segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Derrota da Vitória

O Mengão venceu o poderoso Ceará. Venceu por 1 x 0. Gol de pênalti, no mínimo duvidoso. Venceu sendo dominado pelo Ceará em grande parte da partida. O Mengão venceu, ou perdeu?
Por que a pergunta? Ora, muitas vezes um time, seja lá que time for, precisa mais da derrota que de uma falsa vitória. Tudo isso porque os clubes de um modo geral são administrados por seus resultados imediatos obtidos no campo. No Sábado o Fla precisava perder. Quanto pior melhor? Não. Está muito pior e, do jeito que está a tendência é não melhorar.
O Flamengo não tem um padrão de jogo. O Flamengo não tem, aparentemente, jogadas de saída de jogo, nem jogada alguma. O time, sempre mal escalado, parece um bando em campo. Um bando capaz de, em pleno Maracanã, ser dominado pelo Ceará. O time cearense que é formado em sua maioria por jogadores dispensados de outras equipes, equipes estas nem sempre do primeiro escalão do futebol nacional, dominou o Flamengo até pelo menos os quarenta minutos iniciais e, só não marcou gols - assim mesmo, no plural - porque seus atacantes são péssimos.
Já a algum tempo o Fla conta em seus resultados positivos com atuações individuais de um ou outro jogador; contra o Ceará até isso estava essas atuações destoantes não apareceram. Exceção feita à Renato Abreu, que re-estreava depois de longo período sem jogar, ninguém mais mereceu uma nota maior que "4". Todos estiveram mal. Aí, aqueles que discordam quando pegam no pé de Rogério Lourenço, dirão: , como é que o time pode ter padrão com atuações individuais tão bisonhas? Eu responderia que as atuações bisonhas são frutos das más colocações em campo de alguns jogadores, como Pet e o próprio Renato Abreu. Ambos ou se atrapalhavam ocupando o mesmo espaço, ou não se achavam tamanha a distância que mantinham um do outro em alguns lances. Williams foi "outra exceção". Ele se desdobra. Mas Williams não possui capacidade técnica suficiente para amenizar as trapalhadas do treinador rubro-negro.
Talvez se o Mengão tivesse perdido, alguma mudança poderia ser aventada. Que técnico poderia substituir Rogério Lourenço? Não sei. Sei é que Rogério precisa ser substituído para o bem de todos, até do próprio Rogério.
Esta vitória rubro-negra não representou nada, a não ser que provavelmente o Flamengo perderá seu próximo jogo no Brasileiro, e o próximo, e o próximo e o...

Nenhum comentário: