perder umas 7 partidas apenas (conta minha feita de qualquer jeito) por isso o rubro negro é franco favorito.


Teve o jogo do Flu né.

Só tenho a dizer o seguinte:

Perdi a paciencia com o Abel e o presidente que se vire para consertar a merda que fez.

Abs!

Visão Desconexa disse...

Fala Alan!

Ano passado não tive, digamos, muito estímulo para ver se metiam ou não a mão em quem quer que fosse. Meu time estava uma draga e você acaba ficando insensível para essas coisas. Mas este ano percebo uma tendência, por enquanto, só isso.

Quanto ao Fluzão... Não consegui ver o jogo - casa cheia - mas ouvi. A Rádio Tupi anunciava o gol de empate Tricolor para qualquer momento. Gol que acabou não saindo. Gostaram muito do lateral do Flu, Carlinhos - é isso tudo mesmo?

Calma. Joguem este campeonato para manter a dignidade. Deem tempo ao Abel para montar o time de 2012. Aí sim, podem cobrar. O cara chegou - como chegou - para apagar incêndicos causados pelo Nero da vez.

Abraços!

Alan disse...

O Carlinhos quando quer é um bom jogador. O problema é ele querer... rs.

Foi mais um jogo horrível e o Abel está me decepcionando. Ontem teve uma hora que estávamos jogando no 4 2 4. Quatro atacantes é dificil de aturar. Tem jogador titular absoluto que está de palhaçada nitidamente.

Jogaram o ano fora e eu espero que ao menos não tenha o desespero da segunda novamente.

Visão Desconexa disse...

Flu na Segundona!!?

Terá de brigar muito, ser muito incompetente. Não creio. Mas acho que o movimento deveria ser no sentido de começar já o ano de 2011. Montar o time agora, para ganhar o Estadual, enquanto se apromora, e fazer muito bem a Copa do Brasil e o Brasileiro do ano que vem. Penkso assim. Cuidar para não descer, como o Vasco disse que faria.

abçs

Orlani Júnior disse...

Eu acredito no Flu na segundona, o futebol apresentado ontem e contra o coelho foi sofrível. Digno de Atléticos (os 3!), América, Santos e outros.

Alan que se cuide, pois ainda terá muito sofrimento.

SRN

Alan disse...

Pois é Orlani... A nossa sorte é que a gente não está empatando... Se tivessemos empatando e não ganhando, pronto... Mais um ano no Z4.

O meu sinal de alerta já foi ligado, mas de alguns tricolores eu acho que não. O do presidente ele esqueceu de comprar quando assumiu o Flu por isso não consegue ficar na atividade... rs