domingo, 13 de fevereiro de 2011

6 x 0

E o  Brasil, melhor, a Seleção Brasileira Sub-20 tornou-se nessa madrugada Campeã Sul Americana com justiça, pompa, circunstância, marra, deboche, mau caratismo e falta de profissionalismo - sim, são todos profissionais não são?

Um torneio com campanha avassaladora, tirante é claro o insucesso diante da fraca Seleção da Argentina. A Seleção foi sempre a favorita no papel e na trajetória. Deixou para mim, além do título e da certeza de que Diego Maurício e Galhardo não jogam bolhufas, uma dúvida: No que se transformará Neymar?

O jogo contra o Uruguay caminhava para o destino que acabou encontrando, mas um pênalti poderia ter mudado o rumo dessa prosa. 2 x 0 no placar e com um jogador a mais, a seleção viu sua tranquilidade ameaçada após pênalti bobo cometido por Saimon. Expulso, o jogador brasileiro poderia ter estragado a festa antes mesmo dela começar. Mas o jogador uruguaio mandou a bola lá em Montevidéo, e a partir daí o que se viu foi minha boca ir se abrindo sem saber ao certo quando retornaria a sua posição original. Não, não foram os gols do Brasil, esses faziam eu me assustar enquanto o sono chegava. O que me deixou abismado foi a atuação de Neymar.  Moleque no bom e no mau sentido. Que lençol lindo ele deu num uruguaio desavisado!! Que lençol lindo dado em hora inoportuna! Por que Neymar não faz suas firulas quando seu time está perdendo ou em dificuldades. Olha, na verdade nem sou contra as atitudes dele com tanta veemência não, mas fico preocupado com o caráter daquele que será nosso melhor jogador no futuro próximo. Ele não possui a hombridade que sua condição solicitará daqui por diante. Isso me preocupa. Mas a noite não foi, graças a Deus, apenas de Neymar. Um outro brasileiro apagou as cagadas do artista tupiniquim. A noite foi mesmo de Lucas.
Como joga bola esse cara! Que futebol objetivo, insinuante e habilidoso! Lucas foi o nome do jogo e, se pegarmos as atuações ponto a ponto, jogo a jogo talvez transformemos o valoroso jogador do São Paulo no verdadeiro craque da competição. Seu último gol foi Obra Prima, lindo! Lucas é o verdadeiro "10", aquele que anda em falta no futebol brasileiro. Sim, temos o nosso Ganso, mas este não é tão agudo quanto Lucas. Claro, Lucas não é tão genial quanto Ganso, mas se não tem genialidade na hora de encontrar seus companheiros em condições de marcar, trata de marcar ele mesmo. Cracaço de bola! Mas aí a pergunta: Quem será mais importante para o futuro do futebol brasileiro, um gênio driblador, ou um gênio criativo, marcador de gols e menos presepeiro? No par-ou-ímpar eu fico com o segundo.
Parabéns aos meninos de Ney Franco e ao próprio Ney que soube com muita habilidade e pouco tempo montar uma excelente seleção Brasileira, praticande de nossa genuína arte de jogar bola - favor não comparar o time de Ney Franco com aquilo que nos apresenta o Mano Menezes.

3 comentários:

Orlani Junior disse...

Fala, Visão!

Essa seleção está dando gosto de ver, ainda bem que tem o Mundial entre julho/agosto para nossa diversão.

Eu gosto do futebol do Galhardo, se não é excelente é um bom reserva, se comparado com Éverton Silva e outros do mercado da bola.

O Lucas, assim como Casemiro, acrescentarão em muito no elenco do São Paulo, jogam demais!

Ganso para mim é "incontest" - segundo Osvaldo de Oliveira -, mesmo sem jogar pra mim é o melhor jogador em atividade! hahahaha Ele é Gênio é Ganso, esse moleque vai fazer história, porque ele tem a maturidade que falta ao Neymar. Concordo com você em relação aos dribles e firulas do novo (e muito melhor) Robinho. Que eu saiba, o único que fazia as travessuras ganhando ou perdendo era o Mané, o resto é só quando está ganhando, para humilhar mesmo.

Eu vi o programa Cartão Verde no início do ano no qual Ney Franco falou uma coisa que muito me preocupou, o projeto é ele classificar (conseguiu e bem) a seleção para Londres e depois do Mundial o Mano assumirá a Sub23 juntamente com a principal, boa coisa não vai sair...

Orlani Junior disse...

Curtinhas...

Você viu que o violino foi homenageado pelo Flamengo? Até que enfim reconheceram alguém em vida, e olha que é um dos jogadores/técnicos mais vitoriosos da história.

Sábado matei um pouco a saudade da terrinha - do estado, melhor dizendo - fui ver Medley/Campinas 3x2 Volta Redonda, vi o ônibus do Voltaço e me emocionei. rs

Detalhe: único time de vôlei do Rio na SuperLiga.

Será que o gordo finalmente vai se aposentar?

Visão Desconexa disse...

Fala garoto!!

Mundial! Esperemos. A essa altura o Mengão já terá ganhado alguma coisa.
Quanto ao Galhardo... Nõ sou muito fã não. Acho que falta-lhe personalidade. No massacre de ontem ele teve algumas oportunidades, mas uma timidez excessiva o fazia procurar alguém para um toqunho para o lado, sem objetivo de macho.

No mais concordamos. Adoro o Ganso - ia fazer uma piadinha, mas eixa pra lá. rsrsr O Neymar precisa virar homem e não sei se lhe deixarão dar esse passo na vida.
Bela a homenagem ao Carlinhos. Puxa, há tantos rubro-negros talentoso que poderiam ser homenageados também... Essa família é uma festa!

Abraços!