terça-feira, 24 de agosto de 2010

♫ Pena, que pena que coisa bonita diga: Qual a palavra que nunca foi dita? ♫

Eu digo algumas:

América de Natal, Fortaleza, Remo, ABC, Goiás, Atlético Goianiense, Londrina, Paraná Clube, Coritiba... Puxa, deixarei algumas ainda inéditas. Pode ser? Beleza!

Pois é, os dois programas esportivos mais populares do Brasil, sendo que um deles, inclusive, pertence à uma emissora de TV a Cabo que leva o nome do país em sua marca, como se isso significasse que a ideia de Brasil da TV abraçasse o país inteiro, simplesmente jamais mencionam o nome das equipes, equipes não, dos clubes de tradição nacional como os citados acima em suas pautas semanais.

Essas emissoras, assim como alguns jornalistas, particularmente falando e, particularmente, eu citarei o senhor Juca Kfouri, simplesmente ignoram a existência de futebol fora do eixo Rio-São Paulo. Uma passadinha em Minas, outra no Rio Grande do Sul - em caso de conquista de Libertadores - e só. O Brasil acaba aí.

A emissora paulista, ESPN, que de Brasil não tem nada, e sua concorrente Sportv, respectivamente apresentadoras dos programas Linha de Passe e Bem Amigos, retratados nas fotos acima ( http://cinemaeaminhapraia.com.br e http://falandodemoda.com.br ), tratam o futebol de uma forma no mínimo curiosa.

"Você que mora no Rio Grande do Norte ou no Pará participe de nossa promoção..."

Meu Deus!! Ninguém falou mais do Pará e muito menos do Rio Grande do Norte no decorrer do programa Linha de Passe, e menos ainda dos times desses lugares.

Fico abismado porque faz parte do contexto dessas emissoras esportivas o pensamento, em tom crítico e de menosprezo, de que, por exemplo, o Flamengo tem a maior torcida do país porque de uma maneira injusta as rádios nas décadas de 30, 40 e 50, quando o futebol se popularizava pelo país, transmitiam apenas os jogos do Rio e alguns, raramente, de São Paulo. Ora, o que eles fazem agora? Segregam, isso é o que fazem.

A maioria talvez não perceba, porque não vejo ninguém reclamando. Já foi pior. No passado o Linha de Passe, da ESPN "Brasil", para falar do futebol carioca era uma dificuldade. Aliás, se você assiste ao programa e não percebeu ainda, preste uma atenção especial no comportamento do Juca. Ele sempre puxa o assunto para as coisas de seu "bairro". Reclamei, reclamei e reclamamos. Hoje há uma bancada no programa para falar das coisas do futebol carioca, mas essa bancada é incessantemente convidada a falar principalmente de Corinthians e São Paulo. Arremesse seu satélite, abra sua antena e ligue o seu decodificador. Fique ligado para não ser enrolado.

Nenhum comentário: